Os Land Rover Defender e Discovery são fabricados atualmente a partir de uma mesma arquitetura, mas isso vai mudar no futuro. A revelação foi feita pelo novo diretor executivo da Jaguar Land Rover, Thierry Bolloré, que já tem a solução escolhida para o Discovery.
De acordo com ele, esse veículo adotará, já a partir da próxima geração, a Electric Modular Architecture – EMA. Mas isso não significa o fim dos motores de combustão no modelo, segundo declarações da empresa. Embora assumindo que a EMA é uma arquitetura concebida para veículos elétricos, Bolloré garante que ela também pode receber motorizações híbridas e híbridas plugáveis tendo por base motores de quatro cilindros a gasolina. Mais ainda, pode servir de ponto de partida para uma versão 100% elétrica.
“As necessidades do Defender, em termos de arquitetura, não são as mesmas do Discovery, Discovery Sport, Velar ou Evoque”, defendeu Bolloré. Quanto ao Defender, manterá a plataforma Modular Longitudinal Architecture – MLA, a qual é compatível com motores montados longitudinalmente, embora permitindo soluções com bateria. A estreia dessa nova plataforma, no Discovery, só deverá ocorrer em meados de 2024.
Ainda sobre o Discovery, os números apontam que o modelo perdeu muitos compradores desde a chegada do novo Defender, o que poderá se agravar com a chegada da versão mais longa deste último, dentro de 12 a 18 meses. A Land Rover já assumiu que esta nova variante do Defender, com sete lugares, poderá entrar no nicho dos suves de luxo.
Enquanto isso, o Defender é o carro de apoio na mais dura competição de aventura do mundo, a Red Bull X-Alps. Os atletas irão percorrer mais de 1.200 quilômetros em terreno alpino exigente, entre 20 de junho e 2 de julho de 2021. Os 12 dias de competição conjugam caminhada, ultramaratona, alpinismo e voo com parapente através da Áustria, Alemanha, Itália, Suíça e França.
“Land Rover é sinônimo de aventuras extremas e o Defender irá desempenhar um papel fundamental no grande desafio da competição Red Bull X-Alps, proporcionando apoio aos participantes e organizadores da prova enquanto enfrentam os caprichos da natureza ao longo de 1.238 quilômetros”, explica Ulrich Grill, organizador da prova. Os Defender estarão equipados com tendas de teto Autohome, concebidas especificamente para o Defender 110.
AB