Ao longo do último ano financeiro, a Porsche AG manteve sua posição como uma das fabricantes de automóveis mais lucrativas do mundo ao atingir um novo recorde histórico em receita de vendas e lucro operacional. As vendas em 2021 foram de € 33,1 bilhões, € 4,4 bilhões a mais do que no ano anterior, representando um crescimento de 15% (vendas do ano anterior: € 28,7 bilhões). O lucro operacional foi de € 5,3 bilhões, superando o valor do ano anterior em € 1,1 bilhão (27% a mais). Dessa forma, a Porsche gerou um retorno operacional sobre as vendas de 16% (ano anterior: 14,6 %). Isso mesmo sob condições difíceis, como a escassez de semicondutores.
O fluxo de caixa líquido cresceu € 1,5 bilhão e atingiu € 3,7 bilhões em 2021 (ano anterior: € 2,2 bilhões). O desenvolvimento positivo também se baseia no ambicioso programa de lucratividade de 2025. Ele é projetado para apoiar os ganhos por meio de inovações e novos modelos de negócios. A Porsche aumentou ainda mais sua eficiência e reduziu o ponto de equilíbrio. Isso lhe dá margem para investir na viabilidade futura da empresa, apesar da situação econômica tensa. A direção da empresa está otimista de que sairá mais forte da atual crise global.
Em 2021, a Porsche entregou 301.915 veículos a clientes em todo o mundo, ultrapassando a marca de 300.000 pela primeira vez na história da empresa (ano anterior: 272.162 entregas). Os modelos mais vendidos foram o Macan (88.362, foto de abertura) e o Cayenne (83.071). Os números de entrega do Taycan mais que dobraram: 41.296 clientes receberam o primeiro Porsche totalmente elétrico, que ultrapassou o icônico 911, embora este último também tenha estabelecido um novo recorde com 38.464 unidades. A Porsche está intensificando sua ofensiva elétrica com outro modelo: Em meados desta década pretende oferecer o 718 de motor central-traseiro totalmente elétrico.
No ano passado, quase 40% de todos os novos veículos Porsche entregues na Europa já eram pelo menos parcialmente elétricos, ou seja, híbridos plugáveis ou totalmente elétricos. Além disso, a Porsche anunciou sua intenção de atingir sua neutralidade em carbono até 2030. Em 2025, metade de todas as novas vendas da Porsche deverão ser de veículos elétricos — totalmente elétricos ou híbridos plugáveis, anunciou a fabricante Já em 2030, a participação de todos os veículos novos com propulsão totalmente elétrica deve ser superior a 80%.
Para atingir esses objetivos ambiciosos, a Porsche está investindo em estações de carregamento premium junto com parceiros – e também em sua própria infraestrutura de carregamento. Outros investimentos extensivos estão fluindo em tecnologias essenciais, como sistemas de bateria e produção de módulos. No recém-fundado Cellforce Group, estão sendo desenvolvidas e produzidas células de bateria de alto desempenho que devem estar prontas para produção em série até 2024.
Em 2021, a Porsche aumentou suas entregas em todas as regiões de vendas globais. Mais uma vez, o mercado individual de maior volume foi a China. Com quase 96.000 entregas, um aumento de 8% em relação a 2020. A Porsche cresceu rapidamente na América do Norte: Nos Estados Unidos, o número de entregas aumentou em impressionantes 22% chegando a mais de 70.000 unidades. Um desenvolvimento muito positivo também foi observado na Europa: Somente na Alemanha, a Porsche aumentou suas entregas de veículos novos em 9%, atingindo quase 29.000 unidades.
BS
Nota: Texto editado a partir de informação à imprensa divulgada hoje, pela Porsche do Brasil.