Empresas alemãs devem atender às normas estabelecidas pela Unece (Comissão Europeia para o Desenvolvimento Econômico da Europa), em especial as normas UN-R 155, UN-R 156 and UN-R 157 — que definem o framework de cibersegurança para veículos.
Com isso, fabricantes locais podem solicitar certificações e aprovações para a empresa, que oferece suporte especializado em cibersegurança. O portfólio de serviços da TÜV Rheinland cobre todas as fases do ciclo de vida de um veículo, desde a concepção, passando pelo desenvolvimento e produção, até a fase de final de uso. “Com base em nossa ampla experiência em homologação e cibersegurança bem-sucedidas, podemos oferecer aos nossos clientes uma solução completa para homologação de cibersegurança de veículos”, afirma Holger Hütz, gerente de campo de negócios globais, engenheiro e aprovação de tipo da TÜV Rheinland.
Com a designação da TÜV Rheinland como certificadora, a empresa já tem iniciado suas primeiras auditorias de certificação CSMS e testes de aprovação com fabricantes de veículos e sistemas. Projetos vinculados à UN-R 156 (atualizações de software) e à UN-R 157 (Automated Lanekeeping Systems, ou Sistemas de Assistência de Faixa) já estão em execução.
Fundada há cerca de 150 anos, a TÜV Rheinland é uma das principais fornecedoras de serviços de teste do mundo, com mais de 20.000 funcionários e receita anual de 2 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas e produtos técnicos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas de várias profissões e certificam sistemas de gerenciamento de acordo com padrões internacionais. Dessa forma, os especialistas independentes geram confiança nos produtos, nos processos das cadeias globais que agregam valor e no fluxo de commodities. Desde 2006, a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global, das Nações Unidas (ONU), para promover a sustentabilidade e combater a corrupção. Site: www.tuv.com.