Em sessão online, a Volvo do Brasil apresentou seu primeiro veículo puramente elétrico a ser vendido no Brasi. Trata-se do novo suve compacto XC40 Recharge Pure Electric. A empresa prevê que até 2025 terá 100% do seu portfólio eletrificado com 50% puramente elétrico. É um desafio para a infraestrutura brasileira de pontos de carregamento, mas em paralelo a Volvo trabalha para instalar mil novos carregadores até o final deste ano, somando-se aos 700 já instalados em 2020. A rede de supermercados Pão de Açúcar e Shopping Iguatemi são parceiros nessa empreitada e cedem espaço para as instalações.
Como forma de incentivo, os compradores do novo XC40 receberão um carregador residencial com instalação gratuita, e terão três anos de revisões custeadas pela Volvo, além de três anos de Volvo Call. A garantia da bateria do veículo é de 8 anos.
Motores e tração
Diferentemente do XC40 Recharge Hybrid testado recentemente, o novo XC40 tem tração nas quatro rodas, ou seja, integral. A arquitetura de motorização contempla dois motores elétricos, sendo um para cada eixo, totalizando 408 cv de potência e 67,3 m·kgf de torque máximos.
Com 2.150 kg de peso em ordem de marcha é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, mas a velocidade máxima é limitada a 180 km/h, uma decisão corporativa da Volvo para todos os seus modelos. Mesmo com esse desempenho de veículo esportivo, os executivos da Volvo garantem quem o novo elétrico tem boa capacidade de trafegar em trechos fora de estrada.
A bateria de íons de lítio de 78 kW·h permite alcance de 418 quilômetros pelo ciclo WLTP e aceita carga elétrica em corrente alternada (AC) de até 22 kW, e carga em corrente contínua (DC) de até 150 kW. Utilizando-se este último — e potente — carregador é possível ter a bateria completamente carregada em cerca de 35 minutos. Ao utilizar carregador residencial que pode fornecer entre 7 kW e 11 kW, dependendo da instalação elétrica, o tempo de carga pode levar 11 horas.
Tecnologia e segurança a bordo
O modelo traz os principais itens de tecnologia e segurança que são vistos em outros veículos da linha Volvo, como o assistente que mantém o carro no centro da faixa de rolamento e direciona o veículo até nas curvas; o que detecta obstáculos à frente do veículo; o de alerta de tráfego transversal à retaguarda ao sair de ré de uma vaga perpendicular à calçada; e alerta de ponto cego nos retrovisores externos.
Novo sistema multimídia Google Built-in que estreia no XC40 Recharge traz diversos recursos do Google apresentados em uma tela de 9 pol. Há o novo quadro de instrumentos em LCD com informação de velocidade, mapas do percurso, entre outros dados.
Mercado
As reservas já podem ser feitas nas concessionárias da marca ou no próprio site, e a previsão é de entrega a partir de setembro próximo.
A Volvo prevê vender 300 unidades até o final deste ano, e a depender da procura poderá incrementar esse volume para 2022. A estimativa é que 15% dos XC40 sejam 100% elétricos, enquanto a versão híbrida plugável seguirá com 85% do volume do suve compacto. E o diretor-geral de Operações e Iinovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, antecipou que em 2022 devemos ter o Volvo C40, um suve cupê, aparecendo no portfólio de veículos elétricos da marca à venda no Brasil.
GB