Meu ultimo texto aqui no AUTOentusiastas foi sobre o conceito de motor propfan.
Pois bem, dia 14 p.p., a CFM International, consórcio que reúne a GE e a francesa Safran, fabricante dos motores CFM-56 e do CFM Leap, anunciou o desenvolvimento daquilo que ela batizou por RISE, ou Revolutionay Innovation for Sustainable Engines (inivação revolucionária para motores sustentáveis).
O principal destaque para esse conceito anunciado pelo consórcio é o emprego do conceito de fan sem duto, mas, diferentemente dos conceitos anteriores, o projeto do consórcio franco-americano prevê o uso de um rotor único e um estator, e não rotores contrarrotativos anteriores.
A ideia é a criação de um motor na faixa das 30 mil lbf de empuxo com consumo e emissões 20% inferiores aos atuais CFM-Leap do Airbus A320 Neo e do Boeing 737 Max.
Ainda não foram divulgados maiores detalhes do motor nem o tempo que a empresa espera colocá-lo em testes mas a expectativa é o seu desenvolvimento se estender até 2030, sendo que a parceria da GE com a Safran foi aumentada em mais 10 anos, indo até o ano de 2050.
* Com informações da Flight Global
DA