Dando uma olhada em minhas anotações, guardadas em meu computador, eu deparei com a foto abaixo que esconde uma interessante história que trago agora para esta coluna. Estamos na década de 1950 e a VW Kombi recém tinha sido lançada com grande sucesso, mas a concorrência estava de olho:
A história da empresa Paltenindustrie GmbH começa em 1442 com a construção de uma forja na localidade de Palten, região de Steiermark na Áustria. O primeiro registro civil daquele empreendimento deu-se no século 18 após a Guerra com a França. Em 1856 a firma passa a se chamar Jossef Pesendorfers Erben e na localidade de Pessendorf surge uma grande empresa siderúrgica. Com o passar dos anos esta empresa tem vários proprietários e passa por várias situações empresariais. Em 1º de julho de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, ela se transforma numa indústria de equipamento bélico e passa a se chamar Paltenindustrie GmbH.
Terminado o conflito, várias empresas tentam aproveitar as instalações industriais daquele empreendimento. Também é tentada a produção de veículos automotores.
O ministério da indústria austríaco interessa-se na produção de veículos e coloca uma verba à disposição dos interessados. Este foi o embrião do Palten-Diesel. A fabricação da carroceria foi delegada à firma alemã Westfalia e o projeto integral foi coordenado e desenvolvido pela firma AVL List Graz. Resulta numa cópia — melhorada — da VW Kombi “Corujinha”. Na composição abaixo podemos ver a comparação entre o Palten-Diesel e a Kombi de primeira geração (um excelente plágio):
Além da versão furgão, também são planejadas uma variante picape e uma versão pequeno ônibus. Todos os três deveriam ser baseados no mesmo chassi e mesmo motor.
Em 1954, um total de cinco exemplares são finalizados e utilizados para atrair clientes em exposições. O carro estava pronto para a produção em série. No entanto, depois de um tempo, não se pensava mais na produção, embora já não esteja totalmente claro qual era a razão decisiva. Em todo caso, o fato é que a Paltenindustrie GmbH não queria mais ter nada a ver com o projeto, quase certamente devido a uma aguda falta de dinheiro.
E assim, é claro, resta apenas uma pergunta que todo entusiasta provavelmente está fazendo agora: o que aconteceu com os cinco veículos prontos para a produção e funcionais? Um deles foi usado até os anos 60 nas instalações da fábrica de Lohner, operando como transporte interno da fábrica. Os outros presumivelmente foram para mãos privadas, embora se possa supor que o último tenha sido sucateado em 1972.
Catálogo do Palten-Diesel
A Paltenindustrie GmbH elaborou um catálogo do Palten-Diesel cuja capa é a foto de abertura desta matéria, que mostra um desenho do veículo. No canto superior esquerdo está o logo da empresa, ele aparece no centro inferior da frente do veículo.
O veículo é apresentado por um texto institucional que reproduzo abaixo:
Nos últimos anos os pequenos veículos de transporte para uma carga útil de 750-1000 kg assumiram vários designs, eles têm se inserido cada vez mais na economia industrial e comercial e têm ajudado a preencher a lacuna entre os pequenos veículos de transporte, criados a partir de carros de passageiros, e os caminhões de acima de 1 ½ ton.
A fim de atender a um desejo legítimo da economia de permitir os menores custos operacionais possíveis na categoria de pequenos veículos de transporte, o Palten-Diesel é equipado com um motor Diesel extremamente econômico e pouco exigente.
O motor Diesel de 2 cilindros e 4 tempos arrefecido a ar garante economia nos custos operacionais em comparação com veículos equipados com motores a gasolina do mesmo tamanho e desempenho, sendo que os motores Diesel, em média, cobrem todo o preço de compra em cerca de 5 anos por sua economicidade.
O novo veículo pequeno de transporte Diesel também atende aos requisitos mais recentes com sua transmissão sincronizada, alavanca de câmbio na coluna de direção, aquecimento da cabine do motorista, descongelador, freio hidráulico, baixo peso próprio, grande área de carga e aplicação adequada às exigências de transporte atuais.
O equipamento da cabine do condutor é notável, com um para-brisa amplo, não dividido e curvo, que dá ao condutor uma visão geral nítida com um grande ângulo de visão.
A suspensão independente nas quatro rodas é uma suspensão perfeitamente balanceada que garante que o novo Palten-Diesel” tenha excelente comportamento em curvas e características de direção agradáveis, mesmo em estradas de baixa qualidade, o que é particularmente benéfico no que diz respeito ao transporte de passageiros.
Passo a reproduzir com as respectivas traduções as demais folhas deste catálogo.
Segue a tradução de sua legenda:
Grandes portas de carregamento permitem o transporte de mercadorias volumosas.
