Adiado desde 2020 por causa dde um momento crítico da pandemia que assolava o País, o Campeonato Mundial de Kart previsto para se realizar este ano no Speed Park, em Birigui, SP, foi cancelado esta manhã pela FIA Karting, o departamento da Federação Internacional de Automóvel (FIA) que gerencia a modalidade. O anúncio foi tomado unilateralmente e reflete a pressão feita pelos fabricantes europeus, em particular os baseados na Itália, e destrói a explicação para a decisão, justificada pela famigerada pandemia do Covid-19, situação que atualmente está em curva decrescente.
O cancelamento ocorre apenas dois dias após o encerramento das inscrições. Mesmo com a opção manifestada por fabricantes italianos de não comparecer ao evento, somente com pilotos brasileiros foi possível superar o grid mínimo, de 20 karts por categoria, imposto contratualmente pela própria entidade internacional. Os números preliminares apontavam 27 pilotos na categoria OK e 25 na OK Junior.
Os organizadores esperavam receber a relação oficial de inscritos na manhã de hoje, incluindo pilotos estrangeiros, cujas inscrições não foram submetidas ao controle da CBA. Extraoficialmente, seriam mais de 60 inscritos no total. Ao invés disso, a informação foi de cancelamento.
Um grande investimento foi feito para que o Kartódromo Speed Park estivesse pronto vários meses antes do Mundial e se tornasse uma das melhores estruturas do mundo. A logística também estava pronta, incluindo transporte de equipamento, hotelaria, alimentação, serviço de saúde, recepção de competidores e tudo o mais que diz respeito a um evento dessa magnitude.
Desde o ano passado uma frente formada por Giovani Guerra (atual presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo), Ricardo Gracia (proprietário do circuito) e Felipe Massa (dirigente da FIA Karting) trabalharam a fundo para garantir a realização da prova e todas as demandas apresentadas. A decisão desta manhã surpreendeu aos brasileiros e manchou de forma indelével a imagem de soberania e controladora do esporte da FIA e a FIA Karting.
Está marcada uma reunião na próxima semana entre representantes da FIA, Speed Park e CBA para tratar do assunto.
WG