O e-208 GT, um hatch esportivo 100% elétrico e apresentado no Brasil há um ano,, foi lançado oficialmente ontem (28/9). O desempenho é assegurado pelo motor que produz, de imediato, torque de 26,5 m·kgf, com a potência chegando 136 cv, números suficientes para o modelo acelerar de zero a 100 km/h em 8,3 s.
São três modos de condução disponíveis. O modo Eco tem como foco a otimização do alcance; já o Drive é indicado para garantir o conforto nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o Sport prioriza o desempenho, utilizando a potência e o torque máximos.
O Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa. Pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Essa recarga significa recuperar cerca de 270 km de alcance.
O Peugeot 208 marcou a estreia da produção de hatches com arquitetura CMP (sigla em inglês de plataforma modular comum), Ela tem a particularidade de ser multienergia, ou seja, é capaz de manter exatamente o mesmo padrão de equipamentos para toda a linha, qualquer que seja sua motorização — a combustão, híbrida ou elétrica pura como no e-208 GT.
A Peugeot informa que para rodar com plena segurança no Brasil, o veículo recebeu alterações com reforços específicos para as condições locais. Para proteção da bateria foram aplicadas chapas metálicas no lugar de plásticas em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre do motor. Os braços de controle da suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que tiveram as medidas mantidas, mas são do tipo run flat.
AB