Quando foi lançado em agosto de 2017, o Renault Kwid mostrou atributos consideráveis para o que se propunha, ser um carro de entrada, acessível mas com boa engenharia de projeto e manufatura moderna. Pequeno, 3.680 mm de comprimento com entre-eixos bem razoável de 2.423 mm para bom conforto de marcha, tinha balanços curtos, o que associado ao diâmetro mínimo de curva de 10 metros o tornava apropriado para o ambiente urbano mas sem abdicar da capacidade de pegar a estrada. O franco-brasileiro, porém, enfrentou no começo o preconceito contra tudo que não é da Europa, América do Norte e Japão-Coreia, pelo fato de ser projeto idealizado para a Índia. Mas o preconceito desvaneceria rapidamente.
Seu espaço interno foi logo percebido e apreciado, o mesmo com o porta-malas de 290 litros. Pequeno sim, mas com boa habitabilidade. Suas linhas eram decididamente modernas, mas sem o extremismo de um up!, por exemplo. Já tinha quatro bolsas infláveis, com duas laterais além das frontais.
O Kwid veio com motor 1-litro flex de três cilindros, 66/70 cv, que se encarregava bem dos 778 kg do veículo. Mas a grande novidade era a distância mínima do solo de 180 mm — na origem, não foi levantado aqui como é praxe, nem sempre com bons resultados— que além de ser uma bênção no país das lombadas & valetas acentuadas, permitiu que atendesse a um dos requisitos do Inmetro para ser classificado como suve, a citada distância do solo.
Por esse detalhe a Renault deu ao Kwid o cognome “O SUV dos compactos”. aproveitando a esteira da onda SUV que já estava firmada.
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No começo, alguns problemas, como freios que requeriam alguns esforço no pedal e este tinha curso muito longo, que combinando com a haste do pedal de formato próprio para um van, fazia a ponta do pé encostar na haste, a que não se estava acostumado. Também, a direção eletroassistida não tinha boa definição de centro, o que é desagradável. A questão do freio foi resolvida com pinças e câmara de vácuo do servo-freio maiores e cilindro-mestre de maior diâmetro, juntamente com a adoção de discos ventilados. Com as mudanças no freio e nova calibração da assistência elétrica da direção, esses problemas desapareceram.
Do lançamento até o final do ano passado 277.368 Kwids foram emplacados.
O Kwid hoje
Juntamente com a reestilização (não é nova geração) no ano-modelo 2023, a fabricante agregou alguns itens importantes e apreciados pelo mercado como controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives (de grande utilidade em carros de câmbio manual), função desliga-liga motor nas paradas rápidas (de fato economiza combustível), luz de rodagem diurna (dispensa ligar faróis de dia), monitoramento da pressão dos pneus e faróis de duas parábolas (dois baixos e dois altos). e mais importante, tudo nas três versões, a Zen, a Intense e a Outsider. Uma vista d’olhos na lista de equipamentos em seguida à ficha técnica comprova que o Kwid desse ano-modelo marca a chegada do novo básico. Estou curioso para saber como é a iluminação com esses faróis.
Chamam a atenção os cuidados na produção, como as pintura das partes “invisíveis” — até o poço do estepe! —exatamente igual à das partes externas, um detalhe que não sou o único a apreciar. O interior claro (nada de preto, nem no revestimento do teto, mas cinza claro) e os “plásticos duros” de excelente textura tanto visual quanto tátil tornam o ambiente do habitáculo muito agradável.
Houve mudanças na parte mecânica. O motor ganhou nova central eletrônica que combinada com sensor de fase dos comandos de válvulas, inexistente antes, teve a potência aumentada de 66/70 cv para 68/71 cv, à mesma rotação de pico, 5.500 rpm, e o torque, de 9,4/9,8 m·kgf para, com álcool, passar 10 m·kgf, rotações de pico 4.250 rpm mantidas. Não foram mostradas as curvas respectivas, mas ao dirigi-lo ficou perceptível a maior elasticidade, que já era boa.
O consumo melhorou, era 14,9/10,2 km/l na cidade e 15,6/10,8 km/l na estrada, e passou a 15,3/10,8 e 15,7/11 km/l, respectivamente cidade e estrada.
O sistema de carga da bateria passa a ser de regeneração ao se levantar o pé do acelerador, uma vez que com controle permanente da carga da bateria o alternador não precisa gerar corrente elétrica o tempo todo, só quando a carga baixa de determinado nível, além de deixar de gerar momentaneamente nas acelerações para não absorver potência do motor, importante no caso de motores de baixa cilindrada de aspiração atmosférica.
