Os modelos HB20 ainda são aclamados como Nova Geração no website da Hyundai para diferenciar do modelo antigo produzido até 2019. E esses são os modelos que incorporam a nova grade frontal que gerou muita discórdia no seu lançamento, mas os números de vendas indicam que já está mais aceita pelos compradores e seus críticos.
Duas semanas atrás testei o HB20 hatch com motor 1-litro de aspiração atmosférica e câmbio manual. Agora testei o HB20S sedã com motor 1-litro turbocarregado e câmbio automático de 6 marchas, este teste com vídeo gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP.
Os preços que aparecem no website da Hyundai para o HB20S com motor 1-litro turbo e câmbio automático de 6 marchas são:
Evolution – R$ 91.290 (versão testada)
Evolution Bluelink – R$ 92.690
Diamond – R$ 95.990
Se preferir assista primeiramente ao vídeo:
Motor eficiente
O motor tricilindro flex Kappa 1-litro turbo com injeção direta entrega 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 m·kgf a 1.500 rpm, com ambos os combustíveis. É um motor moderno, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com acionamento por corrente, variação de fase contínua na admissão e escapamento, e quatro válvulas por cilindro. Para otimização do sistema de injeção está equipado com sensor de álcool na linha de combustível. O motor conta com o recurso de temperaturas de trabalho diferenciadas no cabeçote e bloco de modo a buscar a melhor eficiência.
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Enquanto em outros carros de motor 1-litro turbo avaliados sente-se o turbo lag, ou a demora da turbina para ganhar rotação e não se sentir de pronto o efeito do turbocarregamento, este motor tem uma aceleração bem progressiva e elástica, ao ponto de eu ter ficado em dúvida se estava mesmo dirigindo um motor turbo ou a versão 1,6-l aspirado.
O câmbio automático de 6 marchas com engrenagens epicíclicas tem trocas de marchas bem suaves em qualquer condição de aceleração. Nas retomadas de velocidade não se notam hesitações ou atrasos nos engates. As trocas de marcha em modo manual são possíveis apenas pela alavanca de câmbio, com sobe marcha para frente, e o sistema é desprovido de modo esportivo ou econômico de condução. O câmbio é da própria Hyundai produzido pela sua subsidiária Hyundai Powertrain,
Surpresa positiva fica para o consumo de combustível, utilizando álcool, obtive a média de 12,8 km/l no trecho de 110 quilômetros da rodovia dos Bandeirantes entre São Paulo e Campinas. Média muito boa, principalmente se comparada ao HB hatch com motor 1-litro avaliado duas semanas atrás, que no mesmo percurso e nas mesmas condições obtive 12,9 km/l. Este HB20S tem mais potência, a maior comodidade proporcionada pelo câmbio automático e consome igual nessa condição de uso. O valor homologado junto ao Inmetro é de 12,1/8 km/l em uso urbano e 15,3/10,8 km/l no ciclo rodoviário.
Além de ser um motor econômico e elástico, também é silencioso e transmite baixas vibrações para dentro da cabine. Apenas em situações de arrancada mais vigorosa, partindo da imobilidade nota-se uma aspereza maior oriunda do sistema de escapamento. Quanto a desempenho geral, a Hyundai declara 0-100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 191 km/h.
Conforto de rodagem
A calibração da suspensão é toda ajustada para o uso familiar trazendo muito conforto em movimentações da suspensão de baixa, média e alta frequência. O nível de aspereza de rodagem é similar a outros veículos da mesma categoria, e o mesmo é notado no ruído de rodagem. Os pneus 185/60R15 filtram bem as imperfeições do solo com boa absorção de impactos. A definição de perfil 60, mais alto, dá mostras de ter sido uma escolha correta.
Segue o conceito trivial dessa categoria de carros com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Os amortecedores são pressurizados, porém sem o recurso de batente hidráulico de distensão nos dianteiros, o que causa ruído de queda de rodas ao passar por alguns perfis de lombadas. Seria desejável a utilização desse recurso visto que muitos concorrentes já optam por esse dispositivo de controle de final de curso de distensão do amortecedor. As molas helicoidais dianteiras e traseiras são de constante elástica linear, e nas traseiras estão assentadas com borracha, minimizando ruídos e aspereza. Barra antirrolagem é utilizada apenas na dianteira, visto que o eixo de torção já exerce essa função na traseira.
