Com a crescente quantidade de veículos elétricos circulando em todo o mundo, o trabalho de engenharia envolvido nos componentes do sistema de alta tensão dos veículos está aumentando rapidamente.
A Bosch Engineering desenvolveu um novo equipamento de laboratório de alta tensão (HVLR), que oferece uma solução rápida, eficiente e, acima de tudo, segura para testar a eletrônica de potência de veículos elétricos na fase de desenvolvimento. O sistema integra uma fonte de alimentação de alta tensão e funções eletrônicas de segurança para o circuito do componente que está em testes, numa compacta cabine de controle portátil.
“Muitos dos testes na eletrônica de potência de veículos elétricos podem, portanto, ser transferidos do banco de ensaios para o laboratório de alta tensão. Isto libera uma valiosa capacidade de ensaio para outras tarefas de teste e validação, reduzindo assim o tempo e os custos de desenvolvimento”, afirma Andreas Nachreiner, responsável pela área de produtos e-Mobilidade da empesa.
Um dos principais focos do projeto deste equipamento de laboratório de alta tensão é a segurança nas operações de teste do dia a dia, onde a alta tensão oferece risco de vida. “No laboratório, tem de ser realizado um grande número de testes diretamente nos componentes ativos de potência. Quaisquer erros aqui são fatais. O nosso conceito de proteção abrange as potenciais causas de acidentes e reduz os riscos ao trabalhar no circuito de alta tensão”, explica Heinz-Georg Schmitz, diretor de engenharia de mecatrônica da Bosch Engineering.
Outra vantagem resultante é a proteção do objeto de teste contra danos durante o procedimento. Isso é particularmente vantajoso para componentes de protótipo que estão disponíveis apenas em pequenas quantidades e onde os defeitos podem levar a atrasos no processo de desenvolvimento.
AB