Ao mesmo tempo que anuncia para dentro de um ano a chegada do novo Macan, que terá propulsão exclusivamente elétrica, a Porsche deixa escapar que o modelo atual, com motor a gasolina, continuará em produção, mas não definiu por qual prazo os dois serão comercializados paralelamente.
É uma boa notícia para aqueles que reconhecem as qualidades do suve compacto da marca, mas que não têm condições, ou simplesmente não querem aderir à eletromobilidade. Ou melhor, não querem deixar de ouvir o som inebriante de um motor a combustão “rugindo” nas acelerações e “pipocando” a cada tirada de pé…
Enquanto isso, os desdobramentos do Projeto Artemis poderão indicar os novos Porsche, Bentley e Audi com maior espaço para passageiros, certamente de olho nos mercados dos Estados Unidos e da China.
Esta proposta 100% elétrica inédita da Porsche aparenta estar relacionada com o Audi Landjet, o futuro elétrico dessa marca, previsto para 2024 e o primeiro fruto do citado Projeto Artemis. Esse estudo quer criar e adotar novas tecnologias para automóveis elétricos que também vão reforçar a aposta na condução autônoma. Além do Landjet da Audi, estão previstos mais dois modelos, um da Porsche e outro da Bentley, ambos provavelmente para 2025.
Curiosamente, o Landjet inicialmente seria um sedã, mas os rumores mais recentes indicam a possibilidade de ser um cruzamento entre um sedã e um suve com até três filas de bancos. É exatamente aí que entra a Porsche.
Um Porsche maior que o Cayenne pode estar a caminho sim. Seria um modelo com três fileiras de bancos, para sete lugares. A marca de Stuttgart teria mostrado aos concessionários americanos um esboço de um hipotético novo veículo, mais comprido e mais largo que o Porsche Cayenne. Segundo alguns distribuidores que o viram, tratava-se de uma proposta com estilo diferente do Cayenne, uma mistura de sedã e suve.
Um porta-voz da Porsche Cars North America disse em declarações à Automotive News que a marca compartilha esboços e desenhos arquivados sob o título Porsche Unseen (foto de abertura), a maioria dos quais não passa da fase de ideias, mas que acabam por inspirar e influenciar outros projetos. Em 12 de novembro de 2020 a Porsche mostrou, pela primeira vez, propostas e estudos de desenhos produzidos entre 2005 e 2019.
Com essa “sondagem de terreno” a Porsche procura potencial para um modelo posicionado acima do Cayenne. Não custa lembrar que, quando em 2002 a marca mostrou um suve, muita gente torceu o nariz… Mas hoje o Cayenne e o Macan são sucessos absolutos. Lembrando que foi o Cayenne, com a Porsche sob a regência de Wendelin Wiedeking, que garantiu a saúde financeira da fabricante e o seu futuro.
Não sem motivos a Porsche estaria propondo este hipotético modelo aos concessionários americanos. O apetite dos Estados Unidos por suves e crossovers de grandes dimensões, com três filas de bancos, é o maior do mundo. E tem a China com enorme potencial para modelos grandes e caros… Apesar de ainda não ter sido confirmado, caso a Porsche decida lançar esse modelo, não seria para antes de 2025, provavelmente. Aguardemos…
AB