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O sistema de direção com assistência elétrica é bem progressivo em termos de esforço, deixando o volante leve para manobras e dando confiança em velocidades mais elevadas. A calibração de centragem do volante é muito boa e o mesmo é visto no retorno após curvas mais fechadas ou esquinas.
Segurança
O HB20S em sua versão Evolution atende aos requisitos de segurança obrigatórios no tocante a bolsas infláveis serem apenas frontais, mas já incorpora o controle de estabilidade e tração que será exigido a partir de 2022.
Os freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira são bem dimensionados para os 1.120 kg de peso em ordem de marcha e 420 kg de carga útil, e a velocidade alcançável de 191 km/h. A modulação do pedal é bem equilibrada e torna as frenagens, sob qualquer nível de desaceleração, bem progressiva, e não cansa na utilização do anda e para de trajetos urbanos. Em frenagens de emergência ocorre a ativação automática do pisca-alerta próximo da parada total.
O alerta de saída involuntária de faixa é outro recurso de segurança adotado neste veículo, mas sem a funcionalidade de correção autônoma de direção.
Carroceria
As linhas externas do HB20S são muito bem desenhadas e apesar de ser um veículo sedã, a inclinação do vidro traseiro, juntamente com a coluna respectiva, aproximam-se ao perfil de um cupê, onde na continuação do vidro, e já na tampa do porta-malas, uma moldura plástica preta faz a extensão visual do vidro. A porção frontal do cofre do motor é curta em relação ao comprimento total do carro, de 4.260 mm, deixando as linhas bem harmônicas na vista lateral.
Com 160 mm de altura em relação ao solo o desenho fica mais equilibrado com a altura total de 1.470 mm. No entre-eixos de 2.530 mm, igual ao hatch, propicia acomodação de pessoas com até 1,80 m sem maiores dificuldades ou desconforto. Para as posições dianteiras é até possível acomodar maiores estaturas, o que não seria verdadeiro para o banco traseiro.
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Nesta versão Evolution os bancos são revestidos em tecido com desenho simples e eficiente que incluem as almofadas laterais para maior estabilidade lateral do corpo. Forro de teto utiliza cor clara que aumenta a sensação de espaço interno e os painéis de porta são em plástico moldado com os apoios de braços acolchoados, assim como o apoio de braço do console central.
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O volante multifuncional tem 370 mm de diâmetro e permite ótima empunhadura, e mesmo sem ser revestido, a textura utilizada propicia boa aderência das mãos. Entre os comandos disponíveis no volante aparecem os comandos do sistema de som e telefonia no lado esquerdo, e controle de velocidade de cruzeiro à direita. Fica faltando o computador de bordo que é acionado através do antiquado botão diretamente no quadro de instrumento. As funções do computador de bordo são as simples onsumo médio, velocidade média e viagens.
A iluminação é halógena nos faróis e LED nos faróis de neblina. Na traseira é possível observar um desenho de lanternas mais bonita e menos controversa do que foi apresentado na versão hatch.
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Básico funcional
O painel de instrumentos é básico e funcional, a central multimídia de 8” está bem posicionada ao centro e em posição elevada o que permite ótima visualização e facilidade de operação. O sistema de ar-condicionado tem controle manual de velocidade e temperatura, sendo eficiente na sua função de climatizar o ambiente sem perturbar com ruídos ou fluxo de ar incômodo.
No console central tem o requinte de fechamento para o porta-objetos à frente da alavanca de câmbio, onde está posicionado a conexão USB e tomada 12 V. E mais atrás, ao lado da alavanca de freio de estacionamento, estão os porta-copos.
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O volante de direção tem ajuste de altura e distância e permite boa visão do quadro de instrumentos. Este traz conta-giros analógico à esquerda e apenas velocidade digital ao centro, compartilhando o espaço à direita com o computador de bordo.
Conclusão
O HB20S nesta versão Evolution é uma das boas opções de compra para aqueles que buscam um sedã compacto para uso familiar. O porta-malas de 475 litros de capacidade pode não ser o maior da categoria, mas oferece amplo espaço, com abertura de 1.040 x 415 mm, além da versatilidade de rebatimento do encosto do banco traseiro para acomodar cargas maiores.
