A Maserati começa o ano de 2022 com novidades para os muitos fãs da marca. Suve Grecale, esportivo GranTurismo (foto de abertura) e MC20 aberto estão em vias de chegar ao mercado.
Descontados os atrasos por conta da falta de semicondutores, o Grecale deverá ser um dos mais importantes modelos da Maserati nos próximos anos. Esse novo suve está posicionado abaixo do Levante e é montado sobre a evolução da arquitetura Giorgio, que está no Alfa Romeo Stelvio.
As motorizações do Grecale deverão concentrar as atenções da Maserati, que pretende eletrificar todos os seus modelos até 2023. São esperadas variantes híbridas plugáveis e 100% elétricas, mas o motor a combustão deverá continuar a ser oferecido, talvez como o 2-litros turbocarregado semi-híbrido ou o Nettuno, o V-6 com dois turbocarregadores.
Se o Grecale será um modelo vital para a sobrevivência financeira da Maserati, o novo GranTurismo será vital para a sua fama. O cupê de proporções clássicas regressará e promete gerar controvérsias. Será o primeiro Maserati 100% elétrico, e justo um esportivo, tradicionalmente terreno onde os motores a combustão da marca costumam brindar o público com seus urros inesquecíveis… Mas a deverá continuar por um tempo a existir um sonoro motor a combustão, muito provavelmente o Nettuno, acima citado.
Quanto ao MC20, ele terá versão descapotável, já antecipado pela marca numa série de “fotos-secretas-oficiais”. Só falta chegar o dia de um MC20 100% elétrico, silencioso e inaudível…
AB