Uma parte importante no trabalho de açougueiros na Alemanha é saber fabricar salsichas, e olhe que a Alemanha tem uma grande diversidade deste produto — há mais de 1.500 tipos diferentes, há salsichas para todos os gostos e muitos açougueiros costumam ter a sua “receita secreta”:
Agora imagine a tarefa de alimentar os funcionários da gigantesca fábrica da Volkswagen em Wolfsburg. Para tanto existe um setor especializado no processamento das carnes que serão servidas nas refeições — que faz parte da “Volkswagen Service Factory” — Fábrica de Serviços da VW, o departamento de catering interno da Volkswagen. Uma das tarefas deste setor é a produção de salsichas de vários tipos.
A fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, que se estende por 6.500.000 metros quadrados, conta com mais de 62.000 funcionários. Para alimentá-los, o lugar conta com 17 restaurantes para funcionários, várias lojas de “self-service” e até mesmo alguns furgões de alimentos volantes. A maioria dos alimentos vendidos nesses locais vem da Fábrica de Serviços da VW, que produziu 13.803.370 refeições em 2017.
Surge o prato “Currywurst” e se transforma em sucesso imediato
Mas, em 1973 começou uma história incrível com a introdução de um prato chamado “Curywurst” — onde Curry é o famoso condimento indiano, e Wurst é salsicha, ou seja, salsicha ao curry. Também neste caso a receita da salsicha era e é um segredo. Este prato já existia, a novidade foi disponibilizá-lo nas cantinas da fábrica.
Como este prato logo se tornou um favorito a produção das salsichas já começou grande, abaixo a foto dos primeiros tempos:
O nome deste tipo de salsicha é “Currybockwurst” sendo uma variante da Bockwurst que já vem temperada ao curry, e este é um dos segredos de sua fórmula. Fato é que o resultado desta formulação é uma unanimidade em várias fábricas da Volkswagen e o produto hoje é vendido em supermercados alemães, e até exportado, como um “produto original Volkswagen” — acompanha o ketchup cuja história contarei adiante. Mas para quem quiser encomendá-los aí vão os respectivos “part numbers:
Part number da Salsicha: TN 199 398 500 A
Part number do Ketchup: TN 199 398 500 B
Na foto abaixo um exemplo da venda dos produtos da Volkswagen, salsicha ao curry e ketchup, em um supermercado, detalhe para as etiquetas de preço, indicando a VW como origem dos produtos:
Desde sua criação, a salsicha ao curry VW tem sido feita internamente por funcionários da Volkswagen. Hoje, cerca de 30 trabalhadores, a maioria deles açougueiros treinados, supervisionam o processo na fábrica principal da Volkswagen em Wolfsburg. Três vezes por semana, a fábrica recebe carne de porco fresca proveniente de fazendas próximas e mói cortes de escolha em uma mistura precisa. “Nosso Currywurst tem um teor de gordura de apenas 20%. Normalmente, é cerca de 35%”, explica o chefe do açougueiro-chefe Franco Lo Presti, que fabrica Currywurst VW desde 1979.
Depois de misturadas às especiarias, as salsichas são embutidas em tripas, depois são secas, defumadas com madeira de faia e cozidas a vapor por 100 minutos a 176 graus Celsius. O produto final é pesado, inspecionado e embalado para consumo próprio ou envio a outras fábricas da Volkswagen ou varejistas, com uma produção típica de 18.000 a 20.000 salsichas por dia.
Abaixo um vídeo (01:35) em inglês, produzido pela produtora chinesa SCMP.tv (South China Morning Post), com um resumo sobre a salsicha ao curry VW. Ele também mostra de relance uma exposição realizada no AutoMuseum Volkswagen, de Wolfsburg, em comemoração ao sucesso nacional e internacional deste produto, que, curiosamente, sem dúvida, é um dos produtos de maior sucesso da VW:
Por falar em comemoração, o site da Volkswagen, em 10 de maio de 2018, fez uma homenagem aos 45 anos desta salsicha dizendo: “Conheça a salsicha que é um dos produtos mais populares da Volkswagen”:
O ketchup da Volkswagen
De início este ketchup era fornecido pela empresa Kraft numa formulação especial definida pela Volkswagen. Vinha com um rótulo personalizado em nome da Fábrica de Serviços da VW:
Na Autoclássica de 2010 realizada em Essen, a maior exposição de carros antigos da Alemanha, no estande da “Volkswagen Classics” — coleção de automóveis antigos da marca — foi lançada uma série especial de 1000 garrafas de ketchup VW personalizada para a “Volkswagen Classics” com a imagem de um Fusca da década de 50, que foram vendidas a três euros cada. Algumas destas garrafas certamente viraram itens de coleção:
Em 2018 aconteceu um problema de fornecimento deste ketchup que quase acabou causando uma revolta dos funcionários. O ketchup especial para a Volkswagen vinha sendo, há muitos anos, produzido pela empresa Kraft, que passou a produção deste ketchup para a empresa Mondelez, mas esta decidiu encerrar esta produção.
