• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Portal AE ELETROentusiastas

VOLVO XC40 RECHARGE 100% ELÉTRICO É APRESENTADO

SUVE COMPACTO DERIVADO DA VERSÃO DE MOTOR A COMBUSTÃO TEM PREÇO DE PRÉ-VENDA ESTIPULADO EM R$ 389.950

identicon por Gerson Borini
20/05/2021
em ELETROentusiastas, GB, Lançamentos
Fotos: Divulgação Volvo

Fotos: Divulgação Volvo





Em sessão online, a Volvo do Brasil apresentou seu primeiro veículo puramente elétrico a ser vendido no Brasi. Trata-se do novo suve compacto XC40 Recharge Pure Electric. A empresa prevê que até 2025 terá 100% do seu portfólio eletrificado com 50% puramente elétrico. É um desafio para a infraestrutura brasileira de pontos de carregamento, mas em paralelo a Volvo trabalha para instalar mil novos carregadores até o final deste ano, somando-se aos 700 já instalados em 2020. A rede de supermercados Pão de Açúcar e Shopping Iguatemi são parceiros nessa empreitada e cedem espaço para as instalações.

Tomada de carregamento mudou para o para-lama traseiro, diferentemente da versão híbrida plugável, que está no para-lama dianteiro

Como forma de incentivo, os compradores do novo XC40 receberão um carregador residencial com instalação gratuita, e terão três anos de revisões custeadas pela Volvo, além de três anos de Volvo Call. A garantia da bateria do veículo é de 8 anos.

A eliminação do motor a combustão resultou em outro compartimento de bagagem na frente do veículo

Motores e tração

Diferentemente do XC40 Recharge Hybrid testado recentemente, o novo XC40 tem tração nas quatro rodas, ou seja, integral. A arquitetura de motorização contempla dois motores elétricos, sendo um para cada eixo, totalizando 408 cv de potência e 67,3 m·kgf de torque máximos.

Grade frontal foi fechada para melhorar o coeficiente de arrasto aerodinâmico

Com 2.150 kg de peso em ordem de marcha é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, mas a velocidade máxima é limitada a 180 km/h, uma decisão corporativa da Volvo para todos os seus modelos. Mesmo com esse desempenho de veículo esportivo, os executivos da Volvo garantem quem o novo elétrico tem boa capacidade de trafegar em trechos fora de estrada.

A bateria de íons de lítio de 78 kW·h permite alcance de 418 quilômetros pelo ciclo WLTP e aceita carga elétrica em corrente alternada (AC) de até 22 kW, e carga em corrente contínua (DC) de até 150 kW. Utilizando-se este último — e potente —  carregador é possível ter a bateria completamente carregada em cerca de 35 minutos. Ao utilizar carregador residencial que pode fornecer entre 7 kW e 11 kW, dependendo da instalação elétrica, o tempo de carga pode levar 11 horas.

Linhas gerais do veículo seguem as já conhecidas

Tecnologia e segurança a bordo

O modelo traz os principais itens de tecnologia e segurança que são vistos em outros veículos da linha Volvo, como o assistente que mantém o carro no centro da faixa de rolamento e direciona o veículo até nas curvas; o que detecta obstáculos à frente do veículo; o de alerta de tráfego transversal à retaguarda ao sair de ré de uma vaga perpendicular à calçada; e alerta de ponto cego nos retrovisores externos.

Nova central multimídia e novo quadro de instrumentos são destaques

Novo sistema multimídia Google Built-in que estreia no XC40 Recharge traz diversos recursos do Google apresentados em uma tela de 9 pol. Há o novo quadro de instrumentos em LCD com informação de velocidade, mapas do percurso, entre outros dados.

O XC40 é inconfundível pelas lanternas traseiras

Mercado

As reservas já podem ser feitas nas concessionárias da marca ou no próprio site, e a previsão é de entrega a partir de setembro próximo.

A Volvo prevê vender 300 unidades até o final deste ano, e a depender da procura poderá incrementar esse volume para 2022. A estimativa é que 15% dos XC40 sejam 100% elétricos, enquanto a versão híbrida plugável seguirá com 85% do volume do suve compacto. E o diretor-geral de Operações e Iinovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, antecipou que em 2022 devemos ter o Volvo C40, um suve cupê, aparecendo no portfólio de veículos elétricos da marca à venda no Brasil.

GB







Tags: carro elétricoCarros elétricosEletroentusiastasGBGerson Boriniveiculos eletricosVolvoVolvo XC40 Recharge
Próximo
Foto:  Divulgação VW

MERCADO EM ABRIL: A FALTA DE CHIPS E A DANÇA DAS CADEIRAS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17