O sistema de gestão de temperatura do motor e recuperação de calor pode aumentar em até 33% o alcance propiciado pela bateria. Segundo a Bosch, no Brasil há hoje uma frota de mais de 45 mil automóveis eletrificados, sendo que desses, cerca de 2.400 são totalmente elétricos.
A empresa, além das soluções de propulsão, também desenvolve tecnologias para o gerenciamento térmico e para os sistemas de frenagem que visam garantir o máximo desempenho dos veículos elétricos.
Para estes veículos, que obviamente não têm o auxílio gerado pelo vácuo do motor a combustão, a Bosch criou o iBooster, um componente eletromecânico que amplia a força de frenagem e dispensa o uso da bomba de vácuo. Por conta disso, esta tecnologia aumenta a eficiência da frenagem e potencializa a capacidade de regeneração da energia elétrica, além de reduzir o desgaste dos freios.
Outro ponto essencial para o bom funcionamento do carro elétrico é a gestão da temperatura dos diversos componentes do sistema, incluindo o motor elétrico. Afinal, quando a temperatura está muito baixa, o alcance é comprometido e, caso esteja muito elevada, pode reduzir a vida útil da bateria.
Mathias Schelp, gerente da unidade de Sistemas Térmicos da divisão Electrical Drives da Bosch, explica que para equilibrar a temperatura, a Bosch desenvolveu um sistema de gerenciamento térmico que combina diversos itens, tais como bombas d’água, válvulas elétricas, motores de arrefecimento e ventilação na integração com os sistemas térmicos (radiadores, compressores elétricos e bombas de calor). Este sistema, a partir do fluido refrigerante do veículo, coleta calor e frio, distribuindo-os adequadamente aos pontos necessários sem sacrificar a bateria. “Para a bateria, o ideal é alcançar temperaturas entre 15 °C e 30 °C. Ou seja, o sistema precisa desta inteligência para identificar a temperatura ideal de cada item e distribuir na quantidade correta”, complementa Schelp.
A tecnologia é capaz de alterar a configuração para atender às estações do ano, realizando a gestão térmica de todo o sistema e preparando o veículo para picos de temperatura. A depender das condições do ambiente, o uso de tecnologias de gestão térmica e recuperação de calor podem aumentar o alcance propiciado pela bateria em até 33%.
Além de controlar o resfriamento e aquecimento, o sistema de gerenciamento térmico ainda consegue ajustar o desempenho do carro, optando pelo modo ecológico (econômico) ou esportivo, acrescenta Schelp. “Estas soluções inteligentes exemplificam como a Bosch utiliza seu know-how para desenvolver soluções a fim de aprimorar a experiência do usuário com o carro do futuro”, finaliza.
AB