A preparadora alemã Brabus, fundada em 1977, em Bottrop, na Alemanha, por Klaus Brackman e Bodo Buschmann, mostrou recentemente a sua própria versão para o renovado Mercedes-AMG E 63 S. O Brabus 800 é ainda mais forte, após a preparação pela empresa. Os 612 cv e 87 m·kgf originais do E 63 S passam para 800 cv e 102 m·kgf, acompanhados pela sinfonia do V-8 biturbo. A intervenção mecânica é acompanhada por itens de estética e de aerodinâmica.
A pintura na cor preta com detalhes em vermelho e as adições aerodinâmicas em compósito de fibra de carbono (CFRP) — defletores dianteiro e traseiro, difusor traseiro e entradas de ar adicionais na grade — dão ao Brabus 800 uma atitude mais intimidante que a do E 63 S conhecudo.
Mas, como não podia deixar de ser, o motor V-8 de 4 litros, recebeu extensas alterações pela Brabus. Os dois turbocompressores são trocados por outros, que produzem maior pressão de carregamento. O sistema de escapamento passa a ser em aço inoxidável, com menor contrapressão e tem as quatro ponteiras em CFRP.
A central de gerenciamento do motor, como previsível, foi alterada com a programação da própria Brabus. O câmbio continua a ser o mesmo automático de nove marchas que conhecemos no E 63 S. As mudanças de marcha podem ser efetuadas manualmente pelas novas aletas em alumínio, da linha Brabus Race. A tração é nas quatro rodas, com controle e distribuição de torque automáticos.
As rodas forjadas de 21 polegadas de diâmetro também são pintadas de preto e montadas com pneus 265/30ZR21 na frente e 305/25ZR21 atrás. Os freios são de carbono-cerâmica.
O resultado final, como já citado, são 800 cv a 6.600 rpm e 87 m·kgf a 3.600 rpm. Números que permitem disparar esse sedã do zero a 100 km/h em 3 segundos exatos (3,4 segundos no E 63 S) e atingir a velocidade limitada de 300 km/h. Para os fãs da sonoridade estrondosa do V-8, o sistema de escapamento vem munido de válvulas que permitem ir de um modo muito discreto — do tipo “não acordar os vizinhos” — até ao modo “Race”, trovejante e empolgante.
O interior também recebeu a atenção da Brabus, com soleiras iluminadas com o emblema da empresa e que mudam de cor de acordo com o tom escolhido para a iluminação ambiente. Pedais de alumínio e revestimento em couro e em Alcantara, assim como acabamentos em madeira ou em fibra de carbono são itens disponíveis à escolha do comprador. Um carro originalmente já exclusivo, mas que ainda tinha espaço para melhorias.
AB