O presidente executivo do Renault Group, o italiano Luca de Meo (foto de abertura), esteve no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, para conhecer em detalhes a operação local — e já que está aqui irá a Interlagos assistir seus Alpines de F-1 azuis em ação no domingo.
Após visitar as instalações e manter contato com vários funcionários, encontrou-se com alguns concessionários da marca de modo a ouvir quem está próximo aos consumidores brasileiros no dia a dia.
“A gama que estamos construindo em nível mundial tem potencial para o Brasil. A Renault vai se posicionar em segmentos mais altos do mercado e o mesmo vai acontecer no Brasil”, afirmou Luca de Meo.
Outro ponto importante da agenda foi o detalhamento dos vários projetos de mobilidade desenvolvidos pela marca no país, como os veículos elétricos e a geração de energia limpa em Fernando de Noronha, e os programas de carsharing e locação de curta duração, por exemplo.
“O Brasil é um mercado estratégico para a Renault. Iremos avançar com a eletrificação da nossa gama, utilizando todo o nosso ativo tecnológico de 10 anos de experiência em veículos elétricos, o que nos coloca na vanguarda neste segmento.”, disse Luca de Meo.
A Renault do Brasil anunciou em março deste ano um investimento de R$ 1,1 bilhão para a renovação de cinco produtos da sua gama atual e dois novos veículos elétricos. Após a chegada do Zoe E-TECH Electric, em abril, o próximo veículo elétrico a ser lançado no país será o Kwid E-TECH Electric em 2022.
Além de pioneira na comercialização de carros elétricos no mundo, a Renault é líder na venda de veículos de passeio 100% elétricos no Brasil. Desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo. São vários projetos como na ilha de Fernando de Noronha, e vendas a clientes como Porto Seguro, CPFL e Itaipu, entre outros. Além disso, o Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 400 veículos elétricos Renault em circulação no país.
Produzindo no Brasil há mais de 22 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna: a de veículos de passeio (CVP, Curitiba Veículos de Passeio ), a de comerciais leves (CVU, Curitiba Veículos Utilitários), a de motores (CMO, Curitiba Motores), além da fábrica de injeção de alumínio (Curitiba Injeção de Alumínio).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid e Master, líderes em seus segmentos, além do Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Captur e, ainda, o Zoe E-Tech, veículo 100% elétrico (BEV). A Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou cerca de 800 mil pessoas ao longo dos seus 10 anos nos eixos inclusão e Segurança.
BS