A migração para eletrificação dos veículos passa pelo hibrido e ainda é a melhor opção para quem deseja ter o prazer da aceleração imediata proporcionada pelo motor elétrico, sem abrir mão do alcance e versatilidade de abastecimento dos veículos de motores térmicos. O Volvo XC40 Recharge Hybrid Inscription testado nesta semana é derivado da versão gasolina e tem a vantagem do motor elétrico, que somado ao motor a combustão gera 262 cv, além de ter a vantagem de aceitar carregamento da bateria por fonte externa.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo que foi gravado na região de Barueri, SP:
Híbrido
A combinação de motor a combustão com motor elétrico dos carros híbridos tem a desvantagem no maior custo devido à maior complexidade e quantidade de peças, além de exigir câmbio. Diferentemente dos carros puramente elétricos que utilizam apenas redutor de rotação para levar a potência até as rodas — embora sejam obrigados a ter diferencial como qualquer carro para compensar as diferenças de rotação das rodas nas curvas e até na irregularidades do piso.
O XC 40 híbrido está equipado com o motor B3154T5, dianteiro, transversal de 3 cilindros, 1,5-l, turbocarregado com interresfriador, injeção direta, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão, correia dentada, cabeçote e bloco em alumínio. Entrega 180 cv a 5.800 rpm com 27 m·kgf de torque máximo de1.500 a 3.000 rpm.
O motor elétrico trifásico assíncrono tem potência máxima de 82 cv e 27m·kgf de torque máximo, resultando em 262 cv e 39,8 m·kgf de potência e torque máximos combinados. O conjunto elétrico é alimentado por bateria de íons de lítio de 326 volts e 10,7 kW·h, permitindo até 45 quilômetros de alcance puramente elétrico dentro do ciclo WLTP, o que se traduz no mundo real em cerca de 40 quilômetros. O carregamento da bateria pode ser feito pelo próprio motor a combustão (opção configurável), por regeneração em desaceleração e frenagens, ou através de cabo conectado a um carregador externo. Vários eletropostos Volvo já foram instalados no Brasil e podem ser localizados através do sistema de navegação do veículo ou nos aplicativos de trajeto (Google Maps e Waze).
A tração é dianteira e a transferência de potência para as rodas é feita através do câmbio automatizado de embreagem dupla em banho de óleo com 7 marchas à frente e ré. Porém este câmbio não tem a opção de troca de marchas manual, trabalhando sempre no modo automático. Através da alavanca seletora é possível selecionar os modos Drive ou Brake, onde este último aumenta a desaceleração tipo freio-motor, concomitantemente com o aumento da intensidade da regeneração de energia elétrica.
A dirigibilidade do veículo está muito bem calibrada, além de ter rápida resposta em acelerações parciais, quando apenas o motor elétrico está empurrando o carro. A entrada do motor a combustão torna-se discreta pois a isolação de ruídos e vibrações para dentro da cabine é extraordinária, e é possível perceber sua entrada também pela potência e força adicionais.
Desempenho e consumo
Dirigindo no modo puramente elétrico o veículo acelera com suavidade e com baixíssimo ruído de motor para dentro da cabine. Nem aquele zunido de motor elétrico é audível. Ao pressionar o acelerador um pouco mais, o motor a combustão entra em operação, mas também não causa nenhum espanto dentro do carro. Voltando a dirigir em modo “comportado” o motor a combustão só entra em operação quando a exigência de carga for maior, ou quando a carga da bateria esgotar,
Selecionando o modo Power através da central multimídia, o motor a combustão passa a comandar todas operações de aceleração, o câmbio trabalha em regime de marchas mais curtas, dando mais agilidade ao que já é rápido, e com o auxílio do motor elétrico atinge os 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h devido uma estratégia corporativa da Volvo que passou a limitar todos seus veículos a essa velocidade.
Voltando a dirigir no modo elétrico puro, o câmbio busca sempre marchas mais altas e deixa o veículo rodar silencioso. Às vezes nota-se um ruído de aspiração de ar. Em todos os modos de condução as acelerações são sempre vigorosas e confiáveis para uma boa arrancada de sinal ou uma ultrapassagem em pistas simples.
Como todo carro híbrido do tipo PHEV (Plug Hybrid Electric Vehicle – Veículo Elétrico Hibrido Plugável), dependendo da carga da bateria e quão frequentemente a bateria é recarregada antes de esgotar-se totalmente, o consumo chega perto de infinitos quilômetros por litro de combustível. Com carga suficiente na bateria, a única maneira de o motor a combustão ser ligado, quando no modo puramente elétrico, é pressionando o pedal do acelerador até o fundo.
