Em 15 de julho de 1941, há exatos 80 anos, a antiga Willys-Overland Company assinou um contrato com o Exército dos Estados Unidos para iniciar a produção do primeiro veículo Jeep militar (foto acima). Oitenta anos depois, a marca Jeep atua em todo o mundo com uma linha de produtos que continua se expandindo para novos segmentos, uma comunidade fiel de clientes e a utilização de novas tecnologias, como a dos veículos elétricos 4xe, como a evolução de oito décadas de liderança no setor.
Em 2021, no Brasil, a Jeep comemora seus 80 anos com diversas novidades. No Jeep Day (dia 4×4 ou por ser o dia 4 do mês 4), quando foi realizada a comemoração do aniversário da marca de forma antecipada no país, foi feito o lançamento de uma série especial de aniversário para cada um dos quatro modelos comercializados por aqui (Renegade, Compass, Grand Cherokee e Wrangler), além da apresentação da Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma de serviços de conectividade que estreou no Renegade, primeiro carro conectado da marca e da Stellantis no Brasil. Pouco depois, foi a vez da apresentação do Novo Compass, com mais desempenho com o novíssimo motor turbo T270 com potência de 180/185 cv e torque de 27,5 m·kgf (álcool ou gasolina); novo desenho com mudanças por fora e por dentro, como o novo volante; mais sofisticação com itens como os novos faróis de LED; e mais tecnologia com a nova central multimídia conectada de 10’1”.
“Comemoramos estas oito décadas de olho no futuro, com um ano repleto de novidades. Além de tudo que já trouxemos no primeiro semestre, ainda teremos em 2021 os lançamentos do Jeep Commander, suve premium de sete lugares que elevará o patamar de luxo da marca, e do primeiro modelo híbrido 4xe da Jeep na região. Estamos começando uma nova era para a Jeep já pensando nos próximos 80 anos”, afirma Alexandre Aquino, diretor marca Jeep para a América Latina.
Doze momentos marcantes em 80 anos da Jeep no mundo
Coloque 100 apaixonados pela Jeep ao redor do mundo juntos e peça a eles para indicar os momentos mais memoráveis na história da marca e é pouco provável que qualquer um deles dê a mesma resposta. Abaixo está uma lista de alguns dos momentos mais importantes para a Jeep no mundo nessas oito memoráveis décadas.
4xe é o novo 4×4
A evolução da marca Jeep acelerou neste seu 80º aniversário com a chegada do Wrangler 4xe, a utilização de recursos de eletrificação para desenvolver e produzir os veículos 4×4 mais robustos, divertidos e avançados do mundo, incluindo o totalmente remodelado Jeep Grand Cherokee, que será apresentado no Salão do Automóvel de Nova York, nos Estados Unidos, de 20 a 29 de agosto do mês que vem. Como ícone da Jeep, o Wrangler 4xe está liderando a ofensiva de eletrificação da marca no hemisfério norte. O recurso 4×4 Trail Rated® (capacidade de trilhas) do modelo é possível graças a uma bateria à prova d’água selada e sistemas eletrônicos que podem operar nas condições mais difíceis.
Propulsionado por tecnologia híbrida de plugar, tem um motor 4-cilindros de duplo comando de válvulas e injeção direta, e um motor elétrico, resultando na potência e torque combinados de 375 cv e 64,7 m·kgf. Com consumo de 20,8 km/Le, alcance de 595 quilômetros, aceleração 0-100 km em 6 segundos, e modos de condução E-Selec, esse é o Wrangler mais robusto, eficiente, favorável ao meio ambiente e tecnicamente avançado que, por conta de sua propulsão elétrica silenciosa, pode agora inserir seus usuários na natureza com mais imersão.
O novo premium americano
Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 colocam os suves premium em um patamar sem paralelos em termos de estilo, conforto e aventura. Os modelos de oito lugares representam uma extensão premium da marca Jeep, embalada em um novo projeto sofisticado e autêntico. Eles foram construídos baseados na rica herança do refinamento e construção americano de alto padrão, oferecendo a melhor experiência ao cliente com um conjunto de vantagens padrão premium que vão além do simples serviço VIP.
Expansão global
Durante a última década, a marca Jeep expandiu sua oferta de produto global com novas identificações como o compacto Jeep Renegade e o novo Jeep Gladiator, a picape Jeep mais robusta da história. A marca também expandiu sua área de produção, permitindo que clientes em mercados tais como Europa, Brasil, Índia e China apreciem veículos da marca Jeep produzidos localmente. Esse portfólio diverso de produtos e áreas de produção global, com dez fábricas em seis países permitiu que a marca Jeep quadruplicasse as vendas em um período de dez anos.
