Os apaixonados pela marca italiana terão a oportunidade de ver, entre os dias 3 e 5 de setembro próximo, o Concours of Elegance, no Hampton Court Palace, perto de Londres. Este ano a Ferrari é o tema principal do evento. A marca italiana foi fundada em 1947, sendo que os seus sucessos nas competições fizeram com que ela se tornasse uma das mais desejadas pelos entusiastas.
No evento estarão presentes diversos exemplares de colecionadores, tais como o Ferrari 250 GT Europa com volante do lado direito ou o Ferrari F40 que teve como primeiro proprietário Sir Stirling Moss. Esse Concours of Elegance é considerado um dos melhores e maiores eventos de elegância do mundo automobilístico. Está prevista a presença de centenas de veículos da marca Ferrari, mas alguns merecem destaque especial.
O mais antigo dos modelos presentes neste evento é um 166 Inter, de 1950, sendo que o número da sua designação equivale à cilindrada de cada um dos seus 12 cilindros em “V”. Esta unidade é uma das três únicas carrocerias produzidas na versão conversível do modelo. É precisamente a mesma que foi apresentada no Salão de Paris de 1950, tendo recebido uma restauração total que durou três anos, de 2016 a 2019, na própria Ferrari Classiche, para deixá-la tal e qual como saiu do portão da fábrica de Modena há 71 anos.
Outra raridade é o 250 GT Europa, de 1954, que teve apenas 30 veículos produzidos com volante do lado direito. Destaque para o 250 GT Coupé de 1960, que tem carroceria assinada por Pininfarina e motor V-12 de 3 litros. São 240 cv de potência e os carburadores são Weber. Esse modelo teve 353 unidades fabricadas, desde a sua apresentação oficial no Salão de Paris de 1958.
O icônico Ferrari 250 GT Berlinetta SWB, de 1962 (foto de abertura), aqui na belíssima cor original verde Tevere, é um dos 11 produzidos com volante do lado direito e carroceria em aço, de uma produção total de 90 unidades. Foi desenhado por Pininfarina e construído porScaglietti.
O Ferrari 275 GTB produzido em 1967 é outra atração, assim como o F40 que pertenceu a Sir Stirling Moss, comprado em 1991. Nos documentos que acompanham este modelo, está a correspondência trocada entre Moss e Enzo Ferrari, em que o piloto informa já ter competido com 13 veículos da marca e ter conquistado vitórias com 11 deles.
Para acompanhar o evento, acesse o link https://concoursofelegance.co.uk.
AB