Trafegar em rodovia a 100~120 km/h não é a melhor escolha para utilizar o modo puro elétrico. Nestes casos é melhor selecionar o modo Battery Hold (conservar bateria), utilizar a propulsão do motor a combustão, e guardar essa carga elétrica para o anda e para dos trajetos urbanos. Outra opção é selecionar o destino no navegador, mesmo que se saiba o trajeto, para que o sistema do veículo decida as melhores alternativas para uso da carga elétrica ou da gasolina, obtendo-se assim a máxima eficiência.
A Volvo divulga em seu website o consumo de 42 km/l a 50 km/l no ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure – Procedimento de testes harmonizado global para veículos leves). Publicações internacionais indicam até 58 km/l, mas na vida real durante esta semana de teste eu obtive média de 14 km/l no trajeto rodoviário entre Campinas e Barueri para gravação deste vídeo, saindo de Campinas com a bateria 100% carregada e selecionando o modo de conservação de bateria, para ter maior carga elétrica na gravação. No modo puramente elétrico o consumo médio foi de 4 km/kW·h, o que daria um custo por quilômetro da ordem de 20 centavos de real, mas considerando que em minha residência já utilizo sistema de geração de energia fotovoltaica, o custo por quilômetro tende a zero.
Dinâmica veicular
A bateria de tração está posicionada no centro do carro sob o assoalho e logicamente adiciona peso ao veículo. O mesmo acontece com o motor 3-cilindros, que em conjunto com o motor elétrico adiciona cerca de 100 kg em relação ao motor 4 cilindros. Com isso é possível sentir o veículo se movimentar um pouco mais nas ondulações de pista, mas a movimentação acontece de modo bem equilibrado entre os eixos dianteiro e traseiro.
Ao trafegar por pisos irregulares com inúmeros remendos de asfalto nota-se que a absorção de impactos proporcionada pelos pneus Pirelli P Zero 235/50R19V em conjunto com a suspensão McPherson na dianteira, e multibraço na traseira, é muito boa, e deixa o carro com uma rodagem macia e de baixa aspereza. A versão R-Design vem equipada com rodas e pneus de 20” e tem uma calibração de suspensão mais esportiva, mas esta versão Inscription roda muito bem em qualquer terreno.
Por ser apenas tração dianteira, não é um suve ideal para enfrentar terrenos fora de estrada mais severos ou puxar grandes cargas a reboque, mas mesmo assim enfrenta bem as estradas de terra, e permite rebocar até 750 kg sem freio ou 1.800 kg com freio.
A direção eletroassistida tem ótima definição do centro em todas as condições de uso e velocidade. A progressão de esforço está bem indexada à velocidade deixando o peso do volante inalterado em qualquer situação. O volante de 370 mm de diâmetro tem revestimento em couro e os controles de velocidade de cruzeiro adaptativo, áudio e computador de bordo estão bem posicionados e são fácil leitura e operação.
Como todo veículo híbrido o sistema de freio possui algumas características diferentes e não é tão progressivo como veículos de freio convencional. A resposta do pedal é brusca e a progressividade exige um maior tempo para adaptação. O sistema de frenagem autônoma de emergência e detecção de obstáculos é intrusivo e se o motorista optar por graduar a frenagem para parar mais perto do veículo ou obstáculo à frente, o sistema atua autonomamente, aumentando a desaceleração e causando certo desconforto aos passageiros. Mas a capacidade de frenagem dos freios a disco nas quatro rodas, associado ao sistema de regeneração de energia, permite boa distância de parada sem sinais de fading instantâneo.
Carroceria e conectividade
O histórico do AE nos brinda com três ótimas análises do XC40 feitas pelos editores Josias Silveira, Arnaldo Keller e uma análise de design por Luiz Alberto Veiga, portanto tudo que disser a mais seria redundância.
O XC40 é classificado como suve compacto, mas com 4.425 mm de comprimento total e 2.702 mm de entre-eixos chega perto das dimensões dos suve médios, permitindo bom espaço interno para acomodar cinco pessoas e ainda oferece 460 litros de porta-malas e 517 kg de carga útil. O prejuízo fica para o ocupante central do banco traseiro, pois o túnel tem altura bem pronunciada.
Espaço e conforto interno é o que não falta no XC40 e são quatro opções de interior à disposição dos compradores. Os sistemas de conectividade permitem o espelhamento via USB de celular através de Android Auto e Apple CarPlay e vem equipado com carregador de celular por indução (sem fio).
Entre os sistemas de auxílio ao motorista destaco o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro que tem a contribuição do sistema ativo de permanência e centragem na faixa, permitindo fazer longas viagens com maior segurança e menor cansaço. A comunicação em nuvem permite receber e compartilhar informações sobre as condições das estradas em tempo real, dando uma ajuda extra ao motorista em sua escolha de trajeto.
