Publieditorial: saiba mais.
As mudanças tecnológicas vêm avançando em velocidade cada vez maior e a indústria automobilística segue incorporando uma série de recursos para facilitar e tornar mais seguro o ecossistema em que está inserida. A Hyundai tem como visão corporativa o lema Progresso para Humanidade e, rapidamente, está se destacando como provedor de soluções de Mobilidade Inteligente.
Um exemplo é o sistema Bluelink que estreou no Brasil na linha de compactos HB20, HB20S e HB20X, a mais acessível da marca sul-coreana no País. Trata-se de uma iniciativa de carro conectado para melhorar a experiência de condução e proporcionar mais tranquilidade aos motoristas e ocupantes do veículo, como ressaltou Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai as Américas do Sul e Central.
Ramirez acredita que “será amplamente aceito e reconhecido por seu grande valor agregado e praticidade de uso”.
O Bluelink é uma tecnologia agregada à central telemática e de multimídia por meio de um SIM card fornecido pela operadora de telecomunicações Vivo. Dessa forma está conectada e interligada à rede de dados mundial, podendo em caso de necessidade ser acessada e reprogramada as suas funções a partir de qualquer lugar do planeta com acesso ao sinal. A integração com IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas) permite novos serviços inclusive de proteção à vida e patrimonial.
O usuário deve instalar o aplicativo Bluelink no seu smartphone, preencher um rápido cadastro e assim usufruir de todos os recursos disponíveis: segurança e assistência ao motorista em caso de acidente ou pedido de informações; prevenção ao roubo ou furto do veículo; serviços de conveniência; alertas e cuidados com o carro.
Segurança e assistência
A primeira e importante função envia um sinal automático e instantâneo à Central SOS Bluelink em caso de acidente com deflagração de qualquer um dos quatro airbags. O atendente, então, tem acesso à localização exata da ocorrência e assim providenciar socorro imediato, além de tentar contato com o veículo acidentado. O motorista ou qualquer ocupante também pode se comunicar, caso possível, com o atendente por meio de um botão vermelho, localizado na base do espelho retrovisor interno. Essa assistência 24 horas nos sete dias da semana inclui outras emergências, inclusive serviço de guincho.
Também na base do espelho retrovisor há um segundo botão (branco) para que motorista e ocupantes possam tirar dúvidas ou serem orientados sobre funcionalidades não só do Bluelink como de outras características do veículo.
Prevenção a roubo ou furto
O sistema Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado ou furtado. O proprietário ou usuário pode ligar e informar a ocorrência à Central SOS Bluelink que passa a rastrear o carro e passar informações à autoridade policial. É possível, ainda, solicitar bloqueio remoto da partida do motor, após este ter sido desligado. A polícia também é avisada sobre o local onde o veículo foi imobilizado. Em caso de o alarme disparar por invasão ao interior do automóvel, um aviso aparecerá de imediato no smartphone do usuário.
Serviços de conveniência
Por meio do aplicativo Bluelink uma série de funções a partir do smartphone facilitam a vida do motorista. Um exemplo é a partida remota do motor que permite ainda climatizar a cabine com ar-condicionado por intervalos entre dois e dez minutos. Outras conveniências: travar ou destravar as portas, abrir e fechar as janelas, acionar pisca-alerta e alarme. A função “Find my car” (Encontre meu carro) permite localizar o veículo tanto em um estacionamento quanto em qualquer ponto do Brasil.
O motorista também tem acesso a uma lista com endereços de concessionárias Hyundai, restaurante, postos de combustível e ainda pode marcar um ponto de interesse como favorito no mapa.
Alertas e cuidados com o carro
Há várias possibilidades de configurar os alertas. O usuário define um limite de velocidade, um intervalo de tempo e dias da semana em que veículo não deve circular ou um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado (cerca geográfica). No modo Valet é possível determinar a distância máxima a ser percorrida pelo manobrista, velocidade máxima a ser atingida e tempo máximo de motor ocioso. Qualquer parâmetro ultrapassado leva a uma notificação no smartphone do usuário.
A central multimídia Bluemedia permite bloquear o acesso de terceiros a qualquer função. Outra possibilidade é o diagnóstico de vários sistemas do automóvel como airbags, pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Em caso de detecção de falhas um alerta chega ao app Bluelink para o motorista tomar providências.
O sistema libera relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante. É ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais econômica e segura.
FC