A Super GT é a principal categoria do automobilismo de carros Grã Turismo do Japão. A Nissan Motor Co., Ltd. e a Nissan Motorsports International Co., Ltd. revelaram no circuito Fuji International Speedway o Nissan Z GT500. Totalmente redesenhado, vai competir na categoria em 2022.
No início dos anos 70, a empresa conquistou vitórias no campeonato americano SCCA (Sports Car Club of America) na categoria C Production Series com seu Nissan S30/ Datsun 240Z. No Japão era chamado de Nissan Fairlady Z e nos outros mercados eram os Datsun 240Z, 260Z e 280Z.
Já nos anos 90, a Nissan conquistou vitórias no IMSA Series (International Motor Sports Association), com o Nissan Z32 300ZX, além de sua participação no Japão na Super GT series com o Z33 350Z, já nos anos 2000, que culminou com o título do campeonato.
Agora retorna com o Nissan Z GT500. A empresa não divulgou nenhuma especificação sobre o veículo, mas a imprensa internacional especula sobre um motor de 4 cilindros e 2-litros, turbocarregado, que poderia chegar na faixa dos 650 cv. A tração deverá ser apenas na traseira e o câmbio deverá ter seis marchas sequenciais. É só isso que se divulga.
Ashwani Gupta, executivo de operações da Nissan, comentou que “o Nissan Z GT500 simboliza o espírito da Nissan. Continuamos promovendo inovações em nossos carros por meio de nossa estratégia no automobilismo esportivo”. Já o executivo-chefe da Nismo, Takao Katagiri, declarou que “estamos entrando na edição 2022 da Super GT com nosso Nissan Z GT500 e nossa paixão pelo automobilismo esportivo”.
AB