Isso mesmo tendo havido alongamento do diferencial em 3,79% (de 4,380:1 para 4,214:1), sem alteração nas cinco marchas. cujos alcances a 6.000 rpm são, em km/h: 1ª 41; 2ª. 75. 3ª 119, 4ª 161 km/h (talvez não chegue a essa velocidade, a máxima não foi informada, mas antes era de 152/156 km/h). De qualquer maneira, fica acima da rotação de potência máxima. A 120 km/h o motor está a 3.730 rpm (era 3.870 rpm).
Como antes, o padrão do “H” das marchas é com ré ao lado da primeira, enquanto nos demais cinco-marchas da Renault no Brasil a ré fica sob a quinta marcha. O engate das marchas é preciso e leve e a carga do pedal de embreagem é das mais baixas. Na apresentação virtual um jornalista perguntou se estava previsto câmbio automático para o Kwid… Não houve resposta ao vivo, certamente mais tarde diretamente por e-mail, como é normal nesses casos.
A suspensão foi mais elevada, a distância mínima do solo passou de 180 mm para 185 mm. Dirigindo-o (Intense) não notei rolagem fora do normal mesmo sem haver barra antirrolagem dianteira, tampouco as constantes das molas se mostram altas demais para compensar a falta da barra, pelo que a turma de suspensão da Renault tem o meu aplauso pelo ótimo acerto dos parâmetros de suspensão.
O Kwid ganhou peso, De 786 kg (Intense) passou a 818 kg (Zen), 820 kg (Intense, e 825 kg (Outsider).
Conectividade
A nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade ao motorista. A tela tátil ficou maior, agora é de 8″ (era 7″)’. A interface é simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay e botão “push to talk”, que facilita a vida a bordo com segurança, além de sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Outras novidades da central multimídia ficam por conta do indicador de temperatura externa e do comando de áudio satélite na coluna de direção.
Versões
As versões Intense com teto preto opcional e Outsider passam a vir de série com rodas de liga de alumínio de 14 polegadas diamantadas em duas cores. A versão Intense traz novo desenho de calota com a inédita tecnologia Flexwheel dois-tons, de grande semelhança com uma roda de liga de alumínio
A parte superior do painel foi reformulada, trazendo novo acabamento e melhoria na qualidade dos materiais. As saídas de ar laterais agora contam com anéis adicionais na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, dependendo da versão. O multimídia Media Evolution também ganhou moldura em preto brilhante com inserções cromadas na horizontal. Dando mais modernidade, a manopla do câmbio agora traz detalhe em preto brilhante e anel cromado nas versões Intense e Outsider.
Na versão Intense os bancos (dianteiros excelentes) têm novo tecido com detalhes na cor azul nas laterais e no bordado central do encosto. Já na versão Outsider, as costuras da coifa do câmbio e dos bancos, além de detalhes, são da cor verde Citron.
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Os preços são:
Zen – R$ 59.890
Intense – R$ 64.190
Outsider – R$ 67.690
Em conclusão
O Renault Kwid, com essa importante atualização, subiu para outro patamar e ficou bem mais atraente. Apesar de os preços dos automóveis de modo geral terem subido bem mais do que o esperado, ainda assim o Kwid vale mais proporcionalmente do que os outros carros graças às melhorias incorporadas a um projeto que já nasceu bom. Basta dirigir um para ficar encantado como eu fiquei. Só não vai encantar quem precisa de câmbio automático ou quem acha que câmbio manual é coisa de pobre.
BS
(Atualizado em 23/1/22 às 22h00, correção da informação sobre os faróis, de quatro parábolas, dois baixos e dois altos, e não quatro altos e dois baixos).
(Atualizado em 24/1/22 às 10h10, correção de informação, a potência do motor do Kwid anterior, com gasolina, era 66 cv e não 60 cv).
P.S.: Hoje no fim da tarde a assessoria de imprensa da Renault telefonou oferecendo um Intense dois-tons para teste normal de sete dias já para a semana que vem. Em pensei imediatamente? Nos faróis de quatro parábolas.
