A criação de qualquer item que leve o nome Porsche significa desenvolver um produto que já foi projetado com excelência realizando testes e mais testes. No caso de carros de rua ou de competição, isso significa muitas horas em túnel de vento (foto de abertura) e nas pistas dos centros de desenvolvimento da marca.
No caso desse maleiro de teto, que chega ao mercado agora em maio, o projeto é do Studio F. A. Porsche, de Ferdinand Alexander Porsche (Stuttgart, 11 de dezembro de 1935–Salzburg, 5 de abril de 2012). Apelidado de “Butzi”, filho de Ferry Porsche e neto de Ferdinand Porsche, tem como seu produto mais conhecido o Porsche 911. Sob o lema “Good design must be honest” – “O bom desenho deve ser honesto” – essa agência de projetos é a origem da marca Porsche Design. O estúdio foi fundado em 1972 e sempre buscou a simbiose entre forma e função. “O desenho não é só estético para nós, mas acima de tudo, conteúdo. Essa filosofia, combinada com o legado da engenharia alemã, é a base de nosso trabalho”, declarava Ferdinand Alexander Porsche.
Aqui cabe um parêntese para lembrar de Walter Gropius (Berlim, 18 de maio de 1883–Boston, 5 de julho de 1969), Arquiteto alemão considerado um dos principais nomes da Arquitetura do século 20, foi o fundador da Bauhaus, escola que é um marco no design, na arquitetura e na arte moderna, com o famoso princípio do projeto funcionalista.
O equipamento será vendido como mais um produto na extensa linha de acessórios originais da Porsche Tequipment, que tem mais de 25 anos de experiência em todos os itens que podem personalizar ou acrescentar individualismo aos veículos da marca. Chamado de Performance Roof Box, combina a utilidade diária com o alto desempenho característico de um Porsche.
O foco foi desenhar algo que pudesse carregar bagagens nas maiores velocidades possíveis que são alcançadas pelos esportivos da marca. Os testes iniciais foram realizados utilizando um Taycan Cross Turismo em velocidades de até 200 km/h e em seguida serão realizados novos testes com todos os demais modelos.
Uma suave curva na superfície superior e um defletor no final garantem um fluxo de ar sem distúrbios, otimizado para não afetar as características aerodinâmicas do veículo. Esse maleiro foi desenvolvido para atender às expectativas dos proprietários que queriam mais espaço para bagagens, mas sem abrir mão da rapidez nas viagens. Ruídos aerodinâmicos e o próprio formato do corpo do maleiro foram extensamente experimentados no túnel de vento, em Weissach.
Para Jochen Schmid, diretor da Tequipment, o desenvolvimento foi trabalhoso, amadurecendo o produto com milhares de quilômetros percorridos nas pistas. O controle do veículo nas condições de altas velocidades com um novo item acrescentado na capota, que pode carregar até 75 kg, foi a situação mais testada. Os testes de durabilidade foram realizados em Weissach, na pista de piso irregular.
Fácil manuseio e a possibilidade de montagem nas fixações do teto dos veículos foram premissas no projeto. O volume total é de 480 litros, podendo a caixa ser aberta pelos dois lados. As dimensões foram pensadas para permitir o transporte de cinco pares de esquis ou três pranchas de snowboard, ou como dito acima, até 75 kg de objetos diversos. O comprimento é 212 cm, largura 92 cm e altura, 44,5 cm.
Capa protetora com o brasão da Porsche, três cintas para prender os itens dentro da caixa, dois pares de luvas e um brasão da marca para ser afixado na parte frontal da caixa, tal e qual no capô dos veículos, fazem parte dos acessórios incluídos no conjunto.
AB