• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

F-1 TERÁ TRÊS SPRINT RACES AINDA NESTA TEMPORADA

STOCK CAR PRO SERIES COMEÇA MAIS FORTE, GRID CHEIO E RESULTADO CONFUSO

identicon por Wagner Gonzalez
27/04/2021
em Conversa de Pista, Curva 3, WG
Foto: Mercedes

Foto: Mercedes







Com certo atraso e algumas mudanças ao que foi anunciado semanas atrás, a direção da Fórmula-1 (foto de abertura) anunciou ontem que três GPs desta temporada serão disputados com o novo formato de treinos e classificação. Dois deles terão lugar em circuitos europeus e o terceiro em uma pista em outro continente; as etapas de Silverstone e Monza são favoritas para testar o novo cronograma, que terá dois treinos livres de uma hora — nas manhãs de sexta-feira e sábado —, uma prova de classificação na sexta-feira à tarde e uma corrida de uma hora no sábado à tarde.

A tomada de tempos da sexta terá o mesmo esquema da prova de classificação atual e vai definir o grid de largada para a corrida curta de 100 km; o resultado determinará as posições de largada no domingo. Para compensar possíveis danos e diminuir o desgaste dessa corrida extra será permitido substituir algumas peças danificadas (como o bico) ou gastas (pastilhas de freio, por exemplo). Entre a corrida de sábado e a de domingo serão permitidos ajustes na regulagem dos carros, sem prejuízo ou punição.

Max Verstappen, vencedor em Imola, ocupa a vice-líderança do campeonato Foto: (Red Bull/Getty Images)

Cada equipe receberá um prêmio extra de US$ 150.000 por sprint race e um seguro para o caso de acidentes durante a prova de sábado. Ainda não está claro se os três primeiros classificados receberão 3, 2 e um ponto no campeonato, nessa ordem.  A F-1 disputa a terceira etapa da temporada no próximo fim de semana: domingo será realizado o GP de Portugal no autódromo de Portimão, região do Algarve. Lewis Hamilton lidera o campeonato com 44 pontos, um a mais que Max Verstappen. Lando Norris é o terceiro com 27.

Nova Stock Car teve pontos altos e outros conturbados

 

Temporada da Stock Car Pro Series começou com festa e grid cheio em Goiânia (Foto: Duda Bairros)

A abertura da temporada 2021 da Stock Car, nome que agora leva o apêndice Pro Series, começou em grande estilo, domingo, no autódromo de Goiânia, por si só um autódromo que contribui para a beleza plástica de espetáculos desse tipo. O bom trabalho desenvolvido por Fernando Julianelli e sua equipe ficou comprovado pelo grid de 32 carros, número que há tempos não se via na categoria. Isso é consequência de oferecer transmissão ao vivo pela TV aberta e oferecer novas possibilidades a patrocinadores e apoiadores.

Na pista o que se viu foi o sucesso do preparador mais experiente da categoria, o paranaense Rosinei “Meinha” Campos e os dois pilotos da equipe Eurofarma, os tricampeões Daniel Serra e Ricardo Maurício. A capacidade de Meinha ficou clara com a vitória de Serra e Maurício nas corridas 1 e 2, respectivamente, e mostrou que novas estrelas como Felipe Massa e Tony Kanaan, terão que pagar um pedágio salgado até se juntar ao pelotão da frente. Ricardo Maurício deixou Goiânia como vice-líder do campeonato, mas quando já descansava em sua casa, em São Paulo, foi informado de ter sofrido uma punição e acabou caindo para nono.

Rosinei Campos está na Stock Car desde a primeira corrida, em 1979. Seus pilotos venceram os últimos quatro campeonatos (Foto: Duda Bairros)

Indiferente à causa de sua penalização, o prejuízo maior foi para o evento, cujo desfecho glorioso foi empanado por desclassificações e punições anunciadas várias horas após os pilotos terem subido ao pódio, recebido seus troféus e a imprensa divulgado o resultado que se viu na pista e em várias plataformas de comunicação em todo o mundo. Verdade que o novo formato do evento — duas provas, com a largada da segunda ocorrendo poucos minutos após o término da primeira — contribuiu para a confusão. Isso, no entanto não justifica a tardia correção do resultado, mas lembra que deveria ter havido melhor análise dos potenciais riscos de um intervalo tão pequeno.

A demora em definir punições também indica que há falta de mão de obra para controlar o que se passa na pista e que erros como esse não devem se repetir, sob risco de anular o esforço dos promotores do evento. Fernando Julianelli já se preocupa em conversar com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) sobre o ocorrido: “Ficamos felizes com a virada que a gente deu, mas decepcionados com o a demora em sair os resultados e com a atitude de alguns pilotos, que desconsideraram o fair play que deve existir em qualquer esporte. Vamos conversar com a CBA sobre isso e tentar trazer mecanismos de tecnologia para ficar menos sujeitos a falhas humanas.”

A falta de fair play (espírito esportivo) mencionada pelo promotor e os recursos impetrados por equipes revela algo pior: a cultura que reina no ambiente. Grandes categorias raramente vivem situações análogas, algo regular entre nós. Giovani Guerra, o presidente da CBA, defendeu o trabalho dos comissários técnicos e lembrou que houve um número excessivo de incidentes:  “Os comissários fizeram um esforço hercúleo para analisar todos os incidentes da prova e os vários recursos e nenhum procedimento deixou de ser aplicado. Claro que ninguém gosta da demora de um resultado, mas as circunstâncias de ontem levaram a isso.”

Alfredo Tambucci Jr, presidente da Comissão Nacional de Velocidade e responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento dos comissários reconhecidos pela CBA, confirmou que “o trabalho pós-corrida em Goiânia levou mais tempo porque foram vários os recursos e incidentes, que precisaram ser analisados um a um. Isso significa cumprir etapas definidas no regulamento, tais como ouvir as partes, analisar câmeras onboard, reunir o grupo para deliberação etc.”

Daniel Serra lidera o campeonato: soma 44 pontos, dez a mais que o vice-líder Gaetano Di Mauro (Foto: Duda Bairros)

Com as alterações os dez primeiros classificados no campeonato, que prossegue dia 16 de maio, em Interlagos, são: 1) Daniel Serra, 44 pontos; 2) Gaetano di Mauro, 34; 3) César Ramos, 32; 4) Bruno Baptista, 31; 5) Denis Navarro, 30; 6) Átila Abreu, 30; 7) Thiago Camilo, 30; 8) Cacá Bueno e Ricardo Maurício, 29; 10) Gabriel Casagrande, 24.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: Alfredo TambucciDaniel SerraFernando JulianelliGIovani GuerraMax VerstappenMeinhaRosinei CamposSprint RaceStock Car
Anterior

CÂMERAS FRONTAIS ZF PARA VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL

Próximo

TÜV RHEINLAND VAI CERTIFICAR CIBERSEGURANÇA NA ALEMANHA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: TÜV

TÜV RHEINLAND VAI CERTIFICAR CIBERSEGURANÇA NA ALEMANHA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In