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Home Portal AE ELETROentusiastas

VOLVO XC40 RECHARGE HYBRID, NO USO

SUVE COMPACTO PERMITE ATÉ 45 km DE DESLOCAMENTO EM MODO PURAMENTE ELÉTRICO E CERCA DE 1.000 km DE ALCANCE TOTAL

identicon por Gerson Borini
15/05/2021
em ELETROentusiastas, GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor





A migração para eletrificação dos veículos passa pelo hibrido e ainda é a melhor opção para quem deseja ter o prazer da aceleração imediata proporcionada pelo motor elétrico, sem abrir mão do alcance e versatilidade de abastecimento dos veículos de motores térmicos. O Volvo XC40 Recharge Hybrid Inscription testado nesta semana é derivado da versão gasolina e tem a vantagem do motor elétrico, que somado ao motor a combustão gera 262 cv, além de ter a vantagem de aceitar carregamento da bateria por fonte externa.

Se preferir assista primeiramente ao vídeo que foi gravado na região de Barueri, SP:

YouTube Video

Híbrido

A combinação de motor a combustão com motor elétrico dos carros híbridos tem a desvantagem no maior custo devido à maior complexidade e quantidade de peças, além de exigir câmbio. Diferentemente dos carros puramente elétricos que utilizam apenas redutor de rotação para levar a potência até as rodas — embora sejam obrigados a ter diferencial como qualquer carro para compensar as diferenças de rotação das rodas nas curvas e até na irregularidades do piso.

O XC 40 híbrido está equipado com o motor B3154T5, dianteiro, transversal de 3 cilindros, 1,5-l, turbocarregado com interresfriador, injeção direta, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão, correia dentada, cabeçote e bloco em alumínio. Entrega 180 cv a 5.800 rpm com 27 m·kgf de torque máximo de1.500 a 3.000 rpm.

Compartimento do motor tem dois reservatórios de expansão do lado esquerdo da foto para os sistemas de arrefecimento do motor a combustão e do sistema elétrico, pois trabalham em temperaturas diferentes

O motor elétrico trifásico assíncrono tem potência máxima de 82 cv e 27m·kgf de torque máximo, resultando em 262 cv e 39,8 m·kgf de potência e torque máximos combinados. O conjunto elétrico é alimentado por bateria de íons de lítio de 326 volts e 10,7 kW·h, permitindo até 45 quilômetros  de alcance puramente elétrico dentro do ciclo WLTP, o que se traduz no mundo real em cerca de 40 quilômetros. O carregamento da bateria pode ser feito pelo próprio motor a combustão (opção configurável), por regeneração em desaceleração e frenagens, ou através de cabo conectado a um carregador externo. Vários eletropostos Volvo já foram instalados no Brasil e podem ser localizados através do sistema de navegação do veículo ou nos aplicativos de trajeto (Google Maps e Waze).

 

A tração é dianteira e a transferência de potência para as rodas é feita através do câmbio automatizado de embreagem dupla em banho de óleo com 7 marchas à frente e ré. Porém este câmbio não tem a opção de troca de marchas manual, trabalhando sempre no modo automático. Através da alavanca seletora é possível selecionar os modos Drive ou Brake, onde este último aumenta a desaceleração tipo freio-motor, concomitantemente com o aumento da intensidade da regeneração de energia elétrica.

Console central abriga a alavanca seletora com pomo em acrilíco

A dirigibilidade do veículo está muito bem calibrada, além de ter rápida resposta em acelerações parciais, quando apenas o motor elétrico está empurrando o carro. A entrada do motor a combustão torna-se discreta pois a isolação de ruídos e vibrações para dentro da cabine é extraordinária, e é possível perceber sua entrada também pela potência e força adicionais.

As linhas marcantes da carroceria reforçam o ar musculoso do design

Desempenho e consumo

Dirigindo no modo puramente elétrico o veículo acelera com suavidade e com baixíssimo ruído de motor para dentro da cabine. Nem aquele zunido de motor elétrico é audível. Ao pressionar o acelerador um pouco mais, o motor a combustão entra em operação, mas também não causa nenhum espanto dentro do carro. Voltando a dirigir em modo “comportado” o motor a combustão só entra em operação quando a exigência de carga for maior, ou quando a carga da bateria esgotar,

Lanterna traseira tem desenho marcante

Selecionando o modo Power através da central multimídia, o motor a combustão passa a comandar todas operações de aceleração, o câmbio trabalha em regime de marchas mais curtas, dando mais agilidade ao que já é rápido, e com o auxílio do motor elétrico atinge os 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h devido uma estratégia corporativa da Volvo que passou a limitar todos seus veículos a essa velocidade.

