A sigla ROV significa Recreational Off-Highway Vehicle. Lexus, todos sabem, é a marca de veículos de luxo da Toyota. O que um bugue minimalista tem a ver com sedãs e suves sofisticados? Só o futuro responderá. De acordo com a fabricante japonesa, ele foi desenhado para demonstrar que “um tipo de condução mais estimulante pode coexistir com uma sociedade livre de carbono”.
Para Spiros Fotinos, diretor da Lexus Europe, “o ROV é a nossa resposta para a paixão crescente pela vida ao ar livre e para o espírito aventureiro dos consumidores de produtos de luxo. Como veículo conceitual, é emocionante de dirigir, e tem emissões quase nulas graças ao seu motor alimentado a hidrogênio”.
O motor a combustão é de apenas 1 litro, baseado nos motores da linha Toyota Yaris. De acordo com a Lexus, este motor produz quase zero emissão, um número que só não é nulo por culpa de uma quantidade insignificante de óleo do motor que é queimado durante a condução. A Lexus não revelou as especificações nem os dados de consumo que o ROV será capaz de alcançar.
O fora-de-estrada tem as suspensões expostas, gaiola de proteção e pneus todo-terreno, que ainda assim se apresenta sob a forma de um modelo muito compacto, medindo 3,12 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,80 m de altura. O tanque de hidrogênio do ROV está posicionado na parte traseira, protegido por uma cobertura.
A suspensão de curso bem longo permite chegar a lugares bem acidentados, o que reforça ainda mais a amplitude de utilização do ROV, que a Lexus afirma ser extremamente ágil.
Mais importante do que o estilo e as possibilidades de utilização deste Lexus, está a excelente plataforma de testes para a tecnologia a hidrogênio da empresa.
AB