Sabedores do problema, a equipe de gastronomia da Volkswagen trabalhou na receita perfeita desde 2017, doze empresas foram abordadas e três favoritas foram degustadas. O fornecedor de ketchup escolhido para suceder a Mondelez foi a Delvey, uma empresa localizada próximo a Munique.
Mas como o chilli não é chilli e o tomate não é tomate, é “incrivelmente complicado” produzir um ketchup que tenha o gosto do antigo. O “novo” ketchup pode queimar na língua ao invés de na garganta, como o anterior. No entanto, a equipe de gastronomia da VW promete continuar trabalhando na melhoria da receita. Fato é que a nova formulação do Ketchup acabou mudando o sabor do apreciado “Currywurst” para desagrado do pessoal da fábrica.
Por outro lado, como costuma acontecer numa coletividade tão grande, houve os que preferiram a nova formulação. Quem sabe o tempo vai acalmar os ânimos e resolver este problema da picância (a ardência passou da garganta para a ponta da língua) e do sabor do ketchup da Volkswagen.
Uma onda vegana ataca o “Currywurst”, que resiste
Conforme notícia de agosto de 2021, atendendo a uma tendência que vem se apresentando no sentido de refeições vegetarianas e amigáveis ao veganismo, a equipe de gastronomia da Volkswagen decidiu reduzir drasticamente os pratos com carne, o que afeta diretamente o “Currywurst”. Esta modificação afetou cerca de 150 pratos que eram normalmente servidos nas cantinas.
Mas não foi tomada a decisão de interromper a fabricação das salsichas ao curry, e os funcionários que quiserem consumir o seu “Currywurst” poderão fazê-lo em locais específicos onde este prato continuará a ser servido. Acabou ocorrendo uma flexibilização nas novas diretrizes de comida vegetariana por uma série de protestos feitos por funcionários ao sindicato; protestos estes que foram acatados.
Concomitantemente a este anúncio de mudança de cardápio, foi estabelecido um sistema de entrega em domicílio de salsichas e ketchup para a região de Wolfsburg, num raio de quinze quilômetros da fábrica. Conforme informou Thomas Schmidtutz do site Merkur.de, de Munique, em sua matéria de 9 de agosto de 2021. Além de atender interessados em geral, eram tempos de pandemia e muitos que estavam em trabalho remoto puderam desta maneira se abastecer com salsichas ao curry e desta forma fazer o seu prato preferido em casa mesmo.
Além deste sistema de entrega em casa, existe uma página no Facebook na qual é oferecido o seguinte: “Encomende online à VW “Currybockwurst” e outros produtos alimentícios da VW. Fazemos entregas na Alemanha, França, Áustria, Holanda, República Checa, Polônia e muitos outros países da UE.
Dentre os outros produtos da Volkswagen oferecidos pelo Facebook eu destaco a massa com a forma da Kombi (Volkswagen Service Factory Bulli-Nudeln 500 ), deve ser muito divertido um prato com esta massa, veja a foto do pacote:
Pela tradição de 49 anos é de se esperar que a tradição do “Currywurst” fique por mais um tempo nas fábricas da Volkswagen, pois até na China as cantinas da fábrica da Volkswagen de lá forneciam este prato.
Mesmo o vegetarianismo e o veganismo vindo a prevalecer no futuro, a história da salsicha ao curry “Made by Volkswagen” continuará sendo incrível, com números de unidades fabricadas em vários anos superando numericamente o número de carros produzidos no mesmo ano. Algo inusitado para uma fábrica de automóveis.
Em tempo, na foto de abertura o que está escrito nas salsichas “VOLKSWAGEN ORIGINALTEIL” quer dizer Peça Original Volkswagen.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.