Seguindo a linha adotada para outros modelos da marca, chegou a vez do Tiggo 5x ser admitido na família PRO da Caoa Chery, etiqueta que designa os modelos de melhor acabamento e requinte da marca sino-brasileira. O novo modelo do produto que responde por 25% das vendas da marca, continua sendo produz\ido na fábrica de Anápolis, GO, de onde sai em versão única.
O preço de venda no lançamento é de R$ 154.990, acréscimo de aproximadamente 46% sobre o preço básico das versões anteriores, em torno de R$ 105.000 e que não são mais fabricadas. Apenas modelos em estoque ainda podem ser encontradas nas 140 concessionárias da marca espalhados pelo país e onde o fabricante espera vender 1.200 unidades mensais. do 5x PRO.
Os melhoramentos do Tiggo 5x Pro em relação aos seus irmãos mais velhos são principalmente de natureza estética — a nova grade dianteira é o melhor exemplo disso — e de conforto, mas há alterações mecânicas no trem de força, particularmente no motor equipado com um turbocarregador Garrett calibrado para a legislação imposta pelo programa Rota 2030 com foco em desempenho e economia de combustível.
A potência do motor agora designado SQRW4T15C, flex de quatro cilindros turbo, montado transversalmente, 147/150 cv, foi mantida igual à calibração anterior, mas o torque máximo de 21,4 m·kgf agora é disponível entre 1.750 rpm e 4.000 rpm, — 4.000 rpm antes — principal contribuição para melhorar em cerca de 5% a aceleração de 0 a 100 km/h deste suve pequeno/médio: baixou de 10,9 s para 10,3 s. Contribuíram para essa melhora e para o processo de adequação à normativa governamental um software desenvolvido no Brasil que também beneficiou o funcionamento do motor, agora mais silencioso, e o uso de uma válvula termostática elétrica que aprimorou o funcionamento do motor na fase fria.
O câmbio de nove marchas CVT25 é, sem dúvida, um dos pontos altos do 5x PRO: as mudanças de marchas são extremamente suaves, tanto em acelerações quanto em reduções. Explorar bem essa qualidade é possível melhorar os índices de consumo de combustível homologados pelo Inmetro: cidade 9,9/6,9 km/l e estrada, 11,5/8,1 km/l, sempre na ordem primeiro gasolina, depois álcool. Como comparação, antes era 9,8/6,7 km/l e 11,7/8,0 km/l, mesma ordem.
Nota-se pequena pior no consumo de gasolina na estrada, justificado pela fabricante como maneira de priorizar o menor consumo nas condições mais corriqueiras.
A velocidade máxima, nunca informada para o Tiggo 5x, é de 193 km/h, segundo a Caoa Chery.
A suspensão independente nas quatro rodas adota o par McPherson na dianteira e multibraço na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas que agora são de aro 18” (uma polegada maior), em conjunto com pneus 225/55/R18 enquanto o estepe é de uso emergencial (225/60/R17H) e fica instalado sob o assoalho do porta-malas, cuja capacidade é de 340 litros. Esse volume pode ser aumentado sensivelmente com o rebatimento do encosto do banco traseiro, que pode ser feito em 40%, 60% ou na totalidade.
Todos os três passageiros que podem se acomodar ali também contam com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça. O espaço reservado ao viajante central inclui porta-copos duplo/descansa-braço escamoteável, sendo que há uma saída de ar climatizado para o espaço traseiro e uma porta USB situada logo abaixo do difusor. O revestimento interno é todo em material sintético que imita couro e o acabamento em costuras duplas é boa qualidade.
As portas são destravadas e o motor pode ser posto em funcionamento pela chave presencial. O banco do motorista tem regulagem elétrica de altura, deslocamento longitudinal e apoio lombar. O volante conta com regulagem manual de altura e — novidade — distância, sendo revestido em material de boa qualidade e com boa pega. Cada vez mais raro, seu aro é completamente circular, sem abaulamento na parte inferior estando as rodas dianteiras retas à frente.. Na haste central esquerda estão os controles de velocidade e na direita, os comandos de som para o rádio e o telefone. Através da metade superior enxerga-se um painel digital de 7” que oferece algumas opções de informações, incluindo a pressão de cada um dos quatro pneus. Seu grafismo, porém, merece aperfeiçoamento para atingir a clareza de equipamento similar em modelos europeus.
Na parte central do painel encontra-se uma tela de 10,25″ onde são configuráveis os modos de condução e outros parâmetros e que é compatível com espelhamento dos sistemas Android e IOS. As imagens produzidas pelas câmeras de TV com efeito 360 graus têm boa nitidez. Na linha inferior está localizado o botão de partida. O ar-condicionado tem controle digital de temperatura e ventilação para as duas zonas dianteiras; há saídas nas laterais e na faixa central do painel.
Logo abaixo está a alavanca seletora de câmbio de design bastante funcional, cujo deslocamento lateral para a esquerda seleciona mudanças manuais, nesse caso subindo marchas com toques para frente e reduzindo, para trás. Ao mover a mão para trás o motorista encontra os comandos eletrônicos de freio de estacionamento e da sua aplicação automática nas paradas.
O console central do tipo dois andares tem espaço para acomodar um celular ligeiramente inclinado e no porta-objetos encoberto pelo descana-braço central há um ponto de carregamento por indução (porém inexistente) e uma bandeja com encaixe para duas garrafas pequenas. Na parte inferior dessa peça estão duas portas USB e uma tomada de força.