O máximo em tração e dirigibilidade
Em 1999, dois novos sistemas de tração nas quatro rodas foram apresentados. O Quadra-Trac II ofereceu um sistema inovador que transfere o torque traseiro para a frente e de um lado para o outro, significando que o torque de tração estará disponível imediatamente para todas as quatro rodas, garantindo máxima tração e dirigibilidade a qualquer momento e em todas as circunstâncias sem intervenção do motorista. Quando o Quadra-Trac foi combinado com os novos eixos progressivos dianteiro e traseiro Vari-Lok, que entregam muito mais torque para a roda com maior aderência, o resultado foi o novo sistema Quadra-Drive.
O Jeep Grand Cherokee impressionou em Detroit
Em 7 de janeiro de 1992, no Salão de Detroit, Bob Lutz, então presidente da Chrysler, dirigiu o primeiro novo Jeep Grand Cherokee ZJ da linha de produção de Jefferson, Michigan, pelas ruas da cidade e através da porta de vidro do Cobo Hall (local onde o salão se realiza), apresentando o avanço do suve premium. O Grande Cherokee oferecia detalhes interiores sofisticados, dirigibilidade na estrada, condução e conforto sem perder qualquer característica off-road que fez da marca Jeep uma lenda.
O nascimento de uma lenda
A chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público de um suve compacto com mais conforto. Ele apresentava um centro de gravidade mais baixo, dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável. O modelo estabeleceu precedente para um dos veículos Jeep mais amados e robustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil de carroceria aberta familiar do CJ-7, ele continha poucas partes comuns com seu famoso predecessor. Mecanicamente, o Wrangler tinha mais em comum com o Cherokee. Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep/Eagle da Chrysler.
O primeiro suve compacto do mundo, o Cherokee
A crise do petróleo de 1979 estimulou o desenvolvimento de um 4×4 menor. O Jeep Cherokee XJ 1984 foi projetado a partir do zero e foi o primeiro suve compacto do mundo. Usando uma estrutura monobloco, o veículo ficou muito menor que seu antecessor mantendo ainda 90% de seu espaço interior. O veículo apresentou o sistema de tração de quatro rodas Command-Trac shift-on-the-fly.
Wagoneer cria o suve premium original
Em 1963, o Jeep Wagoneer foi o suve premium original que combinou a tração quatro rodas com um câmbio automático. Oferecendo opções que estavam, até então, disponíveis em carros de passageiros de alta tecnologia, o Wagoneer mudou a percepção das pessoas sobre um veículo de tração nas quatro rodas. Isso ampliou o mercado e o apelo dos veículos 4×4 e criou o suve moderno, que foi anunciado como “Totalmente novo, Totalmente Jeep”. Duas décadas depois, a marca Jeep lançou o Grand Wagoneer, que trouxe a experiência premium 4×4 a outro nível com características como bancos em couro, ar-condicionado, rádio AM/FM/CB e isolamento acústico.
Jeep Jamboree: o “avô” de todos os eventos de tração nas 4 rodas
Em 1953, o primeiro Jeep Jamboree realizou-se em Georgetown Divide, na Califórnia, atraindo 55 veículos e 155 participantes. Esse evento, organizado por Mark Smith, demonstrou como muitos proprietários de veículos da marca Jeep adoram se reunir para se divertir, praticar a camaradagem e a aventura 4×4. Embora o Jeep Jamboree realize orgulhosamente eventos sobre trilhas em todos os Estados Unidos, um dos mais populares encontros é o da Rubicon Trail, que atravessa a cadeia de montanha de Sierra Nevada na Califórnia — sem dúvida, os 27 quilômetros mais extenuantes de aventura off-road já vistos. Poucas marcas no mundo geram tanta dedicação e compromisso de sua comunidade como a marca Jeep. Em cada canto do globo, todos os dias, há demonstrações de paixão dos proprietários e fãs.
O primeiro suve
Em 1946, a Willys-Overland lançou a primeira station wagon de carroceria toda em aço, a Willys Wagon, mas a grande e revolucionária novidade foi em 1949, quando a tração nas quatro rodas foi adicionada à wagon para criar o primeiro suve. Capaz de transportar sete passageiros com conforto, levar carga e enfrentar as trilhas mais difíceis, a Willys Wagon representou uma virada de jogo. A Wagon projetada por Brooks Stevens esteve em produção por aproximadamente 20 anos, mais que qualquer automóvel americano de sua época.
Um Jeep 4×4 para as massas
O CJ-2A de 1945 se tornou o primeiro veículo leve com tração nas quatro rodas disponível em massa para o público em geral. Embora o CJ-2A tenha compartilhado a arquitetura básica do MB, houve diversas melhorias notáveis. Isso incluiu uma tampa traseira dobrável, estepe montado na lateral, faróis maiores e uma unidade de tomada de força.
Um ícone nasce no período de guerra (foto de abertura)
Em 1941, a Willys-Overland firmou um contrato para ser a fornecedora primária do novo veículo militar de um quarto de tonelada (1 tonelada imperial = 907,18 kg) para o governo dos Estados Unidos. Mais de 350.000 desses Jeeps MBs seriam produzidos até 1945 e seriam a base para o Jeep CJ civil que iniciaria produção mesmo antes da guerra acabar.
BS