A Mercedes-Benz apresenta um novo veículo elétrico conceitual que anuncia um alcance de 1.000 quilômetros com uma só carga. Embora não deva chegar ao mercado com este formato, a tecnologia que exibe deverá chegar à maioria dos modelos da marca alemã. O Vision EQXX é precisamente uma visão daquilo que poderão ser os automóveis elétricos do futuro, focando-se na eficiência.
Esta ideia é proclamada por Markus Schäffer, do conselho de administração da Mercedes-Benz para o desenvolvimento técnico. Para ele “a eficiência é a nova moeda do mercado automobilístico. Nosso objetivo foi o de esticar as fronteiras da engenharia e criar soluções que poderão ser aplicadas nos automóveis de produção em série no futuro a médio prazo”.
O baixo peso é muito importante em qualquer carro de qualquer época. Que o diga o mago Colin Chapman e seus Lotus. A Mercedes-Benz ao anunciar um alcance que supera em 250 quilômetros o do EQS 450+, usa a tecnologia inteligentemente focada na redução do peso e na melhoria da aerodinâmica.
O conjunto de baterias é de 900 volts, desenvolvido pela High Performance Powertrains (HPP) e pela Mercedes-Benz Grand Prix, os mesmos técnicos que estão por detrás dos carros de F-1. A bateria é de 100 kW·h, tal como a do EQS 450+, mas é 50% menor e 30% mais leve, pesando apenas 495 kg. Tudo isto permite manter o peso do novo modelo abaixo de 1.750 kg, para tal utilizando outros truques como rodas de magnésio, discos de freio em liga de alumínio, portas em compósito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e um teto muito fino que conta com 117 células solares que contribuem para mais 25 km de alcance.
Pneus de baixo atrito, Cx de 0,17 ajudado por um difusor traseiro, arrefecimento da bateria sob demanda e disponibilidade de 95% na entrega de potência para as rodas, tudo no Vision EQXX foi pensado para a eficiência. O motor elétrico de 204 cv é ligado às rodas traseiras.
AB