Pouco acima do espelho retrovisor central está um discreto porta-óculos, bem integrado aos interruptores de abertura/fechamento da cortina amplo teto solar panorâmico fixo e do sistema de iluminação interior, que oferece opções de cores. Os vidros das quatro portas têm acionamento elétrico, um-toque descida-subida no do motorista, e remoto, mas a porta de carga não possui um sistema remoto de travamento/destravamento.
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Dinamicamente, o Tiggo 5x PRO tem um comportamento agradável, particularmente no modo Sport, quando as respostas de direção e do acelerador são mais pronunciadas, além de as trocas de marchas ocorrerem em rotações mais altas, o inverso do modo Eco. A carroceria de cintura alta tem o estilo característico de um suve; o vão livre do solo de 212 mm determina seu comportamento dinâmico e atende o consumidor típico deste tipo de automóvel e que tem como concorrentes os modelos Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade e o VW T-Cross. O novo modelo é o maior entre os seus concorrentes.
WG
FICHA TÉCNICA TIGGO 5x PRO | |
MOTOR | |
Código do fabricante | SQRW4T15C |
Tipo | 1.5L VVT Turbo iFlex, dianteiro transversal |
Potência (cv/rpm, G/A) | 147/n.d. / 150/n.d) |
Torque (m·kgf/rpm, G ou A) | 21,4 / n.d |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Automático CVT de 9 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6Jx18 |
Pneus | 225/55R18H |
Estepe | Roda de aço, pneu 225/60R17H, temporário |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.338 |
Largura | 1.830 |
Altura | 1.645 |
Distância entre eixos | 2.631 |
Distância mínima do solo | 212 |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada | 23,4 |
Saída | 31,5 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.452 |
Carga útil (kg) | 337 |
Capacidade do tanque de combustível (L) | 51 |
Volume do porta-malas (L) | 340 (1.100 com bancos rebatidos) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,3 |
Retomada 40-80 km/h (s) | 5,5 |
Retomada 60-100 km/h (s) | 6,4 |
Retomada 80-120 km/h (s) | 8,2 |
Velocidade máxina (km/h)’ | 193 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE HOMOLOGAÇÃO | |
Cidade (km/L, G/A) | 9,9 / 6,9 |
Estrada (km/L, G/A) | 11,5 / 8,1 |
GARANTIA | |
Termo | 5 anos |
EQUIPAMENTOS TIGGO 5x PRO | |
EXTERIOR | |
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis de bordo | |
Defletor traseiro | |
Detalhes cromados | |
Espelhos retrovisores externos com repetidora de seta e desembaçador | |
Faróis de LED | |
Luz de rodagem diurna de LED | |
Luz traseira de neblina | |
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo | |
Rack de teto longitudinal | |
RODAS E PNEUS | |
Pneus 225/55R18 | |
Rodas de liga de alumínio de 18″ | |
SEGURANÇA | |
Alarme de velocidade e lembrete para descanso programáveis | |
Alças de teto (3) | |
Alerta de cinto de segurança desatado para motorista e passageiro | |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) | |
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes | |
Controle de estabilidade e tração | |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis | |
Freio a disco nas 4 rodas com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente de frenagens de emergência | |
Imobilizador eletrônico do motor | |
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro | |
Monitor de pressão e temperatura dos pneus com indicação da pressão de cada pneu | |
Sinalização de frenagens de emergência pelas luzes de seta piscantes | |
Sistema de alarme | |
INTERIOR | |
Acabamento interno na cor preta | |
Banco traseiro bipartido 60:40 | |
Bancos com revestimento premium na cor preta | |
Bolsas porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros | |
Console central dianteiro com porta-copos, descansa-braço e porta-objetos | |
Descansa-braço traseiro com porta-copos | |
Para-sóis com espelho para motorista e passageiro | |
Porta-objetos nas portas | |
CONFORTO | |
Acendimento automático dos faróis | |
Ajuste do volante em altura e distância | |
Ajuste elétrico dos retrovisores com rebatimento | |
Ar-condicionado automático de duas zonas com comandos em tela tátil | |
Assistente de descida | |
Assistente de partida em aclive | |
Banco do motorista com ajustes elétricos em 6 direções, inclusive ajuste lombar | |
Computador de bordo | |
Conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira) | |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro | |
Direção eletroassistida | |
Faróis com função luz de acompanhamento” e “de localização” | |
Iluminação no porta-malas | |
Luz de cortesia dianteira e traseira | |
Modos de condução Sport/Eco | |
Porta-óculos | |
Saída de ar climatizado para os passageiros traseiros | |
Sensor de estacionamento traseiro | |
Sistema de som com 6 alto-falantes | |
Teto solar panorâmico de vidro fixo com cortina de abertura elétrica | |
Vidros elétricos nas 4 portas com abertura e fechamento remotos | |
Volante multifuncional com revestimento premium | |
TECNOLOGIA | |
Abertura e fechamento das portas por aproximação (função programável) | |
Alavanca seletora de câmbio tipo joystick | |
Câmeras de visão 360° de alta definição | |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas | |
Luz ambiente panorâmica com opção de cores | |
Multimídia de 10,25″ com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, e configuração de diversas funções do veículo | |
Partida do motor por botão | |
Partida remota do motor com comando de climatização a distância | |
Quadro de instrumentos digital em tela colorida de LCD/TFT de 7″ | |
Sistema de chave presencial para travamento, destravamento das portas e partida do motor | |
CORES: vermelho, branco (sólidas), prata, preto, cinza (metálicas) |