Uma disputa particular entre Ferrari e Red Bull marcou a prova de classificação para o GP de Mônaco, quinta etapa do Campeonato Mundial de F-1 e que será disputada amanhã, a partir de 10 horas (horário de Brasília) com transmissão por TV aberta (Bandeirantes) e a cabo (BandSPorts). A pole position ficou marcada duplamente: Charles Leclerc (foto de abertura,) bateu na saída da curva da Piscina quando tentava melhorar o tempo que já tinha lhe garantido o primeiro lugar no grid, e marca o regresso da Ferrari à disputa das primeiras posições. Max Verstappen alinha em segundo enquanto Valtteri Bottas e Carlos Sainz dividem a segunda fila. Lewis Hamilton, líder do campeonato, teve atuação discreta em todos os treinos e ficou em sétimo.
Em busca de melhorar o tempo que já lhe assegurava a pole position, Charles Leclerc voltou à pista nos minutos finais do treino e tudo indicava que fosse melhorar a marca de 1’10”346. Mas ao se aproximar da saída da variante da Piscina o Ferrari nº 16 tocou o guard-rail com a roda dianteira direita, quebrando o braço superior da suspensão. Sem poder controlar o carro, Leclerc chocou-se contra a lâmina de proteção que antecede a curva da Rascasse. Além de Leclerc, Mick Schumacher também bateu: o segundo acidente do alemão no fim de semana o impediu de disputar a prova de classificação.
Se Lewis Hamilton decepcionou com sua atuação apagada, Sebastian Vettel conseguiu o oitavo tempo e completa a quarta fila ao lado do inglês.
Circuito mais exótico do calendário da F-1, Mônaco é um dos mais difíceis para se fazer ultrapassagens: os pontos mais favoráveis para isso são a freada para a curva Saint Devote, a primeira do traçado de 3.339 metros, e a aproximação para a chicana da saída do túnel. A primeira passagem pela Saint Dévote é frequentemente local de engavetamento, circunstâncias que cunharam as declarações de Charles Leclerc após o final da tomada de tempos: “Nunca tive muita sorte em Mônaco, espero que amanhã eu possa mudar esse retrospecto.”
Confira o grid para o GP de Mônaco (*):
1) Charles Leclerc, Mônaco, Ferrari, 1’10”346;
2) Max Verstappen, Países Baixos, Red Bull-Honda, a 0”230;
3) Valtteri Bottas, Finlândia, Mercedes, a 0”255;
4) Carlos Sainz, Espanha, Ferrari, a 0”265;
5) Lando Norris, Inglaterra, McLaren-Mercedes, a 0”274;
6) Pierre Gasly, França, AlphaTauri-Honda, a 0”554;
7) Lewis Hamilton, Inglaterra, Mercedes, a 0”749;
8) Sebastian Vettel, Alemanha, Aston Martin-Mercedes, a 1”073;
9) Sérgio Pérez, México, Red Bull-Honda, a 1”227;
10) Antonio Giovinazzi, Itália, Alfa Romeo-Ferrari, a 1”433;
11) Estebán Ocón, França, Alpine, 1’11”476;
12) Daniel Ricciardo, Austrália, McLaren-Mercedes, 1’11”588;
13) Lance Stroll, Canadá, Aston Martin-Mercedes, 1’12”591;
14) Kimi Räikkönen, Finlândia, Alfa Romeo-Ferrari, 1’12”633;
15) George Russell, Inglaterra, Williams-Mercedes, 1’13”866;
16) Yuki Tsunoda, Japão, AlphaTauri-Honda, 1’12”096;
17) Fernando Alonso, Espanha, Alpine, 1’13”363;
18) Nicholas Latifi, Canadá, Williams-Mercedes, 1’14”791;
19) Nikita Mazepin, Rússia, Haas-Ferrari, 1’16”811;
20) Mick Schumacher, Alemanha, Haas-Ferrari, sem tempo.
(*) Resultado extraoficial
WG