A tração integral é de série e a configuração 2+2 está de volta, após uma ausência de décadas. Verdade que nos bancos traseiros só cabem duas crianças pequenas e olhe lá… O R232 é fabricado com uma nova arquitetura em aço, alumínio, magnésio e outros compostos, que deverá ser compartilhada com o futuro AMG GT cupê.
Desenvolvido com base num monobloco em alumínio completamente novo, o SL apresenta rigidez estrutural 18% superior à do seu antecessor. Além disto, segundo a Mercedes-AMG, a rigidez transversal é 50% superior à apresentada pelo AMG GT Roadster, enquanto a rigidez longitudinal aumentou 40%.
De acordo com a marca alemã, a nova arquitetura permitiu montar o motor e as suspensões numa posição mais baixa do que acontecia no antecessor. O resultado é um centro de gravidade mais baixo, que beneficia o comportamento dinâmico do Roadster.
No campo do comportamento dinâmico, o Mercedes-AMG SL tem de série o inédito sistema de quatro rodas direcionais. Tal como no AMG GT R, até os 100 km/h as rodas traseiras giram na direção oposta às dianteiras e, a partir dos 100 km/h, na mesma direção que estas.
Externamente segue a filosofia de desenho dos recentes modelos da marca. Linhas limpas, a tradicional grade dianteira denominada Panamericana, com barras verticais, que serão bem visíveis nos retrovisores dos outros carros. Essa grade tem clara ligação com os 300 SL que a Mercedes-Benz alinhou na mítica prova de estrada mexicana na década de 1950.
A traseira tem estilo suave, liso, sem grandes adornos para destoar. O defletor embutido que quase passa despercebido, é acionado automaticamente após 80 km/h. Em opção existe o Aerodynamic Package que inclui elementos aerodinâmicos ativos na dianteira e um difusor traseiro mais pronunciado.
A capota têxtil de três camadas é 21 kg mais leve do que as rígidas rebatíveis de acionamento elétrico. A opção do teto mais leve influencia a dinâmica, com o centro de gravidade mais baixo favorecendo a condução ainda mais esportiva.
O interior é revestido de couro, com especial atenção à tecnologia. O sistema MBUX tem tela 11,9 polegadas e o painel de instrumentos é digital, com tela de 12,3 polegadas. Para aquecer, o sistema AirScarf bombeia ar quente através dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, aquecendo a nuca dos dois ocupantes.
Motorizações, com um saudável som emitido pelas quatro saídas de escapamento na traseira, são os V-8 de 3.982 cm3 com dois turbocarregadores. O SL 55 4MATIC+ (carro prata na foto de abertura) tem 475 cv de potência. O SL 63 4MATIC+ (carro vermelho na foto de abertura) tem o mesmo motor do SL 55 4MATIC+, porém recebe várias alterações internas e de configuração, para produzir potência de 585 cv.
O SL 63 4MATIC+ acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 315 km/h. Já o SL 55 4MATIC+ chega aos 100 km/h saindo da imobilidade em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 295 km/h. O câmbio é automático AMG Speedshift MCT 9G de nove marchas e o sistema de tração integral é o AMG Performance 4MATIC+.
No total, o novo Mercedes-AMG SL conta com cinco modos de condução normais: Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual, aos quais se junta ainda o modo Race nos carros equipados com o pacote AMG Dynamic Plus, opcional no SL 55 4MATIC+ e de série no SL 63 4MATIC+.
Numa fase posterior, mas sem data prevista, será lançada uma versão híbrida plugável a gasolina, com um desempenho ainda mais elevado, provavelmente denominada SL 63e.
AB