Pouco menos de um ano após a ideia inicial, a Audi Sport apresentou o novo Audi RS Q e-tron, veículo que enfrentará em janeiro de 2022 um dos maiores desafios das provas fora de estrada. No próximo Rally Dakar a Audi será a primeira fabricante a usar um carro com motorização elétrica em combinação com um conversor de energia.
O Rally Dakar apresenta desafios especiais para os engenheiros. O evento é uma maratona que dura duas semanas e as etapas diárias são de até 800 quilômetros. “É uma grande distância”, afirma Andreas Roos, responsável pelo projeto Dakar na Audi Sport. “Estamos tentando fazer o que nunca foi feito. Este é o desafio definitivo para uma motorização elétrica”.
Por não existir oportunidade de carregamento no deserto, a Audi escolheu um conceito inovador de recarga. O Audi RS Q e-tron possui um motor TFSI altamente eficiente, o mesmo que é usado no DTM, o disputadíssimo Deutsche Tourenwagen Masters (antigo Deutsche Tourenwagen Meisterschaft).
Ele é parte do conversor de energia que carrega a bateria de alta tensão durante a condução. Como o motor a combustão é acionado em faixa particularmente eficiente, entre 4.500 rpm e 6.000 rpm, o consumo específico é bem baixo.
Os eixos dianteiro e traseiro têm instalados uma unidade de gerador-motor do veículo atual da Audi Fórmula E, o e-tron FE07, desenvolvido pela Audi Sport para a temporada de 2021. Somente pequenas modificações foram feitas para usar esse equipamento no RS Q e-tron. Um terceiro gerador-motor é parte do conversor de energia e serve para recarregar a bateria de alta tensão durante a condução. Além disso, a energia também é recuperada durante as frenagens. A bateria pesa cerca de 370 kg.
Como os eixos dianteiro e traseiro não são conectados mecanicamente, o software desenvolvido pela Audi assume a distribuição de torque entre eles, criando assim um diferencial central virtual e livremente configurável , o que economiza peso e espaço que seriam necessários fisicamente pelas árvores propulsoras e pelo diferencial mecânico, destaca a Audi.
Visualmente, o Audi RS Q e-tron difere significativamente dos protótipos convencionais do Rally Dakar. “O veículo parece futurista e tem muitos elementos de projeto típicos da Audi”, analisa Juan Manuel Diaz, líder da equipe Motorsport Design na Audi.
A programação do projeto é extremamente desafiadora e menos de doze meses se passaram desde que o projeto começou oficialmente. E todo o desenvolvimento ocorreu durante a pandemia do coronavirus, salienta a Audi no seu comunicado.
AB