Embora a demanda por aplicações digitais seja alta, os operadores das fábricas já existentes enfrentam restrições porque a maioria de seus sistemas não tem conectividade, e a interface certa para aquisição de dados está disponível apenas na geração mais recente de robôs da Dürr. No caso de modelos anteriores, robôs de outros fabricantes e tecnologias fora da aplicação de pintura, existia a impossibilidade de serem interconectados. A Dürr divulga que encontrou uma forma de levar conectividade a quase todos os robôs e áreas comuns.
Identificar causas de defeitos, definir a programação ideal de manutenção e melhorar os processos de fabricação, até agora só era possível em uma linha de pintura equipada com robôs de última geração. A Dürr está expandindo o escopo de suas aplicações de inteligência artificial, com uma solução de interface exclusiva que possibilita, pela primeira vez, integrar robôs de linhas de pintura já existentes, conforme o comunicado da empresa.
A indústria automobilística tem uma vasta quantidade de dados latentes sobre processos de fabricação, matérias-primas e produtos. O segredo para aproveitar esse ativo é a conectividade, ou seja, ter a interface de controle correta para receber as informações fornecidas por robôs, fornos, sistemas de eletrodeposição catódica ou tecnologias de transportadores, entre outras.
A solução é um adaptador fabricado com componentes de hardware e software, que pode se conectar a todas as atuais tecnologias e fornecer dados com a alta resolução necessária, da ordem de milissegundos. O adaptador é oferecido pela Dürr em cooperação com a Techno-Step, especialista em sistemas para diagnóstico e análise de dados de processos, que faz parte do Grupo Dürr desde 2020. “Dessa forma, os operadores conseguem ler os dados disponíveis nos sensores e atuadores de suas fábricas já existentes e integrar todo o espectro das áreas em um único software analítico”, afirma Jens Häcker, executivo da empresa alemã.
O pacote de software DXQ equipment analytics inclui o módulo Advanced Analytics, a primeira solução pronta para o mercado a fazer uso da inteligência artificial para aumentar a eficácia geral dos equipamentos da linha de pintura. Ao contrário das tecnologias de controle convencionais, o software DXQ identifica defeitos e permite uma intervenção antecipada, informa a Dürr. O Grupo Dürr está desde 1964 no Brasil. A Dürr AG foi fundada em 1895 por Paul Dürr, como uma oficina de metal para telhados. A sede fica em Bad Cannstatt, bairro de Stuttgart, na Alemanha.
AB