“Cabine de comando” é bem desenhada com comandos do volante bem visíveis

Voltando a dirigir no modo elétrico puro, o câmbio busca sempre marchas mais altas e deixa o veículo rodar silencioso. Às vezes nota-se um ruído de aspiração de ar. Em todos os modos de condução as acelerações são sempre vigorosas e confiáveis para uma boa arrancada de sinal ou uma ultrapassagem em pistas simples.

Como todo carro híbrido do tipo PHEV (Plug Hybrid Electric Vehicle – Veículo Elétrico Hibrido Plugável), dependendo da carga da bateria e quão frequentemente a bateria é recarregada antes de esgotar-se totalmente, o consumo chega perto de infinitos quilômetros por litro de combustível. Com carga suficiente na bateria, a única maneira de o motor a combustão ser ligado, quando no modo puramente elétrico, é pressionando o pedal do acelerador até o fundo.

Molduras nas caixas de roda e nas caixas das portas inspiram um uso mais aventureiro; portinhola da tomada de carregamento está no para-lama dianteiro esquerdo

Trafegar em rodovia a 100~120 km/h não é a melhor escolha para utilizar o modo puro elétrico. Nestes casos é melhor selecionar o modo Battery Hold (conservar bateria), utilizar a propulsão do motor a combustão, e guardar essa carga elétrica para o anda e para dos trajetos urbanos. Outra opção é selecionar o destino no navegador, mesmo que se saiba o trajeto, para que o sistema do veículo decida as melhores alternativas para uso da carga elétrica ou da gasolina, obtendo-se assim a máxima eficiência.

Luz de rodagem diurna, seta e faróis adaptativos em LED

A Volvo divulga em seu website o consumo de 42 km/l a 50 km/l no ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure – Procedimento de testes harmonizado global para veículos leves). Publicações internacionais indicam até 58 km/l, mas na vida real durante esta semana de teste eu obtive média de 14 km/l no trajeto rodoviário entre Campinas e Barueri para gravação deste vídeo, saindo de Campinas com a bateria 100% carregada e selecionando o modo de conservação de bateria, para ter maior carga elétrica na gravação. No modo puramente elétrico o consumo médio foi de 4 km/kW·h,  o que daria um custo por quilômetro da ordem de 20 centavos de real, mas considerando que em minha residência já utilizo sistema de geração de energia fotovoltaica, o custo por quilômetro tende a zero.

Ponto positivo para o tempo de recarregamento da bateria

Dinâmica veicular

A bateria de tração está posicionada no centro do carro sob o assoalho e logicamente adiciona peso ao veículo. O mesmo acontece com o motor 3-cilindros, que em conjunto com o motor elétrico adiciona cerca de 100 kg em relação ao motor 4 cilindros. Com isso é possível sentir o veículo se movimentar um pouco mais nas ondulações de pista, mas a movimentação acontece de modo bem equilibrado entre os eixos dianteiro e traseiro.

Ao trafegar por pisos irregulares com inúmeros remendos de asfalto nota-se que a absorção de impactos proporcionada pelos pneus Pirelli P Zero 235/50R19V em conjunto com a suspensão McPherson na dianteira, e multibraço na traseira, é muito boa, e deixa o carro com uma rodagem macia e de baixa aspereza. A versão R-Design vem equipada com rodas e pneus de 20” e tem uma calibração de suspensão mais esportiva, mas esta versão Inscription roda muito bem em qualquer terreno.

Bonito desenho das rodas de 19″ com pintura escurecida e face diamantada

Por ser apenas tração dianteira, não é um suve ideal para enfrentar terrenos fora de estrada mais severos ou puxar grandes cargas a reboque, mas mesmo assim enfrenta bem as estradas de terra, e permite rebocar até 750 kg sem freio ou 1.800 kg com freio.

