A Pirelli, que trabalha com a Lamborghini desde 1963, refez os pneus usados para o protótipo LP500, que usava o Cinturato CN12 quando foi exibido pela primeira vez no Salão de Genebra de 1971. Era uma versão específica deste pneu para o LP500, com um perfil 60, o mais baixo da época.
Os pneus tinham a medida 245/60R14 na frente e 265/60R14 na traseira, exatamente as mesmas dimensões usadas para a versão reconstruída de hoje. O desenho do padrão da banda de rodagem também é idêntico, mas o composto e a estrutura usam as mais recentes tecnologias.
A versão definitiva do Countach entrou em produção em 1974 com um pneu que tinha especificações diferentes das recomendadas para o CN12 do protótipo original. Recentemente a Lamborghini decidiu recriar o carro histórico de 1971 para um colecionador e os engenheiros da Pirelli, após um processo meticuloso de análise e pesquisa no arquivo da Fundação Pirelli, recriaram fielmente o CN12 que foi projetado na época para aquele Lamborghini.
Esse “novo” Countach LP500 fez sua estreia no famoso Concorso d´Eleganza Villa d´Este de 2021, em Cernobbio, Itália, neste final de semana. O veículo foi fabricado pela divisão de patrimônio da Lamborghini, que dedicou mais de 25.000 horas de trabalho para dar vida ao sonho de um dos colecionadores mais dedicados da marca.
A família Pirelli Collezione combina aparência clássica com a mais recente tecnologia de produção, para maior eficiência e segurança. A gama Collezione é composta por alguns nomes verdadeiramente lendários, desde o icônico Stella Bianca lançado em 1927, passando pelo Stelvio e chegando aos mais recentes Cinturato P7 (1974), P5 (1977), P Zero (1984) e P700-Z (1988). O resultado desta estreita colaboração com os fabricantes de automóveis melhora o desempenho original dos carros clássicos em que estes pneus Collezione estão agora montados.
AB