A Carrozzeria Touring Superleggera foi fundada em 1926 em Milão, Itália, e sempre criou belos carros. Utilizando os recursos disponíveis nos túneis de vento, desenhou carrocerias refinadas e ao mesmo tempo otimizadas aerodinamicamente. Um exemplo é o Alfa Romeo 6C 2500SS Berlinetta Aerodinamica, de 1939, cuja traseira em forma de fuso permitia alcançar alta velocidade nas retas.
Agora ao comemorar 95 anos de atividade, cria o Arese RH95, presente de aniversário com motor V-8 central-traseiro de produção da Ferrari. O modelo ostenta estilo da carroceria substancialmente diferente do Ferrari F8 Tributo e é descrito pelos seus criadores como o primeiro da próxima linhagem de modelos Aero da Touring Superleggera.
Exatamente como no Aero3, que teve produção limitada a apenas 15 exemplares e foi inspirado no Alfa Romeo 8C 2900B Coupé Berlinetta Aerodinamica, de 1938, o Arese RH95 terá tiragem de somente 18 carros.
Em destaque a dianteira com a entrada de ar em estilo “narina”. As portas com abertura tipo tesoura, mais a tomada de ar dorsal, procuram realçar o desempenho prometido pelo modelo. Os bancos serão fabricados com as medidas exatas de cada proprietário e o interior tem acabamento sofisticado.
A aceleração de zero a 100 km/h requer escassos três segundos, com velocidade máxima anunciada de 340 km/h. São praticamente os mesmos valores do F8 Tributo, com o qual o Arese partilha, além do motor de 3,9 litros e dois turbocarregadores, também a caixa de câmbio automática de dupla embreagem e sete marchas, com tração traseira.
A carroceria é construída em compósito de fibra de carbono e as primeiras unidades já estão em acabamento. O primeiro carro foi pintado no tom verde, é o carro das fotos. Os interessados podem, inclusive, fornecer seus próprios Ferrari F8 Tributo para a modificação.
A partir daí, serão seis meses para ter o projeto concluído, pois são cerca de 5 mil horas de trabalho manual para cada carro, informa a empresa. O preço obviamente não é divulgado, o valor só estará disponível mediante consulta.
AB