• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

MERCEDES-BENZ 300, O HISTÓRICO VEÍCULO UTILIZADO POR KONRAD ADENAUER

O MODELO 300 DA SÉRIE W189 FOI PRODUZIDO ENTRE 1957 E 1962

identicon por Augusto Botelho
03/09/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz AG e Wikipedia

Fotos: Divulgação Mercedes-Benz AG e Wikipedia







Com 160 veículos e 1.500 peças em exibição, o Museu Mercedes-Benz, localizado em Stuttgart, na Alemanha, é uma vasta fonte de fatos e de história. Um destes modelos é o Mercedes-Benz 300 usado pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer.

Konrad Adenauer, chanceler da República Federal da Alemanha

Konrad Hermann Joseph Adenauer foi um político alemão cristão-democrata, advogado, prefeito de Colônia e também um dos mentores da economia social de mercado. Foi o chanceler da República Federal da Alemanha e presidente da União Democrata-Cristã. Nasceu em 5 de janeiro de 1876, em Colônia, Alemanha e faleceu em 19 de abril de 1967, em Bad Honnef, Alemanha.

Estilo imponente impressiona até os dias de hoje

Com pintura preta e cromados discretos, tem amplo espaço e estofamento macio na traseira. John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, quando visitou a República Federal da Alemanha, entre 23 e 26 de junho de 1963, provavelmente utilizou este mesmo automóvel durante os eventos oficiais. Os dois políticos participaram de desfiles, como o que ocorreu em Colônia, em pé num Mercedes-Benz 300 Landaulet, mas os deslocamentos eram feitos em outros veículos da frota, um deles o de placas SU-A 254.

Todo o conforto que um estadista precisava

O “300 Adenauer”, como ficou conhecido, é um sedã de prestígio, com telefone móvel, divisória de vidro com acionamento elétrico entre o motorista e seu ilustre passageiro, ventilador e cintos de segurança. Itens de série, como partes em madeira envernizada, mostram o quanto o veículo é luxuoso.

O assento de Adenauer, do lado direito traseiro, tem uma pequena mesa dobrável que podia ser usada para realizar tarefas. Uma persiana de rolo acionada por cabo foi instalada para escurecer a janela traseira e proteger os ocupantes da luz do sol. O veículo do chanceler não tinha ar-condicionado, porém havia um ventilador de três pás instalado acima do assento do governante. O porta-luvas ocultava uma versão pioneira de telefone móvel.

Painel com acréscimos na área de comunicação e segurança

Cintos de segurança com três pontos no banco traseiro eram instalados desde o final de 1958 e o veículo oficial do chanceler já incluía esse item de segurança. A Mercedes-Benz entregou esse histórico modelo para a frota oficial do governo em janeiro de 1959 e em 1963, ao final de seu mandato como chefe de governo, Adenauer comprou o Mercedes-Benz 300 da República Federal da Alemanha, passando a usá-lo pessoalmente até seu falecimento, em 1967.

O último automóvel oficial de Konrad Adenauer

É por isso que o veículo exibido no Museu Mercedes-Benz traz uma placa particular, e não a placa tradicional utilizada pelo chanceler federal, de número 0-002. Aposentado, Adenauer continuou a ser conduzido por um motorista em seu prestigioso sedã. Ter um motorista era fundamental para ele, já que o primeiro chanceler federal da Alemanha não possuía carteira de motorista.

O sedã em exibição faz parte da série de modelos W189, produzidos entre 1957 e 1962. Sucedeu ao modelo 300 da série W186, produzido entre 1951 e 1957. Em contraste com o primeiro Mercedes-Benz 300 W186, o W189 trazia elementos de tecnologia e estilo significativamente mais avançados. O motor de seis cilindros tinha injeção mecânica de combustível Bosch no lugar do carburador. Com isso, a potência aumentava de 127 cv para 163 cv, e a velocidade máxima de 160 km/h para 165 km/h. Esse sistema de injeção de gasolina era derivado do utilizado pelo icônico 300SL “Gull Wing”, que na época era o mais veloz carro de produção seriada.

O primeiro veículo do chanceler, o W186 de 1951

O primeiro Mercedes-Benz 300 do chanceler, de 1951 (W186), também é uma peça importante da história. O veículo oficial foi retirado de serviço e vendido, em 1956, após percorrer mais de 150.000 quilômetros. Está exposto desde 1994 na “Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland” (Casa da História da República Federal da Alemanha). Este é um museu de história contemporânea em Bonn, Alemanha, e que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano, sendo um dos museus alemães mais populares. O primeiro carro de Konrad Adenauer está ali, com a sua placa original, de numeral 0-002. Esse veículo foi totalmente restaurado pelos especialistas da Mercedes-Benz Classic.

AB





Anterior

JAGUAR C-TYPE É REEDITADO

Próximo

EM BUSCA DE UM PROCEDIMENTO UNÂNIME

Próximo
Foto: autopapo.com.br

EM BUSCA DE UM PROCEDIMENTO UNÂNIME

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: metropoles.com/cbmdf

TERMOS ERRADOS OU ESTRANHOS QUE VÊM E FICAM

03/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: metropoles.com/cbmdf

TERMOS ERRADOS OU ESTRANHOS QUE VÊM E FICAM

03/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.