A Nissan apresentou em Nova York, EUA, a nova geração do esportivo Nissan Z. É a sétima geração do modelo, que tem mais de 50 anos no mercado e 1,8 milhão de unidades vendidas. O Z original estreou em 1969 e é considerado um veículo que ajuda a manter a tradição da marca.
“Para nós da Nissan, o Z faz parte de quem somos e representa anos de nosso compromisso com os clientes. Por meio do Z, levamos o desenho mais recente e o desempenho e o entusiasmo de carros esportivos para o maior número de pessoas possível’, disse Ashwani Gupta, executivo da Nissan Motor Company.
O novo motor V-6 com dois turbocarregadores é de 3 litros e produz a potência de 405 cv e 48,4 m·kgf de torque a 5.600 rpm. A versão Performance utiliza diferencial de deslizamento limitado. O câmbio é manual de 6 marchas, mas também está disponível um câmbio automático de 9 marchas. Para o câmbio manual existe a função de controle de arrancada quando é encomendado o pacote denominado Performance. Todos os modelos equipados com câmbio automático já têm essa funcionalidade como item de série.
“Nosso objetivo é tornar este o melhor Z e ponto final. A cada geração, elevamos a barra, empurrando os limites do Z e continuando a explorar o instinto humano para a próxima jornada emocionante”, disse Hiroshi Tamura, chefe de produto do novo Z, que prossegue declarando que “mais do que apenas potente e ágil, o novo Z foi projetado para ser um parceiro de dança do motorista em suas aventuras na estrada”.
Para o exterior, o novo Z assume um estilo tradicional de carro esportivo com tração traseira, que a empresa define como capô longo, traseira mais baixa e uma silhueta que lembra a primeira geração. A linha do teto desce da frente para trás para criar um perfil no qual a traseira está ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lama dianteiro, dando ao Z sua postura única, informa a marca em seu comunicado.
“Nossos estilistas ouviram milhares de proprietários atuais do Z, fizeram inúmeros estudos e esboços enquanto pesquisávamos cada geração e o que as tornou um sucesso. No final das contas, decidimos que o Z deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro”, disse Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior global de estilo da Nissan.
Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG do mercado japonês dos anos 1970, que se encaixam naturalmente na nova identidade do Z. A versão Performance tem defletor traseiro e o defletor dianteiro aproveita o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do esportivo Nissan GT-R.
O interior é inspirado nas gerações anteriores, com três instrumentos analógicos no centro do painel, mas incorpora todos os itens atuais que um veículo de sua classe deve ter. A Nissan anunciará no final deste ano os detalhes do novo Z para o mercado japonês, conhecido como Fairlady Z.
AB