Com 160 veículos e 1.500 peças em exibição, o Museu Mercedes-Benz, localizado em Stuttgart, na Alemanha, é uma vasta fonte de fatos e de história. Um destes modelos é o Mercedes-Benz 300 usado pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer.
Konrad Hermann Joseph Adenauer foi um político alemão cristão-democrata, advogado, prefeito de Colônia e também um dos mentores da economia social de mercado. Foi o chanceler da República Federal da Alemanha e presidente da União Democrata-Cristã. Nasceu em 5 de janeiro de 1876, em Colônia, Alemanha e faleceu em 19 de abril de 1967, em Bad Honnef, Alemanha.
Com pintura preta e cromados discretos, tem amplo espaço e estofamento macio na traseira. John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, quando visitou a República Federal da Alemanha, entre 23 e 26 de junho de 1963, provavelmente utilizou este mesmo automóvel durante os eventos oficiais. Os dois políticos participaram de desfiles, como o que ocorreu em Colônia, em pé num Mercedes-Benz 300 Landaulet, mas os deslocamentos eram feitos em outros veículos da frota, um deles o de placas SU-A 254.
O “300 Adenauer”, como ficou conhecido, é um sedã de prestígio, com telefone móvel, divisória de vidro com acionamento elétrico entre o motorista e seu ilustre passageiro, ventilador e cintos de segurança. Itens de série, como partes em madeira envernizada, mostram o quanto o veículo é luxuoso.
O assento de Adenauer, do lado direito traseiro, tem uma pequena mesa dobrável que podia ser usada para realizar tarefas. Uma persiana de rolo acionada por cabo foi instalada para escurecer a janela traseira e proteger os ocupantes da luz do sol. O veículo do chanceler não tinha ar-condicionado, porém havia um ventilador de três pás instalado acima do assento do governante. O porta-luvas ocultava uma versão pioneira de telefone móvel.
Cintos de segurança com três pontos no banco traseiro eram instalados desde o final de 1958 e o veículo oficial do chanceler já incluía esse item de segurança. A Mercedes-Benz entregou esse histórico modelo para a frota oficial do governo em janeiro de 1959 e em 1963, ao final de seu mandato como chefe de governo, Adenauer comprou o Mercedes-Benz 300 da República Federal da Alemanha, passando a usá-lo pessoalmente até seu falecimento, em 1967.
É por isso que o veículo exibido no Museu Mercedes-Benz traz uma placa particular, e não a placa tradicional utilizada pelo chanceler federal, de número 0-002. Aposentado, Adenauer continuou a ser conduzido por um motorista em seu prestigioso sedã. Ter um motorista era fundamental para ele, já que o primeiro chanceler federal da Alemanha não possuía carteira de motorista.
O sedã em exibição faz parte da série de modelos W189, produzidos entre 1957 e 1962. Sucedeu ao modelo 300 da série W186, produzido entre 1951 e 1957. Em contraste com o primeiro Mercedes-Benz 300 W186, o W189 trazia elementos de tecnologia e estilo significativamente mais avançados. O motor de seis cilindros tinha injeção mecânica de combustível Bosch no lugar do carburador. Com isso, a potência aumentava de 127 cv para 163 cv, e a velocidade máxima de 160 km/h para 165 km/h. Esse sistema de injeção de gasolina era derivado do utilizado pelo icônico 300SL “Gull Wing”, que na época era o mais veloz carro de produção seriada.
O primeiro Mercedes-Benz 300 do chanceler, de 1951 (W186), também é uma peça importante da história. O veículo oficial foi retirado de serviço e vendido, em 1956, após percorrer mais de 150.000 quilômetros. Está exposto desde 1994 na “Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland” (Casa da História da República Federal da Alemanha). Este é um museu de história contemporânea em Bonn, Alemanha, e que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano, sendo um dos museus alemães mais populares. O primeiro carro de Konrad Adenauer está ali, com a sua placa original, de numeral 0-002. Esse veículo foi totalmente restaurado pelos especialistas da Mercedes-Benz Classic.
AB