Os modelos híbridos plugáveis privilegiam a condução elétrica no uso urbano e o alcance de um motor a combustão para as estradas. Talvez pudesse ser a motorização ideal para os veículos, o meio-termo entre economia e poluição zero nos centros urbanos e longo alcance nas viagens longas. E juntando os dois motores, um desempenho esportivo. Mas a histeria pela mobilidade 100% elétrica está pondo essa solução prática e viável no rol dos poluidores. Pena…
Para o Brasil, a BMW apresenta o novo BMW X3 híbrido plugável. Produzidos na fábrica de Spartanburg, Estados Unidos, as três configurações se diferenciam por detalhes do estilo e na dotação de equipamentos.
Em comum aos três, está a grade dianteira com nova moldura, faróis mais estreitos em dez milímetros e lanternas traseiras de LED com desenho tridimensional e novos filetes.
Dentre as mudanças de estilo que diferenciam as três opções de configuração, o BMW X3 xDrive30e X-Line traz detalhes de alumínio nos para-choques e soleiras, que remetem às proteções para fora-de-estrada. As rodas de liga leve Y Spoke têm 20 polegadas de diâmetro e são montadas com pneus 245/45 na dianteira e 275/40 na traseira, mesmas dimensões das duas opções abaixo.
Quanto ao BMW X3 xDrive30e M Sport, ele tem estilo mais esportivo, com detalhes em preto brilhante na grade, nos para-choques e nas molduras dos vidros. As rodas têm diâmetro de 20 polegadas no estilo duplo-raio e são montadas com pneus idênticos aos da versão X-Line. O BMW X3 xDrive30e M Sport Launch Edition traz a grade frontal preta e tem volume limitado de unidades.
O que não muda é a tecnologia híbrida. As duas unidades de propulsão podem ser utilizadas separada ou simultaneamente. O motor a combustão é o 2-litros TwinPower Turbo de 184 cv, que recebe a força adicional do motor elétrico para gerar a potência combinada de 292 cv. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral é a xDrive, que também permite se aventurar por terrenos fora de estrada leve. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,1 segundos.
O aplicativo My BMW App permite localizar o veículo, trancar ou destrancar as portas, entre outras possibilidades. Com ele também é possível ter uma visão geral do processo de carregamento do carro, inclusive achar pontos de recarga próximos à sua localização.
O preço de lançamento para o BMW X3 xDrive 30e X-Line é de R$ 399.950. O BMW X3 xDrive30e M Sport tem preço sugerido de R$ 439.950, e o limitado BMW X3 xDrive30e M Sport Launch Edition tem valor sugerido de R$ 449.950.
AB