É um novo capítulo que se inicia na história da indústria automobilística. Menos de quatro meses depois de anunciar pela primeira vez um dos projetos de cooperação mais interessantes do mundo dos automóveis, as empresas envolvidas começam os trabalhos sob a nova estrutura. A união entre Bugatti e Rimac terá sede em Sveta Nedelja, perto de Zagreb, na Croácia. Seu executivo-chefe será Mate Rimac, fundador da Rimac Automobili. Na estrutura organizacional, a Porsche aparece com 45% de participação e mais 22% do Grupo Rimac. A Hyundai detém 11% desse Grupo.
A Porsche AG terá um papel importante como parceiro estratégico. O presidente do conselho executivo da Porsche, Oliver Blume, e o executivo responsável pelas Finanças, Lutz Meschke, farão parte do Conselho de Supervisão. A Bugatti Rimac será propriedade do Grupo Rimac (55%) e da Porsche AG (45%). A Bugatti e a Rimac continuarão a operar como marcas e fabricantes independentes e manterão suas respectivas unidades de produção, respectivamente em Zagreb, Croácia e em Molsheim, França. O atual executivo-chefe da Bugatti, Stephan Winkelmann, deixou seu cargo em 31 de outubro último. para se concentrar no seu papel como presidente da Lamborghini.
“Esta fusão é a solução perfeita para todos os envolvidos. Juntos, formamos uma poderosa empresa automobilística” disse Oliver Blume. “Conseguimos agregar valor à prestigiosa e tradicional marca Bugatti, orientando-a mais para o futuro. A Bugatti simboliza charme e paixão. A Rimac é uma empresa inovadora com considerável conhecimento técnico. Gostaríamos de agradecer a Stephan Winkelmann por sua contribuição excepcional. Ele fez um ótimo trabalho”, encerrou Blume.
A Porsche tornou-se uma das partes interessadas na Rimac em 2018 e tem aumentado constantemente seu envolvimento desde então. Ao mesmo tempo, todos os modelos Bugatti continuarão a ser produzidos na fábrica em Molsheim. A Bugatti Rimac começará com cerca de 435 funcionários; cerca de 300 situados em Zagreb e 135 em Molsheim. Este posicionamento estrutural permitirá reter e desenvolver os pontos fortes das atraentes marcas Bugatti e Rimac.
AB