Em sessão online a Jaguar Land Rover apresentou a renovação do suve médio que estará disponível näs concessionárias a partir deste mês. São duas opções de motorização, de 340 cv e a esportiva de 550 cv, o que coloca o suve em um patamar inédito ao ter estabelecido recorde de volta no circuito de Interlagos para um suve de série: 1:54,576, desafiando assim outras marcas a bater essa marca.
A versão esportiva SVR escolhida para estabelecer este recorde tem motor V-8 5-litros supercarregado que entrega 550 cv de potência máxima e 71,4 m¶kgf de torque máximo, permitindo acelerar o veículo de 0-100 km/h em 4 segundos e atingindo a velocidade máxima de 286 km/h. Esta versão ainda conta com para-choque dianteiro exclusivo com tomadas de captação de ar maiores, rodas de 21”, e na traseira o destaque são as quatro saídas de escapamento.
O motor 6 cilindros em linha, P-340, tem 3 litros de cilindrada, duplo comando de válvulas acionado por corrente, 4 válvulas por cilindro, turbocarregado com interresfriador ar-ar e injeção direta entregando 340 cv de potência máxima e 48,9 m·kgf de torque máximo. O fabricante declara 0-100 km/h em 6,1 segundos nesta versão.
Ambas motorizações são equipadas com câmbio automático epicíclico de 8 marchas, com opção de troca por borboletas atrás do volante e tração integral da Jaguar, batizada de Intelligent Driveline Dynamics. O sistema distribui torque para os eixos dianteiro e traseiro de forma independente, melhorando a estabilidade e tração em condições de baixo atrito.
A suspensão segue com a configuração de duplo braço superposto na dianteira, com mola helicoidal montado ao redor do amortecedor e barra antirrolagem. Na traseira a suspensão é multibraço com mola helicoidal e barra antirrolagem. Apenas na versão SVR a Jaguar equipou com suspensão Adaptive Dynamics que garante maior conforto e estabilidade em diferentes condições de uso. Sensores de altura em cada canto do veículo monitoram o deslocamento vertical da carroceria e ajustam as cargas de amortecimento para maximizar o conforto e estabilidade. Esse sistema permite ainda o ajuste em dois modos (Conforto ou Dinâmico) que altera o mapa do pedal do acelerador, pontos de troca de marcha, esforço da direção e amortecedores.
Exterior renovado
A nova grade frontal é inspirada no logotipo histórico da Jaguar e tem elementos em formato de diamante. Envolvendo a nova grade temos o para-choque dianteiro redesenhado com entradas de ar mais pronunciadas que ampliam o desenho da frente do veículo. E compondo esse conjunto aparecem os novos faróis totalmente em LED com a assinatura de duplo “J”. Ainda na dianteira o modelo vem com novo capô do motor com uma protuberância mais larga e dando um ar másculo ao veículo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
As lanternas traseiras em LED têm novo desenho que harmonizam com o novo para-choque totalmente redesenhado, trazendo saídas de escapamento embutidas. A versão esportiva SVR tem desenho exclusivo e todas as versões tem a opção de configuração com exterior em Black Pack como opcional.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Novo interior
O interior foi totalmente redesenhado e traz um desenho bem tecnológico com a nova central multimídia com tela tátil curva de 11,4 polegadas. Nota-se um desenho bem mais esportivo e voltado para o motorista, com aparência de materiais de qualidade superior.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O quadro de instrumentos em tela TFT de 12,3” é configurável e permite apresentar mapeamento de navegação, mostradores digitais, mídias e informações do veículo e do infotenimento, além das funções básicas de rotação do motor e velocidade. Este novo sistema é chamado de Pivi Pro com espelhamento de celular através do Android Auto e Apple CarPlay permitindo a conexão de dois celulares simultaneamente via Bluetooth.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Pensando no bem estar dos ocupantes, o veículo vem equipado com sistema de cancelamento de ruído ativo, que elimina ruídos indesejáveis e é muito útil ao rodar em estradas de asfalto muito deteriorado, que causam maior ruído de rodagem. Adicionalmente conta com tecnologia de ionização do ar da cabine, ideal para eliminação de alérgenos, além de possuir um sistema de filtragem capaz de capturar partículas ultrafinas (PM2,5).
Complementando as novas tecnologias de ajuda ao motorista o veículo é equipado com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, câmeras de alta resolução com funcionalidade 3D, e o sistema Clear Exit Monitor, que alerta sobre a presença de carro ou ciclista nas proximidades do veículo. O veículo conta ainda com assistente de permanência em faixa, monitor de fadiga e monitoramento da pressão dos pneus.
Versões e preços
Com motorização P-340 (6 cilindros 3,0) são três versões e com motor V-8 apenas uma configuração está disponível com preços a partir de:
Ficha técnica e lista completa de equipamento serão publicadas quando forem fornecidas pela fabricante.
GB