Em sessão online, a Volvo do Brasil apresentou seu primeiro veículo puramente elétrico a ser vendido no Brasi. Trata-se do novo suve compacto XC40 Recharge Pure Electric. A empresa prevê que até 2025 terá 100% do seu portfólio eletrificado com 50% puramente elétrico. É um desafio para a infraestrutura brasileira de pontos de carregamento, mas em paralelo a Volvo trabalha para instalar mil novos carregadores até o final deste ano, somando-se aos 700 já instalados em 2020. A rede de supermercados Pão de Açúcar e Shopping Iguatemi são parceiros nessa empreitada e cedem espaço para as instalações.
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Como forma de incentivo, os compradores do novo XC40 receberão um carregador residencial com instalação gratuita, e terão três anos de revisões custeadas pela Volvo, além de três anos de Volvo Call. A garantia da bateria do veículo é de 8 anos.
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Motores e tração
Diferentemente do XC40 Recharge Hybrid testado recentemente, o novo XC40 tem tração nas quatro rodas, ou seja, integral. A arquitetura de motorização contempla dois motores elétricos, sendo um para cada eixo, totalizando 408 cv de potência e 67,3 m·kgf de torque máximos.
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Com 2.150 kg de peso em ordem de marcha é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, mas a velocidade máxima é limitada a 180 km/h, uma decisão corporativa da Volvo para todos os seus modelos. Mesmo com esse desempenho de veículo esportivo, os executivos da Volvo garantem quem o novo elétrico tem boa capacidade de trafegar em trechos fora de estrada.
A bateria de íons de lítio de 78 kW·h permite alcance de 418 quilômetros pelo ciclo WLTP e aceita carga elétrica em corrente alternada (AC) de até 22 kW, e carga em corrente contínua (DC) de até 150 kW. Utilizando-se este último — e potente — carregador é possível ter a bateria completamente carregada em cerca de 35 minutos. Ao utilizar carregador residencial que pode fornecer entre 7 kW e 11 kW, dependendo da instalação elétrica, o tempo de carga pode levar 11 horas.
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Tecnologia e segurança a bordo
O modelo traz os principais itens de tecnologia e segurança que são vistos em outros veículos da linha Volvo, como o assistente que mantém o carro no centro da faixa de rolamento e direciona o veículo até nas curvas; o que detecta obstáculos à frente do veículo; o de alerta de tráfego transversal à retaguarda ao sair de ré de uma vaga perpendicular à calçada; e alerta de ponto cego nos retrovisores externos.
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Novo sistema multimídia Google Built-in que estreia no XC40 Recharge traz diversos recursos do Google apresentados em uma tela de 9 pol. Há o novo quadro de instrumentos em LCD com informação de velocidade, mapas do percurso, entre outros dados.
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Mercado
As reservas já podem ser feitas nas concessionárias da marca ou no próprio site, e a previsão é de entrega a partir de setembro próximo.
A Volvo prevê vender 300 unidades até o final deste ano, e a depender da procura poderá incrementar esse volume para 2022. A estimativa é que 15% dos XC40 sejam 100% elétricos, enquanto a versão híbrida plugável seguirá com 85% do volume do suve compacto. E o diretor-geral de Operações e Iinovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, antecipou que em 2022 devemos ter o Volvo C40, um suve cupê, aparecendo no portfólio de veículos elétricos da marca à venda no Brasil.
GB