Aliar o visual de um esportivo antigo a tecnologias modernas é a proposta da técnica conhecida em inglês como restomod, uma contração de “restaurado” e “modificado” naquele idioma. Bom exemplo é o Porsche 964 Turbo da alemã Evomax, que se vem somar às versões Max 11, Max Classic e Targa, todas baseadas no 911 produzido entre 1989 e 1993.
O trabalho começa pela substituição da carroceria original por uma mais leve, em plástico reforçado com fibras de carbono e de aramida (kevlar). O motor boxer de seis cilindros e 3,6 litros, cedido por um 996 (o 911 de 1998 a 2004), produz 620 cv na versão Turbo, enquanto o Max 11 vem com um 3,8 aspirado de 460 cv. Nos dois casos o câmbio é manual de seis marchas. O mais pacato Max Classic usa um 3,8-litros de 330 cv e câmbio de cinco marchas.
O 964 Turbo recebe também escapamento de titânio, amortecedores ajustáveis e freios modernos, além de alterações no interior ao gosto do cliente. Cada versão está limitada a 99 exemplares.
FS