Mercado
Indiscutivelmente é um suve que chama a atenção nas ruas pelo seu desenho muito bem resolvido e marcante, com muitos vincos formando volumes ao longo da carroceria. Com 1.652 mm de altura e 1.863 mm de largura fica musculoso, e as duas grades frontais harmonizam com o formato do farol em LED.
O segmento dos suves compactos é muito disputado e no subsegmento dos premium o Volvo XC40 se destaca, pois já era oferecido na configuração gasolina desde 2018, e passa a ter exclusivamente esta motorização híbrida em três versões, com os seguintes preços públicos:
Momentum – R$ 259.950
Inscription – R$ 286.950 (veículo testado)
R-Design – R$ 291.950
Vamos aguardar o XC40 elétrico que já aparece no website brasileiro da marca e deve estrear por aqui no segundo semestre. A empresa sueca estima que até 2025, 50% de suas vendas globais serão de elétricos ou híbridos. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA VOLVO XC40 RECHARGE HYBRID INSCRIPTION | |
MOTOR | |
Designação do motor | B3154T5 |
Descrição | 3 cilindros em linha, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas, 12 válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão, injeção direta, turbocompressor com interresfriador,stop-start, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.477 |
Diâmetro e curso (mm) | 82 x 93,2 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 180/5.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 27/1.500-3.000 |
Corte de rotação (rpm) | 6.000 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
MOTOR ELÉTRICO | |
Potência máxima (cv/rpm) | 82/n.d. |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 27/n.d. |
Potência combinada máxima (cv) | 262,0 |
Torque máxima combinada (m-kgf) | 41,0 |
CÂMBIO | |
Tipo | 7 marchas, automatizado com dupla embreagem em banho de óelo |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,529; 2ª 2,81; 3ª 1,44; 4ª 1,240; 5ª 1,086; 6ª 0,851; 7ª 0,725; Ré 4,647 |
Relação de diferencial (:1) | 3,435 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11,4 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/322 |
Traseiros(Ø mm) | Disco/302 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7,5Jx19 |
Pneus | 235/50R19 – Pirelli P-Zero |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.425 |
Largura sem/com espelhos | 1.863/2.034 |
Altura | 1.652 |
Distância entre eixos | 2.702 |
Bitola dianteira/traseira | 1.601/1.626 |
Distância mínima do solo (mm) | 211 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.871 |
Carga útil (kg) | 517 |
Carga máxima no teto (kg) | 75 |
Tanque de combustível (L) | 49 |
Porta-malas (L) | 460 |
Bateria (kW.h) | |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,34 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,46 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.83 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 50 |
Estrada (km/l) | 40 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 7ª (km/h) | 52,7 |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2.200 |
Rotação à vel. máxim em 6ª (rpm) | 4.000 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS VOLVO XC40 RECHARGE HYBRID INSCRIPTION |
CONFORTO |
Ar-condicionado digital de duas zonas |
Banco do motorista com regulagem elétrica e memória |
Banco do passageiro com regulagem elétrica |
Bancos dianteiros com suporrte de coxa ajustável |
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Carregador para smartphone por indução (Wireless) |
Comando de voz |
Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Painel central de LCD com 9″ tátil e antirreflexo |
Quadro de instrumentos digital com 12,3″ personalizável |
Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information) |
Sistema de qualidade de ar multiativo – Clean Zone |
Teto solar panorâmico elétrico |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção |
Alerta de ponto cego com tráfego transversal |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Chave presencial com sensores nas maçanetas |
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de esforço |
Partida do motor sem chave |
Sensor de monitoramento interior |
Sistema de frenagem automática na cidade |
Sistema de permanência no centro da faixa |
Sistema de proteção contra impactos laterais |
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito-chicote) |
Sistema de proteção em saída de estrada |
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária |
Sistema Inteligente de informação |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de direção semiautônoma até 130 km/h |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução – Drive Modes |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com função antiofuscante |
Faróis com luzes direcionais ativas |
Faróis de neblina de LED |
Faróis Full LED com nivelamento automático |
Função desliga/liga nas paradas (start/stop) |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO |
Volante com regulagem de altura e distância |
Volvo on Call |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro enrre os bancos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Jogo de tapetes |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-luvas com gancho porta-bolsas |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Barras de teto de alumínio em cor black piano |
Defletor de teto traseiro |
Espelhos retrovisores elétricos com desembaçador e memória |
Espelhos retrovisores externos com escurecimento automático |
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico |
Friso dos vidros laterais com acabamento em black piano |
CHASSI |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Rodas de alumínio 19” com pneus 235/50 R19 |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM |
Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função mãos-livres |
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens |
Estepe temporário |
Tomada 12 V |