A direção eletroassistida tem ótima definição do centro em todas as condições de uso e velocidade. A progressão de esforço está bem indexada à velocidade deixando o peso do volante inalterado em qualquer situação. O volante de 370 mm de diâmetro tem revestimento em couro e os controles de velocidade de cruzeiro adaptativo, áudio e computador de bordo estão bem posicionados e são fácil leitura e operação.

A central multimídia ocupa um grande espaço no centro do painel e é fácil de ler; para alguns comandos, como computador de bordo, fica devendo intuitividade

Como todo veículo híbrido o sistema de freio possui algumas características diferentes e não é tão progressivo como veículos de freio convencional. A resposta do pedal é brusca e a progressividade exige um maior tempo para adaptação. O sistema de frenagem autônoma de emergência e detecção de obstáculos é intrusivo e se o motorista optar por graduar a frenagem para parar mais perto do veículo ou obstáculo à frente, o sistema atua autonomamente, aumentando a desaceleração e causando certo desconforto aos passageiros. Mas a capacidade de frenagem dos freios a disco nas quatro rodas, associado ao sistema de regeneração de energia, permite boa distância de parada sem sinais de fading instantâneo.

 

Carroceria e conectividade

O histórico do AE nos brinda com três ótimas análises do XC40 feitas pelos editores Josias Silveira, Arnaldo Keller e uma análise de design por Luiz Alberto Veiga, portanto tudo que disser a mais seria redundância.

O XC40 é classificado como suve compacto, mas com 4.425 mm de comprimento total e 2.702 mm de entre-eixos chega perto das dimensões dos suve médios, permitindo bom espaço interno para acomodar cinco pessoas e ainda oferece 460 litros de porta-malas e 517 kg de carga útil. O prejuízo fica para o ocupante central do banco traseiro, pois o túnel tem altura bem pronunciada.

 

Espaço e conforto interno é o que não falta no XC40 e são quatro opções de interior à disposição dos compradores. Os sistemas de conectividade permitem o espelhamento via USB de celular através de Android Auto e Apple CarPlay e vem equipado com carregador de celular por indução (sem fio).

 

Entre os sistemas de auxílio ao motorista destaco o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro que tem a contribuição do sistema ativo de permanência e centragem na faixa, permitindo fazer longas viagens com maior segurança e menor cansaço. A comunicação em nuvem permite receber e compartilhar informações sobre as condições das estradas em tempo real, dando uma ajuda extra ao motorista em sua escolha de trajeto.

O desenho do XC40 é bem bonito

 

Mercado

Indiscutivelmente é um suve que chama a atenção nas ruas pelo seu desenho muito bem resolvido e marcante, com muitos vincos formando volumes ao longo da carroceria. Com 1.652 mm de altura e 1.863 mm de largura fica musculoso, e as duas grades frontais harmonizam com o formato do farol em LED.

 

O segmento dos suves compactos é muito disputado e no subsegmento dos premium o Volvo XC40 se destaca, pois já era oferecido na configuração gasolina desde 2018, e passa a ter exclusivamente esta motorização híbrida em três versões, com os seguintes preços públicos:

Momentum – R$ 259.950
Inscription – R$ 286.950 (veículo testado)
R-Design – R$ 291.950

Vamos aguardar o XC40 elétrico que já aparece no website brasileiro da marca e deve estrear por aqui no segundo semestre. A empresa sueca estima que até 2025, 50% de suas vendas globais serão de elétricos ou híbridos. A conferir!

