A sigla ROV significa Recreational Off-Highway Vehicle. Lexus, todos sabem, é a marca de veículos de luxo da Toyota. O que um bugue minimalista tem a ver com sedãs e suves sofisticados? Só o futuro responderá. De acordo com a fabricante japonesa, ele foi desenhado para demonstrar que “um tipo de condução mais estimulante pode coexistir com uma sociedade livre de carbono”.
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Para Spiros Fotinos, diretor da Lexus Europe, “o ROV é a nossa resposta para a paixão crescente pela vida ao ar livre e para o espírito aventureiro dos consumidores de produtos de luxo. Como veículo conceitual, é emocionante de dirigir, e tem emissões quase nulas graças ao seu motor alimentado a hidrogênio”.
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O motor a combustão é de apenas 1 litro, baseado nos motores da linha Toyota Yaris. De acordo com a Lexus, este motor produz quase zero emissão, um número que só não é nulo por culpa de uma quantidade insignificante de óleo do motor que é queimado durante a condução. A Lexus não revelou as especificações nem os dados de consumo que o ROV será capaz de alcançar.
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O fora-de-estrada tem as suspensões expostas, gaiola de proteção e pneus todo-terreno, que ainda assim se apresenta sob a forma de um modelo muito compacto, medindo 3,12 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,80 m de altura. O tanque de hidrogênio do ROV está posicionado na parte traseira, protegido por uma cobertura.
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A suspensão de curso bem longo permite chegar a lugares bem acidentados, o que reforça ainda mais a amplitude de utilização do ROV, que a Lexus afirma ser extremamente ágil.
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Mais importante do que o estilo e as possibilidades de utilização deste Lexus, está a excelente plataforma de testes para a tecnologia a hidrogênio da empresa.
AB