Quando foi lançada no Brasil em 2012 a então NC 700X agradou alguns e desagradou outros. A missão convenhamos não era das mais fáceis. Perante a concorrência ela oferecia um visual mais tímido e motor com corte de giro mais baixo. Os diferenciais eram o consumo de combustível reduzido e porta objetos dianteiro – onde geralmente fica o tanque de combustível. Desde então foram feitas diversas modificações e melhorias como a introdução do motor 750, visual renovado entre outros.
Agora com o lançamento da NC 750X modelo 2022 o objetivo é atingir público mais amplo, com novas tecnologias, mais potência, corte de giros elevado, visual mais moderno, aumento do porta objetos em 1 litro, redução de 6 kg no peso e pela primeira vez por aqui a opção do câmbio automático DCT (Dual Clutch Transmission), ou câmbio de dupla embreagem.. Junto com a nova moto chegam também uma linha de acessórios originais do modelo.
O motor bicilíndrico de 745 cm³ teve o limite de giros aumentado para 7.000 rpm que juntamente com ajustes no comando de válvulas e escapamento resulta agora em a 58,6 cv de potência máxima a 6.750 rpm. O toque máximo é de 7,03 m·kgf a 4.750 rpm. As três primeiras marchas foram encurtadas para melhor resposta, enquanto que as três últimas foram alongadas para reduzir o consumo em estrada.
Outras novidades foram a adoção do controle de tração e do acelerador eletrônico, que permitiu a introdução de modos de pilotagem. São quatro: Rain (para uso em chuva) Standard (para uso comum) e Sport (para um uso mais esportivo) e User (para personalização). Os controles modificam a atuação do controle de tração, a entrega de potência e a atuação do freio-motor. A embreagem agora é do tipo deslizante que evita o travamento da roda traseira em reduções além de deixar o acionamento do manete de embreagem mais leve.
O principal diferenciador do modelo será sem dúvida a opção do câmbio DCT. Em outros mercados essa versão responde por 60% do mix de vendas. Já presente nas linhas X-ADV, GL 1800 Gold Wing e CRF 1100L Africa Twin o câmbio de dupla embreagem permite uma condução totalmente automática, assim como as trocas manuais por meio de botões nos punhos.
A versão com câmbio manual da NC 750X 2022 tem preço sugerido de R$ 49.700,00 (base Distrito Federal sem frete e seguro) chegando nas lojas em março. As cores disponíveis serão vermelho e azul perolizado para a versão manual e vermelho e branco perolizado para as versões DCT. A previsão da chegada da NC 750X DCT 2022 é para Abril, porém a marca ainda não anunciou o preço final desta versão.
LR