Mais fotos:
FICHA TÉCNICA RENAULT KWID 2023 | |
MOTOR | |
Denominação | B4D (denominação comercial 1,0 Sce) |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração natural, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 71 x 84,1 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 68/71/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 9,4/10/ 4.250 |
Corte de rotação (rpm) | 6.250 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo SG1 com câmbio manual 5 marchas à frente e uma à ré; tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,769; 2ª 2,048; 3ª 1,290; 4ª 0,949; 5ª 0,791; ré 3,090 |
Relação de diferencial (:1) | 4,214 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Discoo ventilado/ n.d. |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Tambor/. n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | McPherson, triângulo inferior, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Voltas entre batentes | 3,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço (Zen e Intense), liga de alumínio (Outsider); 5Jx14 |
Pneus | 165/70R14T incusive estepe |
Marca dios pneus | Continental EcoContact 6 (baixo atrito rolamento) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 818 (Zen), 820 (Intense), 825 (Outsider) |
Carga máxima | 375 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.680 |
Largura sem/com espelhos | 1.579 / n.d. |
Altura | 1.479 (sem barras no teto) |
Distância entre eixos | 2.423 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo | 185 |
ÂNGULOS | |
Entrada/saída/rampa (°) | 24,1 / 41,7 / n.d. |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 1,86 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 290 (1.100 com o encosto do banco traseiro rebatido) |
Tanque de combustível | 38 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 13,2 /13,5 |
Relação peso-potência (kg/cv, G/A) | 12,1/11,6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |
Cidade (km/l, G/A) | 15,3 /10,8 |
Estrada (km/l, G/A) | 15,7 /11 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 32,2 |
Rotação do motor a 120 km/h em 5ª | 3.730 |
Rotação à vel. máxima em 4ª | n.d. |
PREÇO (R$) | 59.890 (Zen), 64.190 (Intense), 67.690 (Outsider) |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos e 5 anos para veículo financiado pelo Banco Renault |
EQUIPAMENTOS KWID 2023 | |||
VERSÃO | Zen | Intense | Outsider |
SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE | |||
Ajuste de altura dos cintos de segurança nos bancos dianteiros | x | x | x |
Alerta visual e sonoro de cinto de segurança desatado de todos os ocupantes | x | x | x |
Antena de teto dianteira | x | x | x |
Assistente de partida em rampa | x | x | x |
Cintos de segurança dianteiros e traseiros de 3 pontos | x | x | x |
Controle eletrônico de estabilidade | x | x | x |
Desembaçador do vidro traseiro | x | x | x |
Direção eletroassistida | x | x | x |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis | x | x | x |
Faróis de dupla parábola | x | x | x |
Freios ABS | x | x | x |
Limpador do vidro traseiro | x | x | x |
Luzes de rodagem diurna em LED | x | x | x |
Monitoramento da pressão dos pneus | x | x | x |
Quatro bolsas infláveis (2 frontais e 2 laterais) | x | x | x |
Retrovisor interno prismático | x | x | x |
Retrovisores com ajuste elétrico | – | x | x |
Retrovisores externos com ajuste manual interno | x | – | – |
Sistema CAR – travamento automático das portas a 6 km/h | x | x | x |
TECNOLOGIA | |||
Câmera de ré | – | x | x |
Computador de bordo | x | x | x |
Indicador de troca de marcha | x | x | x |
Media Evolution 8″, com espelhamento de smartphone Android Auto e Apple CarPlay, termômetro do ar externo, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia e comando satélite de áudio | – | x | x |
Quadro de instrumentos com mostradores em LED | x | x | x |
Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, Aux), com dois alto-falantes | x | – | – |
Sistema desliga/liga motor nas paradas | x | x | x |
CONFORTO | |||
Abertura interna elétrica e a distância do porta-malas via chave | – | x | x |
Apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura | x | x | x |
Ar-condicionado | x | x | x |
Banco traseiro rebatível | x | x | x |
Chave tipo canivete | – | x | x |
Comando interno de abertura do porta-malas | x | – | , |
Console central com porta-copos | x | x | x |
Conta-giros | x | x | x |
Espelho de cortesia no lado do passageiro | x | x | x |
Indicador de temperatura externa | x | x | x |
Para-sol do motorista e do passageiro | x | x | x |
Porta-luvas com iluminação | x | x | x |
Tomadas de 12 V | x | x | x |
Travas elétricas das portas | x | x | x |
Vidros dianteiros com acionamento elétrico | x | x | x |
DESIGN | |||
Maçanetas externas e retrovisores na cor preta | x | – | |
Maçanetas externas na cor da carroceria | – | x | – |
Pintura dois-tons | – | opc | – |
Retrovisores na cor preto brilhante | – | x | x |
Rodas de aço de 14″ | x | – | – |
Rodas de liga leve 14” diamantadas | – | opc | x |
Rodas Flex Wheel 14″dois-tons[ | – | x | – |
Vidros esverdeados | x | x | x |