A BMW M GmbH apresentou no evento Art Basel de Miami, EUA, o BMW Concept XM. É o primeiro modelo exclusivo projetado pela marca esportiva desde o BMW M1 e o novo esportivo é destinado a comemorar os 50 anos da BMW M, que começou sua magnífica trajetória em 24 de maio de 1972.
O conceitual é um suve de alto desempenho e dimensões avantajadas, derivando diretamente do X7, que é o maior suve da BMW. A dianteira antecipa o desenho frontal dos próximos modelos de luxo da marca alemã, e certamente vai polemizar, tipo ame ou odeie.
A grade dianteira ladeada por faróis destaca-se pelas suas dimensões. Visto de lado tem o perfil típico de um suve, mas mostra influências de um cupê, tendência que ganha adeptos a cada novo lançamento. Na traseira saltam à vista as lanternas e a forma como o vidro traseiro foi integrado à carroceria. As saídas de escapamento verticais e empilhadas, e de contornos peculiares, também não passam despercebidas.
O nome do modelo precisou da autorização da Citroën para ser adotado. Mas o conceito é o carro mais potente de produção da história da fabricante. Sua motorização híbrida plugável inclui um motor V-8 a gasolina, auxiliado pela propulsão elétrica, que nesta condição tem alcance de até 80 quilômetros, no ciclo WLPT. São 750 cv de potência e 101,9 m·kgf de torque, de acordo com dados e testes ainda preliminares.
O Concept XM combina luxo, desempenho e estilo, com faróis divididos em duas partes e a grade iluminada. O interior, batizado de M Lounge, é sofisticado e tem revestimentos de compósito de fibra de carbono e couro. Existe a combinação de vários estilos, com a moderna tecnologia do BMW Curved Display, tal e qual nas recentes gerações do sistema iDrive, contrastando com a imagem clássica do couro castanhos dos revestimentos.
A produção terá início no fim de 2022, concentrada em Spartanburg, Carolina do Sul, Estados Unidos. A BMW não divulgou dados sobre o desempenho, nem maiores detalhes sobre motor, câmbio e outros itens.
AB