• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home GB

COMEÇOU A TEMPORADA DE CHUVAS, E AGORA?

OITO DICAS PARA DIRIGIR COM MAIOR SEGURANÇA EM PISO MOLHADO

identicon por Gerson Borini
17/10/2021
em GB, Tecnologia
Foto: divulgação Pirelli

Foto: divulgação Pirelli







Recentemente acompanhamos o GP da Bélgica de Formula 1 que teve a largada adiada e posteriormente a corrida foi encerrada após três voltas com o carro de segurança na pista,, e a principal razão foi a falta de visibilidade devido ao borrifo de água. Os pneus de F-1 têm capacidade de drenar até 80 litros de água por segundo, e como os carros não têm para-lamas, todo esse volume de água é transformado em borrifo, prejudicando a visibilidade dos carros que vem atrás.

Nos carros de corrida com superfícies aerodinâmicas para gerarem elevadas forças verticais descendentes (downforce), como aerofólio traseiro e extrator, a produção do borrifo é acentuada.

Hoje em dia é muito mais seguro dirigir em piso molhado do que no passado. Os fabricantes de pneus desenvolveram compostos de borracha e desenho de sulcos que minimizam a aquaplanagem, que é o perigoso efeito causado pela não eliminação do filme de água que se forma entre o pneu e o piso.

Aquaplanagem – Foto:uniroyal.pt

No Brasil a primavera é a estação do ano onde temos maior volume de água caindo dos céus, e com tantas rezas para que chova muito para encher os reservatórios e minimizar os riscos de racionamento e uma crise hídrica, este ano pode chover muito mais. Depois de um longo período de estiagem aqui pela região sudeste, finalmente chegaram as chuvas, e é hora de ter atenção redobrada. Seguem algumas dicas extraídas do website da Pirelli:

1 – Seja dócil

A primeira regra básica para dirigir no piso molhado é ser dócil e cauteloso com acelerador, freio e direção. Atualmente a maior parte dos carros novos já possuem controle de estabilidade e tração, é desaconselhável sua desativação. Se o carro não tem ESP (Electronic Stability Program, marca registrada Bosch ) ou ESC (Electronic Stability Control, nome genérico), ambos de mesmo significado, a dica é utilizar marchas mais altas do que o normal com câmbio manual ou deixar em D (Drive em modo normal) com câmbio automático Dessa forma haverá menor propensão a patinagem de rodas.

2 – Garanta boa visibilidade

Além da redução da capacidade de tração dos pneus, a visibilidade fica comprometida devido à chuva. Os limpadores de para-brisa devem estar em boas condições para limpar os efeitos da chuva e do spray dos outros carros e caminhões. O lavador do para-brisa deve estar abastecido com água, e se possível utilizar um pouco de detergente para ajudar a desengraxar os vidros.

Internamente é importante ligar o sistema de ventilação e ar-condicionado, caso seja equipado, para evitar o embaçamento dos vidros, e direcionar o fluxo para o para-brisa. O desembaçador do vidro traseiro pode ser ligado preventivamente, evitando prejuízos na visibilidade traseira.

3 – Atenção à sinalização

É sempre importante ter atenção com a sinalização, principalmente aquelas que indicam os perigos da pista escorregadia, tendo assim maior tempo para reação e antecipando-se aos perigos da via. Atenção redobrada com as lombadas e valetas que ficam invisíveis e podem ocultar maiores riscos de acidente e danos ao veículo.

4 – Evite águas profundas

Se é difícil identificar a profundidade do filme de água é melhor evitar a passagem ou fazê-la de modo cauteloso. Sob as águas pode haver buracos que podem danificar rodas e pneus, prejudicando a controlabilidade do veículo. Outro risco é a entrada de água pela tomada de ar frio da admissão, causando quebra do motor por calço hidráulico, além dos riscos de perda de contato no sistema elétrico.

5 – Atenção redobrada

Adotar um estilo de condução mais atento com velocidades moderadas, evitar distrações e manter as duas mãos firmemente ao volante. A distância para o carro da frente deve ser de aumentada para 5 segundos garantindo tempo de reação de frenagem pois a distância de parada será maior devido à condição atmosférica..

6 – Pista escorregadia

Após um longo período de estiagem, as primeiras gotas reagem com o asfalto deixando-o “ensaboado” e com baixo coeficiente de atrito, causando o efeito de viscoplanagem; condição em que os pneus têm dificuldade de proporcionar aderência, mesmo com uma fina lâmina de água.

7 – Esterce com cuidado

Mesmo com atenção e velocidade moderada as situações de perigo são alertadas com antecedência, mas ainda assim há o risco de o carro sair de frente ou traseira sobre o piso molhado. O instinto pode levar o motorista a fazer correções vigorosas no volante, mas isso deve ser evitado pois pode deixar a situação ainda pior. A resposta correta é esterçar com suavidade até perceber que o a aderência dos pneus dianteiros está reestabelecido.

Lembre-se do conselho de Jackie Stewart: a melhor maneira de sair de uma derrapagem é não entrar nela.

8 – Aprendendo a enfrentar uma aquaplanagem

Mesmo a 50 km/h, ao passar por poças d’água pode causar aquaplanagem. A água não é expelida rapidamente pelos sulcos dos pneus e faz o carro flutuar e perder direção. O desgaste irregular dos pneus, sulcos com menos de 3 milímetros de profundidade e pressões incorretas podem também contribuir para a aquaplanagem.

O comportamento correto é manter a calma, soltar o pedal do acelerador lentamente, segurar o volante firmemente, e se for necessário aplicar os freios com sutileza. Dessa maneira haverá uma transferência de peso para o eixo dianteiro, ajudando na recuperação do controle da direção.

Um ultimo conselho: mesmo os sistemas mais sofisticados de controle de estabilidade e tração não são melhores do que a pronta intervenção do motorista, sendo esta decisiva para enfrentar a situação.

GB





Anterior

DÜRR EXPANDE APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AS LINHAS DE PINTURA

Próximo

LOMBADAS NAS FERROVIAS, RIOS E MARES

identicon

Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

Próximo
Foto: nsctotal.com.br

LOMBADAS NAS FERROVIAS, RIOS E MARES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In