GB

FICHA TÉCNICA VOLVO XC40 RECHARGE HYBRID INSCRIPTION
MOTOR
Designação do motor B3154T5
Descrição 3 cilindros em linha, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas, 12 válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão, injeção direta, turbocompressor com interresfriador,stop-start, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.477
Diâmetro e curso (mm) 82 x 93,2
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência  (cv/rpm) 180/5.500
Torque (m·kgf/rpm) 27/1.500-3.000
Corte de rotação (rpm) 6.000
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
MOTOR ELÉTRICO
Potência máxima (cv/rpm) 82/n.d.
Torque máximo (m·kgf/rpm) 27/n.d.
Potência combinada máxima (cv) 262,0
Torque máxima combinada (m-kgf) 41,0
CÂMBIO
Tipo 7 marchas, automatizado com dupla embreagem em banho de óelo
Relações das marchas (:1) 1ª 3,529; 2ª 2,81; 3ª 1,44; 4ª 1,240; 5ª 1,086; 6ª 0,851; 7ª 0,725; Ré 4,647
Relação de diferencial (:1) 3,435
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de giro (m) 11,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/322
Traseiros(Ø mm) Disco/302
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7,5Jx19
Pneus 235/50R19 – Pirelli P-Zero
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.425
Largura sem/com espelhos 1.863/2.034
Altura 1.652
Distância entre eixos 2.702
Bitola dianteira/traseira 1.601/1.626
Distância mínima do solo (mm) 211
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.871
Carga útil (kg) 517
Carga máxima no teto (kg) 75
Tanque de combustível (L) 49
Porta-malas (L) 460
Bateria (kW.h)
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,34
Área frontal (calculada, m²) 2,46
Área frontal corrigida (m²) 0.83
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,3
Velocidade máxima (km/h) 180
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 50
Estrada (km/l) 40
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 7ª (km/h) 52,7
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) 2.200
Rotação à vel. máxim em 6ª  (rpm) 4.000
MANUTENÇÃO
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
GARANTIA
Termo (anos) 3, sem limite de quilometragem
EQUIPAMENTOS VOLVO XC40 RECHARGE HYBRID INSCRIPTION
CONFORTO
Ar-condicionado digital de duas zonas
Banco do motorista com regulagem elétrica e memória
Banco do passageiro com regulagem elétrica
Bancos dianteiros com suporrte de coxa ajustável
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico
Bancos revestidos de material sintético que imita couro
Carregador para smartphone por indução (Wireless)
Comando de voz
Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e Bluetooth
Controles do áudio no volante
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Painel central de LCD com 9″ tátil e antirreflexo
Quadro de instrumentos digital com 12,3″ personalizável
Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information)
Sistema de qualidade de ar multiativo – Clean Zone
Teto solar panorâmico elétrico
SEGURANÇA
Alerta de colisão traseira
Alarme
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção
Alerta de ponto cego com tráfego transversal
Aviso de cinto de segurança desatado
Bolsas infláveis frontais e laterais
Chave presencial com sensores nas maçanetas
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de esforço
Partida do motor sem chave
Sensor de monitoramento interior
Sistema de frenagem automática na cidade
Sistema de permanência no centro da faixa
Sistema de proteção contra impactos laterais
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito-chicote)
Sistema de proteção em saída de estrada
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária
Sistema Inteligente de informação
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA
Assistente de direção semiautônoma até 130 km/h
Assistente de partida em aclive e declive
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais)
Computador de bordo
Configurador de modo de condução – Drive Modes
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Faróis com acendimento automático
Faróis com função antiofuscante
Faróis com luzes direcionais ativas
Faróis de neblina de LED
Faróis Full LED com nivelamento automático
Função desliga/liga nas paradas (start/stop)
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED
Sensor de chuva
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO
Volante com regulagem de altura e distância
Volvo on Call
INTERIOR
Descansa-braço dianteiro enrre os bancos
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Jogo de tapetes
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-copos no console dianteiro
Porta-luvas com gancho porta-bolsas
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-objetos no console central
Volante revestido em couro
EXTERIOR
Barras de teto de alumínio em cor black piano
Defletor de teto traseiro
Espelhos retrovisores elétricos com desembaçador e memória
Espelhos retrovisores externos com escurecimento automático
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico
Friso dos vidros laterais com acabamento em black piano
CHASSI
Controle dinâmico de estabilidade e tração
Freio de estacionamento eletromecânico
Rodas de alumínio 19” com pneus 235/50 R19
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM
Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função mãos-livres
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens
Estepe temporário
Tomada 12 V






Tags: carro hibridoEletroentusiastasGBGerson BorinihíbridoHíbrido plug-inVolvo XC40Volvo XC40 RechargeVolvo XC40 Recharge HybridXC40 Inscription
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Foto: Pinterest

DEPUTADO QUERIA OFICIALIZAR O CARRO DO TIPO “LAMBE FORMIGA”

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