Bom consumo de combustível e desempenho agradável quanto a motor e câmbio obrigam os vendedores da Hyundai a explorar a experimentação do veículo pelos pretendentes compradores, deixando assim a imagem controversa da grade frontal para fora e sentindo os atributos do carro ao dirigi-lo.
GB
FICHA TÉCNICA HYUNDAI HB20S EVOLUTION 2021 | |
MOTOR | |
Designação | Kappa 1,0 Turbo GDI 12V CCVT |
Descrição | 3-cil, dianteiro transversal, bloco e cabeçoe de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento, turbocarregador com interresfriador, injeção direta, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 71 x 84 |
Cilindrada (cm³) | 998 |
Potencia (cv/rpm, G/A) | 120/120/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G;/A) | 17,5/17,5/1.500~4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Pressão de injeção (bar) | 250 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo automático epicíclico de 6 marchas e ré, tração dianteira, trocas pela alavanca |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726; 3ª 1,834; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774. ré 3,440 |
Relação de diferencial (:1) | 3,270 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção | n.d. |
Volta entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulica, dupla circuito em diagonal, ABS |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (Ø mm) | Tambor/n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 5,5Jx15 |
Pneus | 185/60R15H (Michelin Primacy 4) |
Estepe | Temporário T125/80DM (Maxx) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto(Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2.04 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.260 |
Largura | 1.720 |
Altura | 1.470 |
Distância entre eixos | 2.530 |
Distância mínima do solo | 160 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.091 |
Carga útil | 425 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 475 |
Tanque de combustível | 50 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,8/8,2 |
Estrada (km/l. G/A) | 14,2/10,2 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,7/10,7 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 190/190 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 5ª (km/h | 43,6 |
Rotação a 120 km/j em 5ª (rpm) | 2.750 |
Rotação à vel. máxima (rpm) | 5.640 (5ª) |
Garantia (anos) | 5 sem limite km (comerciais 100.000 km) |
EQUIPAMENTOS HYUNDAI HB20S EVOLUTION 2021 |
ESTILO EXTERIOR |
Faróis halógenos |
Faróis de neblina com projetor |
Grade frontal cascading com contorno preto brilhante |
Lanternas Clear Vision |
Maçanetas externas na cor da carroceria |
Retrovisores externos na cor da carroceria |
Rodas de liga leve diamantada de 15″, pneus 185/60R15H |
ESTILO INTERIOR |
Bancos em tecido |
Maçanetas internas cromadas |
Painel de instrumentos com tela digital Supervision Cluster Evolution |
Volante multifuncional sem revestimento |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico |
Alerta de mudança de faixa |
Assistente de partida em aclive |
Barras anti-invasisvas nas portas |
Bolsas infláveis frontais |
Câmera de ré |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para 2 bancos infantis com fixação superior |
Freios ABS e distribuição eletrônica das forças frenagem |
Monitoramento da traseira via câmera |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sinalização de frenagem de emergência |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura e fechamento dos vidros elétricos pela chave |
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) |
Alças de segurança de teto (4) |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca |
Bolsa porta-revistas no encosto do banco do passageiro |
Chave-canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas |
Computador de bordo com 7 funções: autonomia, consumo médio, consumo instantâneo, tempo de viagem, hodômetro parcial e aviso de revisão |
Console central com porta-copos e porta-objetos |
Console de teto com luzes de leitura |
Controlador e limitador de velocidade |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Iluminação no porta-luvas |
Iluminação no porta-malas |
Luz de teto central |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Pisca-3 |
Porta-objetos fechado com tampa retrátil no console |
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidora de seta |
Sensor de estacionamento traseiro |
Tomada de 12 V no console |
Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h |
Travas elétricas nas portas e porta-malas |
USB para carregamento rápido de celular |
Vidros elétricos um-toque subida/descida |
Volante com regulagem de altura e distância |
SISTEMA DE ÁUDIO |
Central multimídia blueMedia: central multimídia flutuante com tela tátil de 8 polegadas, conectividade com smartphone Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, conexões USB e auxiliar, comandos de áudio e telefone no volante |
Alto-falantes dianteiros (x2) e traseiros (x2) |
Antena tipo barbatana |