A cooperação se concentrará na tecnologia das futuras gerações de sistemas de bateria a serem usados em veículos Mercedes-EQ a partir de 2025. Essa rede mundial de produção de baterias da empresa incluirá nove fábricas em três continentes, dentro da ambição da marca de se tornar totalmente elétrica antes do final da década, sempre que as condições de mercado permitirem, destaca e alerta a empresa. São unidades na Alemanha, China, Estados Unidos, Polônia e Tailândia.
A produção de baterias é um diferenciador importante para a Mercedes-Benz e para ajudar nesse processo de industrialização para as próximas gerações de veículos, ela está intensificando a cooperação com seu parceiro de longa data, a GROB-WERKE GmbH & Co. KG. A Mercedes-Benz classifica essa empresa como líder no mercado mundial de produção de baterias e sistemas de automação altamente inovadores.
“A rede global de produção de baterias da Mercedes-Benz é um pilar fundamental da ofensiva do modelo Mercedes-EQ e a base de nossa mudança estratégica de ‘primeiro elétrico’ para ‘somente elétrico’. Por meio de nossa parceria com a GROB-WERKE, queremos alavancar ainda mais o potencial na área de tecnologia de fabricação, em termos de eficiência, digitalização e sustentabilidade e, assim, expandir ainda mais nossa capacidade de produção de baterias”, declarou Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz AG.
O foco da cooperação está no desenvolvimento e construção conjunta de instalações de produção de baterias altamente eficientes, incluindo a montagem de módulos e conjuntos de baterias. Os sistemas de produção da GROB-WERKE já estão em uso nas fábricas de baterias da Mercedes-Benz.
“A Mercedes-Benz e a GROB-WERKE trabalham juntas com sucesso há muitos anos. Com esta cooperação, queremos continuar a ser um parceiro forte da empresa no futuro, com conceitos de fábricas inovadores para módulos e pacotes de bateria”, destaca German Wankmiller, presidente do conselho da GROB-WERKE GmbH & Co. KG.
O começo de produção já é previsto nas primeiras fábricas para 2022.
AB