Tanto o dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, quanto o Dia Mundial do Fusca, 22 de junho, são datas comemorativas que se estabeleceram no tempo e foram consolidadas pelas comemorações realizadas até hoje. Mas o Dia do Fusca no Município de São Paulo, também 20 de janeiro, é uma data formal com Decreto-Lei aprovado na Câmara de Vereadores do Município de São Paulo, depois promulgado pelo então prefeito da cidade, uma data formal que talvez esteja esquecida pelos paulistanos. Fato é que eu estou envolvido com o lançamento destas três datas ligadas ao Fusca, em nível municipal, nacional e mundial.
Para organizar eventos que o Sedan Clube, depois Fusca Clube do Brasil, realizou no Autódromo de Interlagos eu tinha que solicitar a permissão e acertar detalhes com a Secretaria de Esportes Turismo e Lazer da Municipalidade de São Paulo que era responsável pelo autódromo.
Lá o contato era feito com o Professor Fábio Lazzari, uma pessoa muito agradável que cuidava muito bem de seus afazeres. No nosso caso era importante fazer um contato com bastante antecedência para reservar a data. O calendário de competições em Interlagos tinha prioridade e foi por isto que os Encontros Nacionais do Fusca de um tempo em diante passaram para o meio do ano, já que havia competições que ocupavam o autódromo em janeiro. Com isto os eventos de Interlagos passaram a focar o Dia Mundial do Fusca, que é em junho.
No início de 1996, em uma reunião, o Professor Lazzari comentou que havia a intenção do vereador Toninho Paiva de lançar o Dia Municipal do Fusca. O Professor Lazzari era assessor do Toninho Paiva, ambos já trabalhavam juntos há muitos anos. Eu preparei um arrazoado baseado nas comemorações do Dia Nacional do Fusca, material esse que foi usado para embasar um projeto de lei para a decretação do Dia do Fusca no Município de São Paulo.
Este projeto de Lei foi aprovado em 7 de outubro de 1996 sob o número 12.202/96, sendo promulgado pelo então prefeito Paulo Salim Maluf. Esta decisão da Câmara Municipal não ficou livre de protestos da oposição da época e de alguns órgãos de imprensa que a julgavam sem muito sentido. Mas a data estava definida apesar das opiniões em contrário.
Solenidade do Primeiro Dia do Fusca oficial em São Paulo
No dia 20 de janeiro de 1997 foi realizada uma cerimônia solene para a comemoração do primeiro Dia do Fusca oficial em São Paulo. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo. Os convites foram impressos e distribuídos pelo cerimonial da Câmara Municipal com o brasão oficial de sua presidência:
A mesa diretora do salão nobre foi ocupada por autoridades presentes como se pode ver na foto abaixo:
Um bom público, aproximadamente 250 pessoas, acompanhou a cerimônia, praticamente lotando as dependências do salão nobre:
Seguiram-se alguns discursos, que iniciaram com a fala do vereador Toninho Paiva.
Encerrei a série de discursos com o meu, um momento emocionante para mim como participante do lançamento daquela data oficial.
No final de meu discurso eu tirei do bolso de meu blazer um pequeno VW Fusca preto que emitia o som de um VW Fusca antigo dando a partida, engatando a primeira, e acelerando, dando duas buzinadas com aquele som característico.
Certamente está difícil de ver o tal VW Fusca sonoro que eu estou segurando na foto acima, fiz uma foto para mostrá-lo:
A participação da Volkswagen do Brasil no evento
A Volkswagen gostou muito da ideia do Dia Municipal do Fusca numa das maiores cidades do mundo e ofereceu placas comemorativas para o Professor Fábio Lazzari e para o vereador Toninho Paiva:
A Volkswagen também ofereceu uma boa quantidade do livro “A história de um símbolo” na elaboração do qual eu colaborei, inclusive recebendo uma carta de agradecimento da Editora Prêmio. Este livro tinha sido originalmente pensado para acompanhar os VW Fuscas Série Ouro que marcaram o segundo término de fabricação do Fusca no Brasil ocorrida em 1996.
Para alguns dos participantes, que assim pediram, eu fiz algumas dedicatórias nos livros considerando as atividades daquele dia:
Para finalizar a sua participação nesta festa a Volkswagen ofereceu um excelente coquetel aos participantes que tiveram uma boa oportunidade para confraternizar. Parte das cadeiras foi retirada abrindo espaço para o coquetel:
A imprensa estava lá
No dia seguinte o jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria grande sobre o evento. No canto esquerdo superior se lia “Discípulos de Itamar”:
Também havia representantes da imprensa falada e eu fui entrevistado:
O Professor Fábio Lazzari faleceu no dia 2 de julho de 2011, deixando uma carreira muito importante atrás de si, com muitas realizações em prol da comunidade paulistana, em especial nos esportes. Tanto que no dia 18 de julho de 2015 uma ponte sobre o rio Tietê (localizada entre a Ponte Cruzeiro do Sul e a Ponte das Bandeiras — um acesso da marginal direita do rio Tietê à Av. Cruzeiro do Sul) recebeu o seu nome.
Numa LIVE no dia 20 de janeiro deste ano — para comemorar o Dia Nacional do Fusca, promovida pelo Rafael Marinari do site Fuscas por ai, eu falei do Dia do Fusca no Município de São Paulo e notei que pouca gente sabia desta data; ai eu decidi fazer este testemunho contando como esta data foi criada e como foi a sua primeira comemoração.
Acho que valeria a pena os clubes que comemoram o Dia Nacional do Fusca no Município de São Paulo também lembrarem que o dia 20 de janeiro é o Dia Municipal do Fusca.
Sei de muitos municípios pelo Brasil que também tem seu Dia Municipal do Fusca, seria bacana que esta informação fosse passada para nós nos comentários desta matéria.
A foto de abertura é uma fotocomposição que acrescentou à imagem do VW Fusca azul uma bandeira da cidade de São Paulo.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.