O modelo Bentley 3 Litre foi comprado por Noel van Raalte, um abastado londrino que adorava competir com carros velozes. Produzido entre 1921 e 1929, esse modelo teve 1.622 unidades produzidas e encarroçadas por variadas empresas, com versões sedã, conversível e diversas variações, incluindo os destinados a corrida.
Considerado um dos carros ingleses mais populares dos anos 20, exibia a qualidade de construção e a engenharia apurada dos técnicos da marca. O motor 3-litros foi montado no chassi nº 1. Embora van Raalte tenha sido o primeiro cliente a encomendar o modelo, não foi o primeiro a recebê-lo. Essa honra coube a Ivor Llewellyn, que, em agosto de 1921, recebeu o Bentley 3 Litre com o chassi nº 3. Esse carro ainda existe e é atualmente o modelo de produção mais antigo do fabricante britânico.
O motor de 2.996 cm3 tinha quatro cilindros em linha, e foi projetado por um ex-militar da Royal Flying Corps, o engenheiro Clive Gallop. Era tecnologicamente muito avançado, tinha quatro válvulas por cilindro, lubrificação por cárter seco e comando no cabeçote.
E foi com a versão esportiva deste modelo que a Bentley venceu as 24 Horas de Le Mans, em 1924 e 1927. Foram as primeiras duas das cinco vitórias que a Bentley conquistou em oito anos na pista de La Sarthe. Entre 1923 e 1930 ela foi ganhador em 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930.
A Bentley Motors Limited foi fundada em 18 de janeiro de 1919 pelo engenheiro britânico Walter Owen Bentley, também ex-militar. Em 1998 passou para o Grupo Volkswagen.
AB