As câmeras frontais da ZF podem ser instaladas em veículos leves, comerciais e em máquinas agrícolas, mesmo os que não foram produzidos originalmente de fábrica com esse equipamento. Elas fazem parte do sistema que possui capacidade de processamento de imagem (foto de abertura) e tomada de decisões como, por exemplo, a frenagem autônoma de emergência.
A S-Cam 4.8 é produzida atualmente pela ZF na Inglaterra, na Polônia e na China. A empresa informa que é a menor câmera frontal do mercado e possui algoritmos para leitura longitudinal e lateral, para controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assim como um leque de outros recursos. Veículos equipados com câmeras frontais sobressaem em quesitos de segurança, pois são capazes de identificar objetos no trajeto e ao redor, avisando o motorista ou mesmo assumindo o controle do carro, para evitar ou minimizar acidentes.
Com a câmera frontal também é possível prover outras funcionalidades, como acionamento automático de farol alto e alternar para o farol baixo ao cruzar com veículos que estejam na direção contrária ou se aproximar de outro no mesmo sentido. É possível realizar o reconhecimento de placas de velocidade e adequar o ritmo do carro, bastando que o veículo seja equipado com sistema de controle automático de velocidade.
Os sistemas de Adas —Advanced Driver Assist Systems — são sistemas de assistência ao motorista, cujas câmeras recebem a informação do ambiente e as imagens capturadas são processadas continuamente por meio de algoritmos complexos. Com o sistema é possível realizar reconhecimento e classificação de objetos com boa precisão e resolução angular com até 100 graus de abertura, além de sensores com capacidade de rastreamento de pista e de veículos à frente.
Tais sistemas permitem medição muito precisa de distância relativa, velocidade em curta, média e longa distâncias, além de permitir o reconhecimento e classificação de objetos com precisão e alta resolução angular. Possuem boa robustez a condições climáticas como chuva e neve, bem como funcionam em ambientes de baixa ou nenhuma luminosidade.
O executivo Plínio Casante, gerente sênior de Engenharia da ZF América do Sul, observa que as câmeras frontais são primordiais e representam uma das principais tecnologias para se atingir futuros sistemas mais abrangentes de assistência ao motorista, incluindo câmeras com 360 graus de visibilidade, associadas a tecnologias Radar e Lidar.
O Radar – do inglês RAdio Detection And Ranging – Detecção e Medição de Distância por Rádio, é um dispositivo que permite detectar objetos distantes e inferir suas distâncias por ondas eletromagnéticas que são emitidas pela antena de forma direcional e refletidas de volta por esses objetos. Já o Lidar – do inglês LIght Detection And Ranging – Detecção e Medição de Distância por Luz – é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida. O método mais utilizado para determinar a distância a um objeto é o laser.
A ZF informa que a implementação deste componente é simples, mesmo para os casos de modelos que, originalmente, não foram projetados para serem equipados com câmeras. A instalação não requer mudanças estruturais nos veículos. Além do suporte para fixação no para-brisa, é necessária uma capa de acabamento e a instalação de chicote para alimentação de energia e de comunicação. O software faz a integração com os demais componentes dos veículos para acionar as funcionalidades de assistência ao motorista, como a frenagem ou emissão de alertas. Os veículos modernos já possuem parte do que é necessário para serem equipados com câmeras frontais, explica a empresa.
AB
(Atualizada em 28/04/21 às 10h52, correção do título)