O espaço interior particularmente amplo oferece a possibilidade de um design que corresponda às várias necessidades.
A cabine do motorista com design elegante está equipada com um banco estofado confortável para 3 pessoas.
A mudança de marcha na coluna de direção permite que o motorista passe livremente e, assim, possa entrar também pelo lado da calçada.
Janelas laterais particularmente grandes e bancos facilmente removíveis caracterizam o Palten-Kombi como um veículo universal.
Segue a tradução da respectiva legenda:
O conjunto de tração traseiro está bem protegido contra sujeira e é facilmente acessível por meio de uma grande porta articulada.
O tanque de combustível tem capacidade para 30 litros, o que é suficiente para uma distância de 500 km.
A bateria de 12 volts (75 Ah) garante o funcionamento adequado dos sistemas elétricos.
O motor diesel de 2 cilindros e 4 tempos arrefecido a ar pode ser puxado para trás depois de se soltar alguns parafusos.
Muitos dados interessantes deste projeto podem ser vistos em sua ficha técnica que segue abaixo:
A tradução da ficha de dados técnicos segue abaixo:
MOTOR: J. Warchalowski, Viena (afamado fabricante de tratores e motores estacionários)
Motor diesel de 2 cilindros arrefecido a ar e 4 tempos, posição V 90º.
Diâmetro: 85 mm, curso: 90 mm, deslocamento: 1020 cm³, potência máxima: 20 cv a 3300 rpm. Bomba de combustível mecânica, arrefecimento a ar por ventilador turbo.
EMBREAGEM: monodisco a seco
TRANSMISSÃO:
4 marchas para a frente, 1 marcha à ré, 3ª e 4ª marchas sincronizadas, acionamento do eixo traseiro embutido na caixa de câmbio
EIXO DIANTEIRO:
Suspensão independente das rodas dianteiras com molas individuais, suspensas por paralelogramo transversal, mola de lâmina transversal inferior, elo triangular superior montado em borracha, suspensão diagonal, mola de borracha adicional, amortecedor hidráulico telescópico, rolamentos de rolos cônicos fortes, vedação metálica.
EIXO TRASEIRO:
Semieixos oscilantes com braços arrastados articulados em borracha. molas helicoidais e batentes de borracha atuando como molas adicionais.
DIREÇÃO:
Direção do fuso de giro suave através da haste de proteção da junta esférica atuando na barra de direção dividida.
FREIOS:
Freio servo-duplex totalmente hidráulico com mecanismo mecânico. Freio de mão a cabo, diâmetro do tambor de freio 230 mm, largura da sapata do freio 40 mm.
CHASSI:
Placa de base de chapa de aço com vigas de caixa ocas retas e arcos de roda de suporte de carga organicamente combinados em uma construção leve
CARROCERIA: Construção leve totalmente em aço
RODAS: 3,50 Dx16
PNEUS: 5,50×16
DIMENSÕES:
Distância entre eixos: 2300 mm
Bitola: 1360 mm
Diâmetro de giro: 10 m
Plataforma de carregamento: 1640 x 2650 mm
PESOS:
Peso a seco: 925 kg
Peso em ordem de marcha: 1000 kg
Carga útil: 800 kg
Peso total permitido: 1800 kg
Velocidade máxima: 75 km / h
Capacidade de rampa sob carga total: 25%
Consumo de combustível: 6 litros de óleo diesel / 100 km (equivale a 16.7 km por litro)
Tanque de combustível: 30 litros, dos quais 5 litros de reserva
Legenda das ilustrações superiores:
À esquerda: versão picape
À direita: versão furgão e versão pequeno ônibus (de passageiros)
Acredito que esta cópia da VW Kombi não seja conhecida de muitos, e é um caso interessante de cópia com melhorias. Curiosamente o para-brisa do Palten-Diesel antecipou a Kombi T2 em muitos anos. A alavanca de câmbio na coluna de direção, que chegou a ser oferecida como acessório para a VW Kombi, certamente foi um ponto muito positivo. O motor Diesel mais fraco que o VW Boxer a ar da VW Kombi prometia ser mais econômico, se bem que a velocidade final era ainda menor. As 3ª e 4ª marchas sincronizadas ofereciam maior conforto aos motoristas. Em suma, o pessoal da Palten esmiuçou o projeto da Kombi e escolheu os itens que eles puderam melhorar. Mas, mesmo assim, esta versão “sósia” não teve nem de longe o sucesso da VW Kombi.
AG
Sim, procurei alguma informação sobre algum tipo de reclamação da Volkswagen quanto à cópia feita pela Palten e não encontrei nada, mas se algo aparecer eu complementarei a matéria.
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